Desde o seu primeiro cruzeiro com saída em Lisboa, a 5 de Abril último, que pensavamos que o Atlantic Star ficaria connosco até final do Verão contudo, hoje larga o rio Tejo com destino a Málaga para depois rumar ao Brasil onde vai iniciar uma nova série de cruzeiros. Aquando da anuncida retirada de serviço ficamos todos espectantes pois este navio não está muito longe do seu final de carreira e já tem no seu historial alguns problemas devido ao seu sistema de propulsão, caldeiras a vapor. Também já sofreu um encalhe no porto Turco de Kusadasi. Porém irá continuar a rumar, pelos mares proporcionando agradáveis momentos a quem nele viajar e não só, tal como os agradáveis momentos que nos proporcionou ao longo dos dois meses que operou em Portugal. Ao olhar para este navio com atenção conseguimos descortinar parte do seu passado, como o "V" apagado na sua chaminé, que lhe denuncia a origem, o seu início de carreira como Fairsky em 1984. Permaneceu nesta companhia até 1988. Na proa é visível também (embora apagados) pelo menos dois dos anteriores nomes, Sky Princess, o seu segundo nome, ao serviço da Princess Cruises, entre 1988 e 2000. O maior período de permanência da sua vida, numa companhia devido ao elevado sucesso que conseguiu manter por esta. Ainda também é visível o nome Sky Wonder o primeiro nome que ostentou ao serviço da Pullmantur logo que entrou ao serviço desta, em 2006. Entre 2000 e 2006 esteve ao serviço da P&O Cruises Australia, com o nome Pacific Sky. Ao longo da sua vida, efectuou cruzeiros em destinos tão diferentes como o Alaska, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, mar Mediterrâneo, Ilhas Atlânticas e Brasil para onde regressa agora. Na Austrália e Nova Zelândia poderá considerar-se como sendo o navio que deu a conhecer ao Mundo o potencial desta zona para este tipo de férias. Sendo hoje um destino bastante procurado, o mesmo não acontecia aquando da sua estreia nesta região a Sul do Mundo. Curiosamente foi um navio que nunca teve por base o norte da Europa. Hoje na despedida a Portugal deixamos alguns registos obtidos no porto de Lisboa, deste magnífico navio.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário