As condições de navegabilidade do Guadiana começaram a degradar-se nos anos 60, após o fim da exploração das minas de S. Domingos - Mertola, a cerca de 90 KM da foz.actualmente o rio é navegável com algumas condições entre Vila Real Santo Antonio e o Pomarão, estando a navegação extremamente condicionada a montante deste antigo porto mineiro até Mertola. Neste momento é indespensavel avançar com um projecto de navegabilidade do rio, sendo deste modo uma estratégia para o desenvolvimento local turistico do território do Baixo Guadiana, Com este plano, a não condicionada navegação entre a foz e Mértola, é possivel desenvolver as potencialidades turisticas do Guadiana, sobretudo as náuticas de recreio e maritimo-turistiscas.O projecto de navegabilidade do Guadiana, irá permetir a chegada de embarcações de grande porte até Mértola, mas para que isso aconteça, o rio Guadiana tem que ser desassoreado e balizado e assinalizar o troço navegavel e os cais, precipalmente o de Alcoutim, carecem de arranjos paisagisticos na sua envolvente, nomeadamente no fornecimento de água potável e de electricidade. Actualmente navega semanalmente no rio um barco hotel, o LE BELLE CADIX, diariamente quatro barcos turisticos e cerca de meia centena de veleiros. Em Fevereiro deixou de navegar no rio o MS Algarve Cruiser, devido a falta de condições do cais de Alcoutim, ausência de plano de navegação do rio e perante a impossibilidade de navegar até Mértola. Inflizmente as obras para assegurar a navegabilidade do Rio Guadiana não vão estar no terreno antes de 2011, pelo que a circulação de embarcações de grande porte continuará a depender do estado das marés.Vamos seguir o exemplo dos grandes rios europeus, onde a navegação é possivel, fazendo do rio Guadiana uma auto-estrada maritima do interior do país. Fotos e texto com direitos , Images and Text copyright: Rui Agostinho, Lisboa. Fontes Diário Barlavento.
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