segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Vintage Ships
Shota Rustaveli-Assedo
O Shota Rustaveli, foi construído em 1968 nos estaleiros V. E. B. Mathias-Thesen Werft na Alemanha, com o número de estaleiro 128, sendo o quarto navio de uma série de cinco navios Soviéticos. Os outros navios eram o Ivan Franco (1964-97), o Alexandr Pushkin (1965-ainda em serviço como Marco Polo), o Taras Shevchenko (1967-2005) e o quinto navio desta série, o Mikhail Lermontov (1972-1986).
Lançado à água a 29 de Dezembro de 1966, saiu do estaleiro a 30 de Junho de 1968, mesmo ano em que entrou em serviço para a companhia Black Sea Shipping, companhia pela qual se manteve até 1995, com registo em Odessa, na união Soviética.
Tinha 19567 toneladas, distribuídas ao longo dos seus 175,77m de comprimento e 23,55m de largura. A sua parte submersa era de uns impressionantes 8,10m. Conseguia transportar os seus 750 passageiros e 357 tripulantes a 21 nós de velocidade, qualquer coisa como aproximadamente 38,89km/h. Todos os navios desta sua série de construção têm características muito semelhantes, incluindo o casco preparado para navegar em águas geladas. Os navios por vezes são construídos em séries e possuem navios gémeos, nos últimos anos ainda é muito mais frequente isso acontecer, para que os preços da sua produção possam ser mais baixos, face ao número total de encomendas.
Após 1995 e até 1997 o Shota Rustaveli, passou a ser operado pela Blasco UK, com registo na Monróvia, Libéria. Em 1997 muda novamente de mãos e passa a operar pela Ocean Agencies, até 2000. Desta vez muda novamente o seu registo para Odessa, mas já sob o poder Ucraniano. O Shota Rustaveli acabou a sua carreira em 1998, quando ficou atracado em Ilichevsk, mantido por cerca de 30 tripulantes, ao lado do seu irmão mais velho Taras Shevchenko. Em 2000 é adquirido pela Kaalbye Shipping International e renomeado Assedo, nome com o qual operou em cruzeiros pela Europa até 2003.
Nesta fase teve registado em Kingstown, Saint Vicent e Grenadines. Em 2003 foi vendido à Dynamic Air Produtcs por $US3.5m , na Índia, país ao qual rumou desde Ilichevsk a 14 de Novembro de 2003 para ser desmantelado. A 28 de Novembro deste mesmo ano a sua quilha conheceu as areias de Alang…acabando assim a sua carreira. Ao longo dos 35 anos de serviço passou por alguns momentos menos bons, como o incêndio que deflagrou na sua casa das máquinas em 14 de Outubro de 1988 a cerca de 50 milhas de Malta, obrigando-o a dirigir-se para este porto onde passou o dia seguinte em reparações. Também a sua detenção no porto de Palermo em Maio de 1994, por dois dias foi um episódio menos bom, a par da detenção em Marselha por seis dias em Junho de 1995, e por três dias em Novembro do mesmo ano no porto do Piréu. Episódios nada agradáveis na vida de um navio e que trazem sempre consequências para o mesmo e respectiva companhia.
Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fontes: Ships Monthly, Wikipédia, Internet.
Fotos: Rui Agostinho, Lisboa e Jeff Richards, Sydney.

3 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pelo menos duas das imagens do navio como ASSEDO (ODESSA escrito ao contrário), a da chegada junto à Ponte 25 de Abril e o pormenor da chaminé Azul foram feitas pelo Luís Miguel Correia. Tenho mais deste e dos irmãos todos, estou disponível para partilha. Continuem com a vossa meritória actividade... De referir que este paquete foi o primeiro da URSS a visitar Lisboa em 1975.

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Diz-me o meu Amigo Rui Agostinho que as fotos que identifiquei como sendo minhas foram feitas pelo Rui na mesma altura em que eu fiz as minhas. De facto tenho imagens muito semelhantes. Sempre que precisarem de imagens LMC disponham e desculpem o lapso...

SERGIO@CRUISES disse...

Olá Luís,
tal como esclarecido entre ambas as partes as fotos são do autor citado(Rui Agostinho) e não suas, apenas um pequeno lapso da sua parte uma vez que muitas vezes fotografaram juntos, logo possuem fotos idênticas. Quanto à partilha pode-nos ceder algumas fotos em especial do Ivan Franco e do Mikail Lermontov, pois assim falaremos dos "irmãos" todos uma vez que já temos previsto falar dos outros dois manos não citados nas próximas duas semanas.
Sempre que publicarmos fotos da sua autoria faremos referência, uma vez que a protecção dos direitos de autor é um dos nossos princípios.
Saudações marítimas
A equipa:
Sergio@Cruises