segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vintage Ships
Ponta Delgada

O navio Ponta Delgada nasceu em 1961 nos estaleiros navais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa. Foi construído para a Empresa Insulana de Navegação e destinou-se ao transporte inter-ilhas no arquipélago dos Açores. Tinha um comprimento fora a fora de apenas 67,2m, uma boca máxima de 10,2m e capacidade para acolher 400 passageiros sob as suas 1054 toneladas. Atingia 13,5 nós e tinha capacidade para 32 tripulantes. Até 1074 esteve ao serviço da EIN (Empresa Insulana de Navegação). Em 1974 passou a ser propriedade da CTM (Companhia Portuguesa de Transposrtes Marítimos, empresa na qual permaneceeu até 1985, a partir deste ano mudou pela segunda vez de proprietário passando a pertencer à Contramar, empresa pela qual acabou os seus dias, após a insolvência desta em 1997.

Em 1985 e após a aquisição pela Contramar, foi convertido para navio de cruzeiros e deixou as carreiras regulares de passageiros no arquipélago dos Açores. Efectou vários cruzeiros costeiros em Portugal Continental, nomeadamente na costa Algarvia e arredores de Lisboa. Acabou até por servir de bar e restaurante atracado na doca de Alcântara. Em 1988 foi fretado por uma empresa Grega que operou-o nos mares de Moçambique. Regressou a Lisboa e não voltou mais a sair, das águas do rio Tejo. Nesta fase a principal mudança no navio foi a mudança da cor do seu casco. A cor original era preto, a cor da empresa Insulana, após a conversão passou a ser branco o que realçava melhor a sua silhueta, e permitia uma melhor observação das suas linhas elegantes de pequeno paquete, construído à escala, mas em versão menor do paquete Funchal, este que ainda navega e iremos abordar nesta rubrica, mais tarde. A partir de 1997 o navio ficou atracado em Lisboa, arrestado pelos tribunais até se decidir quem era o seu proprietário.

Este processo foi muito moroso e devido à inactividade do navio este acabou por ficar esquecido no cais do Poço do Bispo onde veio a sofrer actos de vandalismo, e devido à falta de manutenção começou a afundar-se, sendo isso detectado a 3 de Junho de 2001. Só em 2006 foi declarado perda total, inavegável e insusceptível de reparação segundo a administração do porto de Lisboa. Após isto, tentou apurar-se o seu verdadeiro proprietário, mas o navio não foi reclamado por ninguém pelo que se deu uma situação de abandono e daí o porto de Lisboa passou a ser o proprietário do navio e começou imediatamente a tratar da sua remoção e desmantelamento no local. Portugal deixou desta forma morrer um dos mais bonitos e melhores pequenos navios da sua frota. O Ponta Delgada navegou sempre com o mesmo nome e orgulhou sempre a cidade Açoreana que lhe emprestou o nome. Na última semana o blog Sergio@Cruises visitou o local onde o navio foi desmantelado, mas não conseguiu registar nenhum vestígio do navio, pelo que se conclui que o seu desmantelamento está terminado. O seu aço foi transportado para a siderúrgia nacional situada na outra margem do rio, no Seixal. Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fontes: Internet, Luís Miguel Correia blog e APL.
Fotos: Rui Agostinho, Lisboa , Pedro Pereira e APL.

1 comentário:

Manuel Bettencourt disse...

Meu caro amigo excelente blog o seu aliás a Madeira tem muito bons blogs dedicados aos navios,naveguei no Ponta Delgada e já mais o esquecerei,nem os Açoreanos que continuam a recorda-lo com saudade.
Um abraço da Ilha Graciosa para a Madeira e Porto Santo
Manuel