terça-feira, 26 de maio de 2009

Grand Princess e Adriana III no Tejo.

O gigante navio de cruzeiros Grand Pincess e o pequeno paquete Adriana III efectuaram em simultâneo uma escala no porto de Lisboa. O Grand Princess da companhia Princess Cruises, atracou no Terminal de Cruzeiros de Alcântara em Lisboa, vindo do porto de Vigo e rumou ao fim da tarde ao porto La Rochelle.O pequeno paquete de cruzeiros Adriana III, da companhia Plein Cap Croisières, mas fretado ao operador francês "La Cordée Croisières" tem procedência do porto de Portimão e atracou no Terminal de Cruzeiros da Rocha .Ao fim do dia zarpou rumo ao porto de Leixões.

(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa .

Conexão vital.

O N/T "Eberhart Essberger", que o sábado esteve no porto da Graciosa, é o substituto do N/T Tom Elba (ver imagem arquivo). O navio é propriedade da empresa Alemã John T. Essberger, mas encontra-se ao serviço da Transinsular efectuando o abastecimento de combustível nas ilhas dos Açores, o navio foi construído em 1986 nos Estaleiros J.J.Sietas Schiffswerft, Hamburgo (o mesmo do Borussia Dortmund, ver blog), com o casco nº 956 com o nome de Eberhart Essberger nome que usou até 1995, ano em que passou a chamar-se Ebro ( nome com o qual passou na Graciosa uma vez), depois voltou a usar o seu nome original.
Características: comprimento 81 metros, boca 14 metros, calado 5,53 metros, potência da máquina principal 2005 Kw, potência do Bow thruster 250Kw.
(©) Copyright texto e fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Tom Elba em sua visita de despedida,08 de Maio 2009.

Meuse (A607) no Funchal

Proveniente de alto mar(já que nos é omitida a origem) de Sul mais propriamente, chegou-nos o navio militar reabastecedor ao serviço da Marinha Francesa Meuse (A607) que nos visita em escala de rotina com a duração de quase 3 dias, fez a sua entrada pela baía do Funchal por volta das 08:00 e pelas 08:30 ficou a pairar na entrada da mesma por meros minutos a aguardar a chegada do rebocador Ponta do Pargo oriundo do Caniçal cujos serviços de auxílio eram necessários para o atraque deste navio francês, envolvido também nas manobras de entrada do Meuse esteve o Cte. Passos Gouveia.
O Meuse foi concebido para a Marinha Francesa no âmbito de uma classe idêntica de 5 navios reabastecedores, intitulada classe Durance, um sexto foi construído mas neste caso para a Marinha Real Argentina no qual actualmente navega com o nome de casco HMAS Success, os que navegam para a Marinha Francesa são o Var, Meuse, Marne e o Somme com a excepção do ex-principal da classe o Durance que actualmente navega também para a Marinha Argentina com o nome casco ARA Pentagonia.
Como vemos na imagem abaixo, o processo de reabastecimento em alto mar com os navios em andamento é efectuada a partir de tubos que deslizam por uma corda conectada entre os navios, na fotografia o Meuse abastece o compatriota Forch, um porta aviões francês.
Copyright Fotos: João Abreu e Wapedia, todos os direitos reservados.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Adriana III em Portimão.

O pequeno paquete de cruzeiros Adriana III, da companhia Plein Cap Croisières escalou o porto de Portimão. A viagem deste cruzeiro "Aux Origines du Nouveau Monde"(Em origens do novo Mundo), fretado ao operador francês "La Cordée Croisières" que iniciou o cruzeiro no dia 21 deste mês em Nice, França e vai acabar no final deste mês em Bilbao, Espanha. O Adriana III atracou em Portimão com procedência do porto de Malaga, Espanha e rumou ao fim da tarde a Lisboa.

(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Portimão .

Pacific Dream mudou de cais.

Depois de ontem ter atracado ao lado do Atlantic Star no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos, o Pacific Dream mudou de cais em Lisboa. Agora está atracado no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa onde vai ficar até ao dia 31 para remodelações interiores.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Ricardo Martins, Lisboa .

Novo Airbus.

Não se trata de um avião, senão um novo navío roll-on, ao serviço do transporte de peças e fornecimentos de considerável volume de Airbus Industries, para os quais foram adaptados estes navios (portão estanco de generosa dimensões, cobertas adaptables que aceitam maiores pesos, etc). Acaba hoje de fazer escala técnica innagural em Tenerife, desde Cingapura (em onde fué construído) chegando via Cidade do Cabo. Airbus prepara uma cerimónia por tudo o alto na Baía de Cádiz, o próximo 29 de maio. Trata-se do baptizo de sua nova unidade, o Ciudad de Cádiz gémeo do City of Hamburg, ambas de 15.500 tons de arqueo que acompanham ao Ville de Bordeaux. Ver: frota marítima Airbus e Estaleiro TTS-Marine, Cingapura.No se trata de un avión, sino un nuevo buque roll-on, al servicio del transporte de piezas y suministros de considerable volumen de Airbus Industries, para los cuales han sido adaptados estos navíos (portón estanco, de generosa dimensiones, cubiertas adaptables que aceptan mayores pesos, etc). Acaba de hacer hoy escala técnica innagural en Tenerife, desde Singapur (en donde fué construido) llegando vía Ciudad del Cabo.Airbus prepara una ceremonia por todo lo alto en la Bahía de Cádiz, el próximo 29 de mayo. Se trata del bautizo de su nueva unidad, el Ciudad de Cádiz gemelo del City of Hamburg, ambas de 15.500 tons de arqueo que acompañan al Ville de Bordeaux.
Ver: flota marítima de Airbus y Astillero TTS-Marine, Singapur.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Foto de carga: Eric Hourl.

Atlantic Star vai operar no Brasil

Foi recentemente notificado que o Atlantic Star ex. Sky Princess e Sky Wonder, não ficará imobilizado em Marselha após a sua retirada, mas sim que irá operar na América do Sul ao serviço da CVC Pullmantur em cruzeiros semanais iniciados em Santos(São Paulo, Brasil), dito isto o clássico navio após concluído o seu último circuito atlântico no dia 31 deste mês parte de Lisboa para Recife no dia 7 de Junho, e deverá iniciar a série de cruzeiros pela costa brasileira no dia 4 de Julho, os portos de escala nestes cruzeiros, para além do porto base de Santos, são Rio de Janeiro, Praia da Vitória e Salvador Bahia respectivamente.
Copyright Foto: João Abreu-Funchal, todos os direitos reservados.

domingo, 24 de maio de 2009

Pacific Dream chegou a Lisboa.

Hoje escalou o porto de Lisboa o Pacific Dream da Pullmantur Cruises. Em escala inaugural à capital portuguesa o Pacific Dream entrou no Tejo sem passageiros, vindo duma viagem posicional do México para Portugal, para substituir o Altlantic Star nos cruzeiros "Joias do Atlântico" já no dia 31. O Pacific Dream fez escala na cidade do Panamá no principio do mês de Maio e passou o Canal do Panamá no dia 14 de Maio para rumar ao Oceano Atlântico. A companhia Pullmantur vai retirar o seu navio Atlantic Star do serviço, paquete que há sensivelmente dois meses tinha iniciado uma série de cruzeiros dedicados ao mercado português. Está previsto o seu último cruzeiro "Joias do Altântico" já no fim de Maio, irá seguir vazio para o porto de Marselha, França ficando imobilizado até um futuro incerto, tendo a razão da sua retirada os largos gastos económicos devido às suas turbinas a gás. Quem vai substituir o Atlantic Star nas "Joias do AtlÂntico", será o Pacific Dream que estava destacado para o mercado mexicano, mas devido à crise da gripe A originária daquela área o Pacific Dream tem cancelou os cruzeiros. A escala inaugural ao Funchal está prevista para o dia 5 de Junho.Como podemos ver o Pacific Dream no deck da piscina já se encontra contentores para efectuar trabalhos de remodelação e receber os tripulantes do Atlantic Star como algum material por isso ficaram atracados no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho e Ricardo Martins, Lisboa .

Domingo com movimento em Lisboa.

A cidade de Lisboa teve hoje um dia movimentado de cruzeiros no Tejo. As escalas dos navios Artemis da companhia P&O Cruises, o Bremen da companhia alemã Hapag Lloyd Expeditions Cruises, o Atlantic Star e a escala inaugural do Pacific Dream companhia Pullmantur Cruises. O primeiro a entrar no Tejo foi o Artemis, com procedência do porto de Messina, Itália e vai permanecer atracado no Terminal de Cruzeiros de Alcântara até às 18h para rumar ao porto de Vigo, Espanha. O Bremen entrou no rio Tejo, pelas 08h vindo do porto de Agadir, Marrocos e atracou no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, no qual foi primeiro a zarpar (16h) rumo ao porto de espanhol de Villa Garcia. Os dois navios da Pullmantur Cruises o Atlantic Star e o Pacific Dream este em escala inaugural, ficaram juntos no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos. O Pacific Dream entrou no Tejo sem passageiros, vindo duma viagem posicional do México para Portugal, para substituir os cruzeiros do Altlantic Star no "Joias do Atlântico" já no dia 31. Vai ficar em Lisboa até dia 31 para remodelações interiores, para receber material e tripulação do Atlantic Star. Ainda no estaleiro Naval da Rocha está o pequeno Seadream I, em remodelações no qual está previsto a sua saída no dia 1 de Junho.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho e Ricardo Martins, Lisboa .

Dados Técnicos. ARA Libertad.

A fragata Libertad, navio escola da Armada da República Argentina (ARA), fué construída nos Astilleros e Fabricas Navais do Estado, (1956 em Buenos Aires, Argentina). Com navegação exclusiva de vela consegue 18 nodos, cifra muito importante com essa propulsão.
DATOS TÉCNICOS:
Eslora: 103,75 m. Manga: 14,31 m.
Puntal: 11 m. Calado: 6,60 m.
Desplazamiento: 3.765 tons. Propulsión Auxiliar: dos motores Diesel "Sulzer" de 1.200 HP c/uVelocidad: 13.8 nudos.
máxima; 12 nudos crucero (con motor auxiliar).
Aparejo: fragata con gavias dobles. Tres palos Cruzados, trinquete, mayor y mesana.
Altura máxima: 49,807 m del palo mayor. Velamen: 27 velas de Dacron, Superficie total: 2.652 m2.Tripulación: Jefes y oficiales: 24; Guardiamarinas en comisión: 123; Suboficiales, cabos y marineros : 187.
La fragata Libertad, buque escuela de la Armada de la República Argentina (ARA), fué construida en los Astilleros y Fabricas Navales del Estado, (1956 en Buenos Aires, Argentina). Con navegación exclusiva de vela logra 18 nudos, cifra muy importante con ésa propulsión.
Info y fotos: ARA. Croquis y descripción: Roberto Garro, Argentina.
Atracada en Ushuaia, la Meca argentina del frío.

Semana de grande atividade na Graciosa.

19 maio, corveta "António Énes" encontra-se desde as 8h00 de hoje, atracada no porto da Graciosa, afim de participar no Dia da Marinha. 20 maio , honrou-nos com a celebração do Dia da Marinha Portuguesa, que este ano decorreu na Graciosa, foram efectuadas várias cerimónias de comemoração. Iniciou-se com uma Missa na Igreja Matriz pelas 10 horas, seguida de uma homenagem aos marinheiros falecidos, junto ao monumento dos combatentes em Santa Cruz.
Imagem C.M. S.C. Graciosa.
21 maio dia que contou com a presença no porto da corveta "António Énes" (marcha em quinta feira); do navio dos TMG "Ponta da Barca", e ao fim da tarde com o do ferry "Express Santorini". 22 maio, dia da Boxlines S. Rafael. Outro visitante esta semana, foi a draga Ilheu dá Mina para efectuar diversos trabalhos de acondiciona- mento no porto de Graciosa e que ontem compartilhou cais com o Eberhart Essberger. Como vemos, uma das semanas de maior movimento na história do porto de Graciosa.
(©) Copyright texto e imagens: MM Bettencourt. Graciosa.