(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa .
terça-feira, 26 de maio de 2009
Grand Princess e Adriana III no Tejo.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa .
Conexão vital.


Características: comprimento 81 metros, boca 14 metros, calado 5,53 metros, potência da máquina principal 2005 Kw, potência do Bow thruster 250Kw.
Meuse (A607) no Funchal
O Meuse foi concebido para a Marinha Francesa no âmbito de uma classe idêntica de 5 navios reabastecedores, intitulada classe Durance, um sexto foi construído mas neste caso para a Marinha Real Argentina no qual actualmente navega com o nome de casco HMAS Success, os que navegam para a Marinha Francesa são o Var, Meuse, Marne e o Somme com a excepção do ex-principal da classe o Durance que actualmente navega ta
Como vemos na imagem abaixo, o processo de reabastecimento em alto mar com os navios em andamento é efectuada a partir de tubos que deslizam por uma corda conectada entre os navios, na fotografia o Meuse abastece o compatriota Forch, um porta aviões francês.
Copyright Fotos: João Abreu e Wapedia, todos os direitos reservados.

segunda-feira, 25 de maio de 2009
Adriana III em Portimão.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Portimão .
Pacific Dream mudou de cais.


Novo Airbus.




Ver: flota marítima de Airbus y Astillero TTS-Marine, Singapur.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Atlantic Star vai operar no Brasil
Foi recentemente notificado que o Atlantic Star ex. Sky Princess e Sky Wonder, não ficará imobilizado em Marselh
a após a sua retirada, mas sim que irá operar na América do Sul ao serviço da CVC Pullmantur em cruzeiros semanais iniciados em Santos(São Paulo, Brasil), dito isto o clássico navio após concluído o seu último circuito atlântico no dia 31 deste mês parte de Lisboa para Recife no dia 7 de Junho, e deverá iniciar a série de cruzeiros pela costa brasileira no dia 4 de Julho, os portos de escala nestes cruzeiros, para além do porto base de Santos, são Rio de Janeiro, Praia da Vitória e Salvador Bahia respectivamente.
Copyright Foto: João Abreu-Funchal, todos os direitos reservados.
Copyright Foto: João Abreu-Funchal, todos os direitos reservados.
domingo, 24 de maio de 2009
Pacific Dream chegou a Lisboa.




Domingo com movimento em Lisboa.
A cidade de Lisboa teve hoje um dia movimentado de cruzeiros no Tejo. As escalas dos navios Artemis da companhia P&O Cruises, o Bremen da companhia alemã Hapag Lloyd Expeditions Cruises, o Atlantic Star e a escala inaugural do Pacific Dream companhia Pullmantur Cruises.
O primeiro
a entrar no Tejo foi o Artemis, com procedência do porto de Messina, Itália e vai permanecer atracado no Terminal de Cruzeiros de Alcântara até às 18h para rumar ao porto de Vigo, Espanha.
O Bremen entrou no rio Tejo, pelas 08h vindo do porto de
Agadir, Marrocos e atracou no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, no qual foi primeiro a zarpar (16h) rumo ao porto de espanhol de Villa Garcia.
Os dois navios da Pullmantur Cruises
o Atlantic Star e o Pacific Dream este em escala inaugural, ficaram juntos no Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos. O Pacific Dream entrou no Tejo sem passageiros, vindo duma viagem posicional do México para Portugal, para substituir os cruzeiros do Altlantic Star no "Joias do Atlântico" já no dia 31.
Vai ficar em Lisboa até dia 31 para remodelações interiores, para receber material e tripulação do Atlantic Star. Ainda no estaleiro Naval da Rocha está o pequeno Seadream I, em remodelações no qual está previsto a sua saída no dia 1 de Junho.


Dados Técnicos. ARA Libertad.

DATOS TÉCNICOS:
Eslora: 103,75 m. Manga: 14,31 m.
Puntal: 11 m. Calado: 6,60 m.
Desplazamiento: 3.765 tons. Propulsión Auxiliar: dos motores

máxima; 12 nudos crucero (con motor auxiliar).
Aparejo: fragata con gavias dobles. Tres palos Cruzados, trinquete, mayor y mesana.
Altura máxima: 49,807 m del palo mayor. Velamen: 27 velas de Dacron, Superficie total: 2.652 m2.Tripulación: Jefes y oficiales: 24; Guardiamarinas en comisión: 123; Suboficiales, cabos y marineros : 187.

Info y fotos: ARA. Croquis y descripción: Roberto Garro, Argentina.
Semana de grande atividade na Graciosa.




21 maio dia que contou com a presença no porto da corveta "António Énes" (marcha em quinta feira); do navio dos TMG "Ponta da Barca", e ao fim da
tarde com o do ferry "Express Santorini". 22 maio, dia da Boxlines S. Rafael. Outro visitante esta semana, foi a draga Ilheu dá Mina para efectuar diversos trabalhos de acondiciona- mento no porto de Graciosa e que ontem compartilhou cais com o Eberhart Essberger. Como vemos, uma das semanas de maior movimento na história do porto de Graciosa.

(©) Copyright texto e imagens: MM Bettencourt. Graciosa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)