domingo, 25 de janeiro de 2009

Domingo dia de AidaBella.

É a escala de domingo no porto do Funchal, o habitual navio AidaBella da Aida Cruises. Vindo de Las Palmas atracou logo pelo inicio da tarde e que irá pernoitar no Funchal. Quem está a prolongar as escalas e fundeados na baía é o mega-iate ANNA e o iate MOONRIVER.
Texto e imagens/ Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.


sábado, 24 de janeiro de 2009

CroisiEurope/Alsace Croisiere, navegando pelos rios Europeus.

Monet
Hoje apresentamos algumas fotos dos navios de cruzeiros fluviais da CroisiEurope, empresa Francesa que opera na maior parte dos grandes rios Europeus. Esta empresa é proprietária de 25 navios fluviais e um navio que opera em águas abertas. Também opera quatro navios em Portugal. No rio Douro estão posicionados os navios Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Infante dom Henrique. O rio Guadiana é sulcado pelo navio La Belle de Cadix, com 110m, construído em 2005 e com capacidade para 178 passageiros. Os navios que operam no rio Douro por esta empresa, têm 75m de comprimento, 11,4m de largura e tem capacidade para receber 142 passageiros.
Infante D.Henrique atracado no rio Douro, em Vega de Terron.
Vasco da Gama a navegar em Barca d'Alva.
La Belle de Cadix a 4-11-2006, em Sevilha.
Victor Hugo em Amesterdão.

Na foto acima vê-se o Victor Hugo de apenas 82m de comprimento por 9,5m de largura, tem capacidade para acolher 100 hóspedes. Vemo-lo atracado em frente ao Museu Gebouw em Amesterdão. Este navio costuma navegar no rio Tisza, um rio no centro da Europa que nasce na Ucrânia e desagua no rio Danúbio, na Sérvia. No Danúbio costuma navegar o outro navio hoje em destaque, o L´Europe, construído em 2006, com 110m de comprimento por 11,4m de largura, com capacidade para 180 passageiros, a par do seu irmão Beethoven são os maiores navios fluviais operados por esta companhia e possuindo ambos três decks.
Os cruzeiros fluviais proporcionam excelentes oportunidades para visitar o centro da Europa e proporcionam deslumbrantes paisagens, um exemplo disso é a foto superior a partir de St. Goarshausen, Alemanha, no rio Reno. Na foto vê-se três dos navios operados pela CroisiEurope, o La Bhoéme, o Douce France e o Princesse Sissi.
As fotos dos interiores e pont soleil (deck superior exterior), apresentadas pertencem ao navio Rhone Princess.

Belle de l'Adriatic

Esta companhia dispõe também desde 2007 de um navio para efectuar cruzeiros marítimos. O Belle de L’Adriatic, que tal como o nome pressupõe, encontra-se posicionado no mar Adriático. É um navio pequeno e pode considerar-se uma extensão dos navios fluviais, mas construído de raiz nos estaleiros Belgas, Namur shipyards, para navegar em mar aberto.
Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, coptrights, Sónia Pinto, Porto; Rui Agostinho, Lisboa; e CroisiEurope.
Agradecemos à nossa Amiga marinheira, Sónia Pinto a colaboração dada para a elaboração deste artigo.

"Linea Costa" Serena no Funchal.

O Costa Serena está de volta ao porto do Funchal. Encontra-se a efectuar cruzeiros de Inverno de 12 dias com partidas desde Savona em Itália. O Costa Serena atracou logo pela manhã vindo do porto de Tenerife e vai rumar ao fim da tarde ao porto de Málaga.
Texto e imagens/Text and images copyrights; Sergio Ferreira; Funchal.

Hespérides: ruta singular.

O pequeno petroleiro Hespérides (6400gt e 121 mts de eslora, MMSI: 224462000) realiza o fornecimento de combustíveis desde a refinaria de Tenerife às restantes ilhas canarias. Nas fotos vemo-lo quando entra em porto após relizar uma curiosa trajectória em espera de turno para carregar (ver imagem trajectória desde meia-noite até as 1210h de hoje).Assim mesmo vemos a trajectória do OPDR Canárias (MMSI: 225315000) a sua chegada ao antepuerto em espera de prático ontem às 2020h e, a saída às 1415h de hoje, paralelo ao dique Sur, até a mudança de rumo para deixar o prático em seu lancha.
El pequeño petrolero Hespérides (6400gt y 121 mts de eslora, MMSI: 224462000) realiza el suministro de combustibles desde la refinería de Tenerife a las restantes islas canarias. En las fotos lo vemos cuando entra en puerto después de relizar una curiosa trayectoria en espera de turno para cargar (ver imagen trayectoria desde medianoche hasta las 1210h de hoy).Asimismo vemos la trayectoria del OPDR Canarias (MMSI 225315000) a su llegada al antepuerto en espera de práctico ayer a las 2020h y, la salida a las 1415h de hoy paralelo al muelle hasta elcambio de rumbo para dejar el práctico en su lancha.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Capturas rutas: localizatodo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mega Yacht ANNA no Funchal.

O mega-yacht ANNA atracou logo pela manhã no porto do Funchal, vindo duma travessia atlântica das Caraíbas para Africa. O iate ANNA escalou o Funchal para abastecimento e fundeou no meio da tarde junto da praia da Barreirinha onde vai pernoitar. Tem agendado a sua saída para amanhã pelas 17h rumo ao porto de Agadir, Marrocos. Caracteristicas do Yacht ANNA;
Construído em 2007, nos estaleiros Feadship, na Holanda e encontra-se registado em George Town;
Length : 219.80 ft / 67.00 m;
Beam : 43.00 ft / 13.10 m Draught : 11.80 ft / 3.60 m ;
World Rank : 92 = Hull ID : 673 ;
Shipyard : Feadship (De Vries), NLD Year : 2007 ;
Refit : -- Naval Architect : De Voogt Naval Architects Stylist;
Engine : 2x CAT 3516B diesels ;
Speed (max.) : 17 ;
Range : 6,000 ;
Speed (cruise) : 14.5;
Hull / Superstr. : steel / aluminium;
Guests : 12 ;
Fuel : 161,000 ;
Crew : 19 ;
Water : 32,000.
Texto e imagens / Text ands images copyrights; Sergio Ferreira; Funchal.

O Tandem e o Serena.

O Costa Serena chega quando o tándem das sextas-feiras (Bella e Celebration) leva momento atracado. O Serena que procede de Arrecife e sairá para Funchal às 1700h e atraca na ponta do cais Sul no lugar que ocupava o Africa Mercy que se translada à zona de fruteiros. Nas fotos vemos quando o V. Tamadaba passa ao lado do Aida e, já fora do porto vemos o desnivel de tamanho entre o Volcán e Fortuna.
El Costa Serena llega cuando el tándem de los viernes (Bella y Celebration) lleva rato atracado. El Serena que procede de Arrecife y saldrá hacia Funchal a las 1700h y atraca en la punta del muelle en el lugar que ocupaba el Africa Mercy que se traslada a la zona de fruteros. Vemos cuando el V. Tamadaba pasa al lado del Aida y, ya fuera del puerto vemos el desnivel de tamaño entre el Volcán y Fortuna.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Aviso de ciclone em Península Ibérica.

Para hoje e amanhã há previsto um forte temporal (com características próximas a ciclone) para o área Nor-Oeste da Península Ibérica com ventos de até 150 km/h e ondas de até de 10 mts. Consultar aqui. Diminuirá a partir do domingo.
Também os estações meteorológicas costeras dão informação em tempo real sobre altura de ondas e velocidade do vento (ver balões cerca da costa).
Para hoy y mañana hay previsto un fuerte temporal (con características cercanas a ciclón) para el área Nor-Oeste de la Península Ibérica con vientos de hasta 150 km/h y olas de hasta de 10 mts. Disminuirá a partir del domingo. Consultar aquí. También los estaciones meteorológicas costeras dan información en tiempo real sobre altura de olas y velocidad del viento (ver globos cerca de la costa).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bamoral: situação comprometida.

O Balmoral anulou sua escala de Lisboa e adiantou a da Coruña ao dia 19 e a Bilbao ao dia 21, pelo fortísimo temporal com ondas de oito metros presente à costa ao sul de Galícia e no Cantábrico. Vemo-lo na comprometida saída do porto da Coruña. Assim mesmo a entrada em Bilbao fui muito complicada e teve que atracar a petição do capitão, em zona de cargueiros mais resguardado do molhe.
El Balmoral anuló su escala de Lisboa y adelantó la de La Coruña al día 19 y la Bilbao al día 21, por el fortísimo temporal con olas de ocho metros presente en las costas al sur de Galicia y en el Cantábrico. Lo vemos en la comprometida salida del puerto de La Coruña. Asimismo la entrada en Bilbao fué muy complicada y hubo que atracarlo a petición del capitán, en zona de cargueros más resguardado del oleaje.
(©) Info: La Voz de Galicia. El Correo Digital.
(©) Fotos: Funkofficier y La Voz de Galicia.

Sergio@Cruises em visita ao porto de Vigo.

É um dos maiores portos de Espanha, o porto de Vigo foi escolhido para uma visita d0 blog Sergio@Cruises. Este porto além de ser um grande porto de cruzeiros e de carga também tem grandes estaleiros navais como o mais famoso Astilleros de Barreras. É nesta cidade que nasceu o actual ferry que liga Canárias-Madeira-Portimão, o famoso Volcán de Tijarafe. Actualmente encontra-se em construção outros dois navios pertencentes à companhia Armas. A entrega dos novos navios da Armas está prevista para Fevereiro de 2010 e o outro para Maio do mesmo ano. Os nomes ainda não estão certos, mas fala-se que o primeiro desta serie de quatro navios vai se baptizar com o nome Volcán da Madeira. Fica então registadas as primeiras fotos e no proximo mês de Fevereiro irá ocorrer uma nova visita ao estaleiro Barreras com mais promenores das construções navais lá existentes com a visita do famoso coloborador do blog de Tenerife, Antonio Saéz. Texto e imagens copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tenerife: Fantasía e Brilho.

O Fantasía em sua segunda visita a Tenerife chega procedente de Funchal às 0730h enquanto o Africa Mercy (que estará conosco até fim de mês) contempla ao moderno barco; o mais novo e grande navio da MSC sairá para Arrecife de Lanzarote às 1830h. O Brilliance of the Seas coincide em porto chegado de Arrecife pouco dantes, e sairá às 1700h para Casablanca.El Fantasía en su segunda visita a Tenerife llega procedente de Funchal a las 0730h mientras el Africa Mercy (que estará con nosotros hasta fin de mes) contempla al moderno barco; el más nuevo y grande buque de la MSC saldrá hacia Arrecife de Lanzarote a las 1830h. El Brilliance of the Seas coincide en puerto llegado de Arrecife poco antes y saldrá a las 1700h para Casablanca.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.