sábado, 25 de outubro de 2008

Elegante despedida do Kruzenshtern.

Hoje terminou o seu período de cinco dias em Tenerife, do grande veleiro-escola russo Kruzenshtern (ver no blog Sergio@Cruises na noticia do dia 22.10). Dos barcos que estavam no cais sul foi o primeiro a sair pelas 16:00h, largando rumo a Norte com todas as suas velas. Pelas 17:00h zarpou o Costa Victoria rumo à Madeira e às 18:00h o navio Oceana para Cádis. Hoy finalizó su estancia de cinco días en Tenerife el gran velero-escuela ruso Kruzenshtern (véase Sergio@cruises del pasado día 22). De los buques que estaban en el muelle Sur fue el primero en salir a las 1600h, largando en el exterior del puerto todo su velamen con rumbo Norte. A las 1700h zarpó el Costa Victoria con destino Madeira y a las 1800h lo hizo el Oceana hacia Cádiz.Texto e imagens / Text and images copyrights Antonio Sáez, Tenerife.

BALMORAL com atraso na chegada a Tenerife.

Procedente do Funchal, o Balmoral chegou em Tenerife, no dia 24.10.2008 com quatro horas atrasado porque teve de regressar ao porto (ver neste blog, em 23.10 no Funchal). Em Tenerife compartilhado com o porto com o AidaBella e o veleiro Kruzenshtern. Para permitir que os passageiros para efectuar as excurções antes de dar um "salto" no Atlântico (a Bridgetown, nas Caraíbas), prolonga a sua estadia em Santa Cruz duas horas, partindo junto com o AidaBella. Procedente de Funchal, el Balmoral llegó a Tenerife no dia 24.10.2008 con cuatro horas de retraso, debido a que tuvo que regresar nuevamente a puerto (véase en este blog, su estancia 23.10 en Funchal).
En Tenerife compartió muelle con el AidaBella y el Kruzenshtern. Para permitir el que los pasajeros realicen las excursiones antes del largo “salto” del Atlántico (hasta Bridgetown en el Caribe), prolonga su estancia en Santa Cruz dos horas, partiendo a continuación del AidaBella.Texto e imagens / Text and images copyrights Antonio Sáez, Tenerife.

"Alvaro de Bazan"

No cais de passageiros de Santa Apolónia encontra-se atracada a Fragata Espanhola Alvaro de Bazan, com o número de casco F101. Chegou hoje pelas 8:00h e deverá sair amanhã pelo meio dia. Este navio apresenta como características principais 147m de comprimento por 18,6m de largura, tem de calado 4,75m e pode deslocar as suas 6250t até 29 nós de velocidade máxima. Tem 240 tripulantes e foi construída no estaleiro Espanhol de Ferrol, uma importante base naval deste país. Possui um heliporto e transporta um helicóptero, como meio auxiliar, a bordo.
Texto e Foto/ Text and photo, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

Seadream yachts.

Fotos da presença dos dois "Iates" da Seadream Yacht Club, em Lisboa. O Seadream I sairá hoje pelas 23:59h rumo a Casablanca. O Seadream II ainda ficará mais uns dias por cá, em reparações no estaleiro naval. É visível a presença também do Gorch Fock ao fundo, numa das fotos. Na foto pequena, ao clicar para ver em maior dimensão, poderá ver os dois "iates" separados apenas por alguns metros. Um a iniciar um cruzeiro de sete dias, o Seadream I e o outro no estaleiro naval, o Seadream II.Texto e Fotos/ Text and photos, copyright; Ricardo Martins, Lisboa.

"Gorch Fock (II)", aberto ao público.

De visita oficial a Lisboa está o navio escola da República Federal Alemã, Gorch Fock, tal como noticiamos ontem. Hoje o navio esteve aberto ao público e o blog Sergio@Cruises esteve a bordo. Apresentamos algumas fotos dessa visita. De referir que amanhã o navio também estará aberto ao público das 14:00h às 17:00h. O Gorch Fock não é irmão gémeo do navio Português Sagres. O Gorch Fock foi construído em 1958, e a Sagres foi construída em 1937/38. O que acontece é que este navio Gorch Fock (II) foi construído segundo os mesmos planos que a Sagres e os quatro irmãos da Sagres (ex-Albert Leo Schlageter), nos quais estava um outro navio também chamado Gorch Fock (I). Este primeiro Gorch Fock (ex-Tovarish) e irmão da Sagres encontra-se actualmente no porto de Stralsund, convertido como navio museu. Os outros navios dessa mesma classe, o Eagle (ex-Horst Wessel) e o Mircea servem as Marinhas do E.U.A. e da Roménia respectivamente. O quinto navio, Herbert Norkus, irmão da Sagres nunca chegou a ser finalizado e foi afundado carregado de munições no final da Segunda Grande Guerra Mundial.
O Gorch Fock (II) apresenta como dados principais um comprimento máximo de 89,32m, por 12m de largura, 5,5m submersos, pesa 1860t, tem 2080 metros quadrados de área vélica, o mastro mais alto tem 45,3m de altura. Tem 23 velas, incluindo uma vela extra para participar em regatas. A sua quilha foi assente a 6 de Março de 1958, o lançamento à água teve lugar a 23 de Agosto de 1958 e entrou em serviço a 17 de Dezembro do mesmo ano.
Texto e fotos/Text and photos, copyright; Ricardo Martins, Lisboa.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Seadream I e II" e "Gorch Fock"

O navio Seadrem I, chegou, pelas 15:00h, ao porto de Lisboa. Deverá permanecer entre nós até às 23:59h de amanhã (25/Outubro). O navio está a terminar um cruzeiro de 7 dias com início em Sevilha e a iniciar outro de 7 dias, com termino em Tenerife. O próximo porto é Casablanca. Algo relevante é a presença dos dois navios irmãos em Lisboa, uma vez que o Seadream II encontra-se a alguns metros do Seadream I (atracado no cais da Rocha), tal como já referimos no dia 17 do corrente mês esta sua presença, no estaleiro. Também de visita oficial a Lisboa está o navio escola da Marinha Alemã Gorch Fock. Este navio estará aberto ao público durante o fim de semana, das 14:00h às 17:00h no Cais da Rocha, local onde já se encontra. O navio chegou a Lisboa no dia 22, e ficou fundeado à entrada do porto. Ontem atracou no Cais da Rocha pelas 10:00h. Seguidamente o navio rumará à ilha da Madeira, onde permanecerá por um período de 15 dias, no porto do Funchal. O Gorch Fock é irmão do navio Mircea da Marinha Romena, apesar de terem sido construídos com quase vinte anos de diferença. Faz também parte do mesmo projecto que o navio escola da Marinha Portuguesa, Sagres, só que a Sagres é 7m maior que o Gorch Fock e tem motores mais potentes, juntamente com o outro navio também do mesmo projecto o Eagle, da Marinha dos E.U.A. Estes são navios de uma série de 5, com muito sucesso e longevidade, quase todos a navegar por Marinhas de diferentes Países e todos eles com muitas milhas naúticas percorridas. O quinto navio da série não chegou a ser concluído. A Alemanha, E.U.A, Portugal e Roménia têm um enorme orgulho nestes navios e apresentam-nos como as embaixadas flutuantes dos seus países sendo que sempre que visitamos estes navios somos recebidos com um cordial "Bem vindo a solo (respectivo país de bandeira do navio)". Texto e Fotos/ Text and Photos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Balmoral em visita.

Atracou no porto do Funchal, o navio Balmoral da Fred Olsen Cruise Line. O navio atracou pela manhã, vindo do porto inglês de Dover, para soltar amarras no fim da tarde com destino ao porto de Tenerife. O navio Balmoral regressou ao porto do Funchal, novamente pelas 21h para desembarcar um passageiro doente, permanecendo no porto durante 1h e depois rumou ao porto de Tenerife.
Texto e imagens / Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Madeira.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Navio Escola russo Kruzenshtern em Tenerife.

O navio escola Kruzenshtern chegou no dia 21 às 0900h a Tenerife, sendo assistido por dois rebocadores de atracar as manobras. Nas práticas de viagem, transporta a bordo de uma promoção a partir da Cadetes da Escola de S. Marinha Petersburgo, onde ele está actualmente baseado (embora na popa é visível como uma cidade de Kaliningrado na matrícula). O navio recebe o seu nome em homenagem ao Almirante Adam von Kruzenshtern (1770-1846), que foi um dos mais importantes navegadores do seu tempo e primeiro russo a circunavegar a Terra. Esta é segundo maior veleiro do mundo, também depois de o russo Sedov (que simplesmente parar no Funchal, por ocasião do esplendor do 5ºCentenário). Permanecer no porto até os próximos 25 a prosseguir a sua viagem de instrução. El buque escuela Kruzenshtern llegó ayer día 21 a las 0900h a Tenerife siendo auxiliado por dos remolcadores en las maniobras de atraque. En viaje de prácticas, lleva a bordo una promoción de cadetes de la Escuela de Marina de S. Petesburgo, en donde está actualmente basado (si bien en popa es visible como ciudad de matrícula Kaliningrado).El buque recibe su nombre en honor del almirante Adam von Kruzenshtern (1770-1846) que fué uno de los más notables navegantes de su época y primer ruso en circunnavegar La Tierra.Se trata del 2º velero mayor del mundo, después del también ruso Sedov (el cual acaba de recalar en Funchal con motivo de los fastos del 5º Centenario).Permanecerá en puerto hasta el próximo 25 en que continuará su periplo de instrucción.
Texto e imagens / Text and images copyrights Antonio Sáez, Tenerife.

"Costa Mediterranea" de regresso.

O navio Costa Mediterranea está de regresso, nesta sua curta temporada de cruzeiros com escala em Lisboa. Fica o registo da sua passagem aquando da saída do navio de transporte de contentores refrigerados, Crown Garnet, e da passagem do pequeno ferry-boat Madragoa. A sua saída está prevista para as 19:ooh.
Texto e Fotos/Text and photos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

Crystal Cruises a melhor companhia em cruzeiros.

A companhia Crystal Cruises, foi considerada para a 15ª vez consecutiva como Melhor companhia de cruzeiros na categoria dos grandes barcos, pela prestigiada revista Condé Nast Traveler. Este prémio foi escolhido pelos leitores da prestigiada revista, e nunca nenhum outra companhia de cruzeiros, hotel ou resort tinha conseguido antes. A Crystal Cruises oferece novos benefícios para os mais experientes em cruzeiros, com serviços exclusivos como as transferências a partir do porto ou aeroporto, ou até do hotel, serviço de bagagem e transportes, etc.
Images Crystal Cruises.

Costa Marina de regresso.

O navio Costa Marina encontra-se de regresso ao porto do Funchal, após longa ausência. O navio da Costa Cruises de Gomera, Canárias e ruma ao fim da tarde ao porto de Málaga. Quem também se encontra no Funchal, é o navio Oceana da P&O Cruises, procedente do porto de La Coruna, e tem como destino ao fim da tarde o porto de La Palma.
Texto e imagens / Text and images copyrights; Marco Andrade, Madeira.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Colocada a quilha do AIDABlu em Papenburg.

Foi colocado o primeiro bloco de aço para o novo navio AIDAblu , nesta segunda-feira. Foi colocada a quilha deste navio, mais um novo desenvolvimento da companhia de cruzeiros AIDA Cruises no Baudock do estaleiro Meyer Werft, em Papenburg . O navio irá ostentar o nome AIDAblu e na Primavera de 2010 entrará em serviço. AIDAblu é o quarto dos seis novos navios da Aida Cruises. Em face de acabamentos já se encontra o AIDALuna que será o próximo, após a instalação da chaminé sobre a AIDAluna é o novo navio da Aida Cruises que está terminado. O novo navio tem de comprimento 252 metros e é 32,2 metros de largura. Possui 1025 camarotes e uma velocidade de 22 nós. O AIDAluna é o terceiro de seis navios, que os estaleiros Meyer Werft estão a construir para a AIDA Cruises. Está previsto para entrega do AidaLuna no final de fevereiro de 2009. Images Meyer Werft.

Costa Classica em visita ao Funchal.

O navio Costa Classica está novamente de visita ao Porto do Funchal. O navio atracou pela manhã vindo do porto de Tenerife, e solta amarras ao fim da tarde para o porto de Malaga.
Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Madeira.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Saga Ruby" e "Empress"

Hoje estão juntos no rio Tejo os navios Saga Ruby e Empress. O Empress está a realizar a terceira escala, de cinco, dos cruzeiros que está a efectuar pelas "Pérolas Atlânticas". O Saga Ruby chegou pelas 06:30h de Southampton e sairá pelas 16:00h, rumo a Gibraltar, ao passo que o Empress apenas irá zarpar pelas 20:00h, com destino a Arrecife.
Texto e fotos/Text and photos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.