domingo, 16 de abril de 2017

Canadianos HMCS Moncton (708) e HMCS Summerside (711) e sueco HMS Flaken no Funchal

 Neste domingo de Páscoa, foi dia de navios militares da Marinha Real do Canadá o  HMCS Moncton (708) e HMCS Summerside (711) e da marinha Real Suecal o veleiro HMS Flaken no Funchal.
O HMCS  Summerside, foi o primeiro a entrar em porto, pelas 9h30m, é um navio de defesa costeira de Kingston da Royal Canadian Navy , que serviu nas Forças Canadenses desde 1999. Summerside é o duodécimo navio de sua classe, que é o nome para o Projeto Marítimo de Navegação Costeira de Defesa, designada para Forças Marítimas Atlânticas (MARLANT) e é homeported no CFB Halifax .
 O HMCS Moncton é um navio de defesa costeiro de classe Kingston que tem servido nas Forças Canadenses desde 1998. Moncton é o nono navio de sua classe, que é o nome para o Projeto Marítimo de Navegação Costeira de Defesa.
 O navio é atribuído às Forças Marítimas Atlânticas (MARLANT) e é homeported na BFC Halifax  Os dois navios militares ficaram atracados no cais norte do Porto do Funchal.
 Em fevereiro de 2017, HMCS Summerside e HMCS Moncton desdobraram -se à costa de África ocidental no Golfo da Guiné como parte do exercício naval Neptune Trident.  Os dois navios realizaram missões contra piratas e pesca ilegal, além de fazer visitas portuárias a Serra Leoa , Senegal , Libéria e Costa do Marfim . Durante o desdobramento, Moncton participou de um exercício de treinamento conjunto com a Guarda Costeira da Libéria . Ficam até dia 21 deste mês no Funchal.
Chegou ontem vindo de Las Palmas, ficou em fundeadouro para entrar hoje pelas 10h, no molhe da pontinha no Porto do Funchal, o HMS Falken (S02) é um dos veleiros da Marinha Sueca para formação de cadetes e estudantes do ensino médio.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: