Hoje é o dia que se celebra o dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, fica aqui um registo do passado relacionado com o turismo e a emigração desta bela imagem da Apram / Portos da Madeira dos anos 50 da bela baia do Funchal com dois navios portugueses fundeados da companhia Colonial de Navegação.
Nas imagens podemos verificar o N/T Serpa Pinto que durante a Segunda Guerra realizou dez viagens de ida e volta entre o Brasil e a Argentina, e outras tantas aos Estados Unidos.O N/T Serpa Pinto manteve-se na chamada "Rota do Ouro e Prata" até julho de 1953, quando foi transferido para a "Rota das Caraíbas" completando, entre 1953 e 1954, doze viagens de ida e volta a Havana, com escalas em Vigo, Funchal, La Guaira e Curaçao. O N/T Vera Cruz é o outro navio português que se encontra na imagem com sua viagem inaugural iniciou-se a 20 de março de 1952, com destino a Buenos Aires, com escalas em Rio de Janeiro, Santos e Montevideu.Até julho de 1954 permaneceu, com o irmão gémeo N/T Santa Maria, exclusivamente na "Rota do Ouro e Prata" (Lisboa - Buenos Aires). A partir dessa data passou a servir a carreira da América Central (Lisboa - Havana) com escalas em Vigo, Funchal, Santa Cruz de Tenerife, La Guaira e Curaçao. A partir de 1956 ambos os navios começaram também a servir na Carreira de África
Nas imagens podemos verificar o N/T Serpa Pinto que durante a Segunda Guerra realizou dez viagens de ida e volta entre o Brasil e a Argentina, e outras tantas aos Estados Unidos.O N/T Serpa Pinto manteve-se na chamada "Rota do Ouro e Prata" até julho de 1953, quando foi transferido para a "Rota das Caraíbas" completando, entre 1953 e 1954, doze viagens de ida e volta a Havana, com escalas em Vigo, Funchal, La Guaira e Curaçao. O N/T Vera Cruz é o outro navio português que se encontra na imagem com sua viagem inaugural iniciou-se a 20 de março de 1952, com destino a Buenos Aires, com escalas em Rio de Janeiro, Santos e Montevideu.Até julho de 1954 permaneceu, com o irmão gémeo N/T Santa Maria, exclusivamente na "Rota do Ouro e Prata" (Lisboa - Buenos Aires). A partir dessa data passou a servir a carreira da América Central (Lisboa - Havana) com escalas em Vigo, Funchal, Santa Cruz de Tenerife, La Guaira e Curaçao. A partir de 1956 ambos os navios começaram também a servir na Carreira de África
Os hidroaviões faziam na altura voos regulares para a Madeira, a partir do Reino Unido até meados dos anos 50, sendo a mais famosa companhia britânica Aquila Airways que operou regularmente na baía do Funchal entre 1949 e 1958. Imagens APRAM/ Portos da Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário