quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Duas escalas Britânicas no Funchal

As duas companhias mais antigas do Reino Unido, no que toca ao transporte de passageiros, estão hoje representadas no Funchal, a P&O Cruises fundada em 1837 e a Cunard fundada três anos mais tarde em 1840. Um encontro típico do porto de Southampton, onde ambos navios estão baseados e registados.
Curiosamente por intermédio dos seus mais recentes paquetes, construídos na doca de Monfalcone em Fincantieri e entregues ainda neste ano, o Azura de Abril e o Queen Elizabeth, entregue e inaugurado pela Rainha Isabel II este mês.
O destaque vai para o novo Queen Elizabeth, em escala de estreia no Funchal no âmbito do seu cruzeiro inaugural de 13 noites, vendido em tempo recorde de 29 minutos.
Baptizado em Southampton no passado dia 11, largou do seu porto base no dia seguinte para esta viagem ao Atlântico Norte com escalas em Vigo, Lisboa, Cádis, Las Palmas, Tenerife, La Palma respectivamente sendo o Funchal o último porto antes do regresso a Southampton.
Integrado na classe a que pertence o Queen Victoria, o novo Queen Elizabeth é mais um modelo do conhecido projecto Vista, que com o passar dos tempos tem sofrido várias modificações, como a adição de um novo deck acima da ponte de comando e o alongamento da popa. Características estas que o Queen Elizabeth ostenta, bem como as novas unidades da HAL, o Eurodam, Nieuw Amsterdam entre outros. Já o Azura, realiza escala na Madeira, também no decorrer de um cruzeiro pelo Atlântico Norte. Proveio de Southampton e larga pelas 18h00 rumo a Santa Cruz de La Palma.
Quanto ao Queen Elizabeth, permanece atracado até às 23h59, hora da sua largada.
Uma recepção calorosa que só não foi melhor graças às torrenciais chuvas que se fizeram sentir durante quase todo o dia e que na baixa citadina ameaçaram o pânico, verificando-se algumas ruas inundadas e efectivamente encerradas.
(©) Text Copyrights; Texto com direitos: João Abreu, Funchal.(©) Images Copyrights; Imagens com direitos: Sergio Ferreira e João Abreu, Funchal.

Sem comentários: