sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cabo Avelar Pessoa

Navio de transporte de passageiros para a ilha Berlenga. É o único com certificação do IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, basicamente a instituição governamental que rege os transportes marítimos em Portugal), para operar nesta ilha (ligação entre Peniche e o cais acostável da ilha da Berlenga).
O Cabo Avelar Pessoa foi o nome escolhido para esta embarcação em homenagem ao cabo com o mesmo nome a quem está também associado um episódio importante ligado à ilha da Berlenga. Pode ler essa história AQUI, assim como ficar a conhecer mais alguns pormenores sobre esta embarcação, com projecto em base no casco de um pesqueiro.
Principais características técincas do Cabo Avelar Pessoa, segundo o site da empresa que o opera a Viamar:

Comprimento25.53m
Boca6.80m
Pontal2.60m
Tonelagem de arqueção bruta162,69 ton.
Lotação185 passageiros
Meios de Salvação8 jangadas de 25 pessoas (total de 200 pessoas); 209 coletes individuais (189 adultos + 20 criança)
Propulsão2 motores Penta Volvo de 370cv cada
Sistema de navegação1 agulha magnética, 2 radares e 2 rádios

Cabo Avelar Pessoa fundeado na ilha Berlenga em Agosto de 2010
A chegar ao cais de passageiros da ilha Berlenga.

O único problema neste navio é mesmo só o facto de ter um casco que mais lembra um pesqueiro, do que um navio de transporte de passageiros. O acesso ao mesmo também é muito rudimentar e inadequado aos dias que correm no que concerne ao transporte de passageiros, nomeadamente entrada e saída no navio. Contudo é uma grande aventura experimentar uma viagem neste tipo de embarcação pelo que recomenda-se vivamente o Cabo Avelar Pessoa a todas as pessoas que gostem de navegar e de sentir um navio saltar nas ondas. É uma viagem espectacular!
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins, Lisboa.

Sem comentários: