quinta-feira, 17 de junho de 2010

Blog em viagem......Porto de Hamburgo, Alemanha

Foi recente a visita do Blog Sergio@Cruises, ao porto de Hamburgo na Alemenha. A cidade de Hamburgo está separada do mar, com o porto localizado a 110 km da foz do Rio Elba, que passa no coração da cidade. É a segunda maior cidade da Alemanha, com 1,8 milhões de habitantes, abriga o maior porto do país. É chamado na Alemanha" Gateway to the World ", pois é o maior porto da Alemanha. É o terceiro maior porto da Europa (depois do porto de Roterdão, na Holanda e do porto de Antuérpia, Bélgica), em termos de número de contentores movimentados, é o segundo maior da Europa, e maior nono a nível mundial. O porto ocupa uma área de 73,99 km ² (64,80 km ² de utilização), dos quais 43,31 km ² são áreas de terra. O local é, naturalmente, favorecido por uma ramificação do rio Elba, criando um lugar ideal para um complexo portuário com armazenagem e instalações de transbordo. O seu antigo porto fluvial situava-se no local onde é hoje a doca entre o Nikolaifleet e a Ost-West Strasse, a dois passos da principal praça Rathaus, o centro da cidade. Este porto transformou-se rapidamente num importante centro de trocas comerciais, no qual importava-se tabaco, café, chá, arroz, algodão, madeiras nobres, cana-de-açúcar, vinho, aço, carvão e zinco, e simultaneamente exportavam-se os produtos da indústria de Hamburgo: açúcar, licores, charutos, mobiliário, maquinaria industrial, produtos químicos e instrumentos musicais. O volume de negócios é enorme. Na segunda metade do século XIX, a cidade de Hamburgo era a cidade comercial mais importante da Europa e o segundo porto depois de Londres. Nesta cidade podemos ver uma estátua ao grande navegador português Vasco da Gama e do C. Columbus lembrando grandes momentos maritímos. O porto de Hamburg foi crescendo, foram necessário criar novas enseadas ao longo do Elba, com amarradouros e ancoradouros que se estendiam à sua volta, tanto para montante como para jusante. A cidade de Hamburgo é também um destino principal de cruzeiros, como podemos verificar o novo terminal de cruzeiros, com o navios de cruzeiros MSC Poesia e o Amadea no dia 30 de Maio, mas também é um local importante para a construção naval, pois é onde se situa os históricos estaleiros Blohm + Voss shipyards. Um estaleiro que foi construído na ilha de Kuhwerder, em frente da Cidade de Hamburgo, que abrange 15 mil m², com 250 m de frente de água e três grandes docas secas para construção, no qual duas adequadas para os navios com mais 100 metros de comprimento. O porto de Hamburgo é também uma das maiores atrações de Hamburgo, não só como a vida de centro industrial e logística, mas também como pano de fundo para a cultura moderna e da história dos portos. Entre estes estão os navios vários museus como o cargueiro nuclear Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers (antiga Sagres), teatros musicais, bares, restaurantes e hotéis e até mesmo uma igreja barco flutuante Existe muitas que empresas que oferecem passeios de barco ao longo do rio. É nesta cidade que está a famosa companhia alemã, Hapag Lloyd, que actualmente é uma das maiores companhias de navios de porta-contentores e tem os navios de cruzeiros Europa, Bremen, C.Columbus e Hanseatic.

(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bonitas fotos de Hamburgo. Gosto especialmente daquela onde se pode ver o Baco-Liner 2 na doca flutuante. Não é todos os dias que se pode ver um “barge carrier” em doca seca com as portas abertas. Gosto muito deste navio e dos seus dois irmãos.
Cumprimentos.

barconauta_ disse...

Ainda bem que alguém me esclareceu que tipo de navio era aquele, pois para ferry estava a achar muito estranho! Afinal é um porta barcaças, navios comuns ali pelas zonas... Penso que a origem destes navios é anterior à existência dos contentores, mesmo assim é engraçado ver como ainda resistem no mercado!

Anónimo disse...

Estes navios fazem viagens do norte da Europa a países da costa ocidental de Africa, como por exempo a Nigéria ou a Costa do Marfim. Como não podem atracar em alguns portos que ficam no interior de alguns rios, os navios fundeam e descarregam a sua carga para bordo de barcaças que depois são rebocadas até aos portos. Acho que cada navio pode transportar até 30 barcaças e uns 600 contentores.Foram cosntruídos nos finais dos anos setenta, se não me engano em Emden.

barconauta_ disse...

Não fazia ideia que operavam em África, pensei que era apenas nos rios Alemães e Holandeses, assim ali por aquela zona, afinal até nos passam ao lado. Pode ser que um dia tenham de fugir ao mau tempo e entrem no Tejo, ou por outra razão qualquer cá venham parar.

Anónimo disse...

Sim, costumam operar entre o norte da Europa e África. Pode ser que um dia tenham que vir refugiar-se no Tejo! Seria uma boa opurtunidade para vê-los melhor.
Ainda sobre este navios... O Baco-Liner 1 sei que foi construído em 1979. Os outros dois sinceramente não sei se foram construídos no mesmo ano. Talvez tenham sido construídos posteriormente.
Gosto muito destes navios e acho muito interessante todos os navios que transportam barcaças e todo o processo de carga e descarga.
Cumprimentos.