domingo, 6 de junho de 2010

Caravela dos Descobrimentos no Funchal

Para provar que o porto do Funchal recebe navios de todos os tamanhos e feitios, chegou hoje uma caravela ou neste caso, uma réplica de uma caravela utilizada na Era dos Descobrimentos típica dos séc. XV e XVI.
Trata-se da caravela portuguesa Vera Cruz, uma das mais fiéis réplicas das embarcações da Era dos Descobrimentos, construídas pelos portugueses para navegar os mares, enfrentando o desconhecido à procura de novas terras.
Registada em Vila do Conde, foi precisamente nessa mesma cidade portuguesa onde se deu a sua construção, no estaleiro naval da Vila do Conde no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil.
A caravela é propriedade da Aporvela(Associação Portuguesa de Treino e Vela) e destina-se à instrução, em especial da camada jovem, sendo que para tal, participa em regatas próprias e foca à formação no comando destas embarcações.
Em vários portos nacionais, nomeadamente Lisboa, são milhares os estudantes, que embarcam na Vera Cruz no âmbito de visitas de estudo, para se sensibilizarem com os equipamentos e meios de navegação utilizados pelos portugueses durante os descobrimentos.
Para além de ter efectuado várias viagens entre portos nacionais, destacam-se as realizadas ao estrangeiro, principalmente a Bruges(Bélgica) e St. Malo(França).
Fotos: © João Abreu.

Sem comentários: