segunda-feira, 7 de junho de 2010

Independência mexeu-se...

O Independência (ex-Gimle Bird) antigo catamarã, propriedade do Governo Regional da ilha da Madeira e que assegurou a ligação com a ilha do Porto Santo durante largos anos encontra-se atracado em Lisboa, no cais da Rocha Conde de Óbidos. Este navio foi vendido no final do ano de 2008, deixando assim de ser propriedade da ilha da Madeira. Chegou a Lisboa a 23 de Dezembro do mesmo ano, sendo a sua partida do Funchal e a chegada a Lisboa sido registada por nós. O Independência, ainda se encontra com a matrícula do porto do Funchal (FN-233-TL), contudo não ostenta nenhuma bandeira em mastro nenhum. Com o IMO7808035, o Independência tem apenas 31,52m de comprimento por 9,73m de boca e 3,39m de calado. Como velocidade máxima pode atingir os 36 nós, um verdadeiro peixe voador sobre as águas. Tem 321t de arqueação bruta. Chegado a Lisboa dirigiu-se para os estaleiros do Seixal, onde permaneceu até ontem, data em que regressou a Lisboa, evidenciando sinais de não terem sido efectuadas quaisquer obras a bordo que sejam visíveis exteriormente. O navio apresenta sinais de degradação, e não possui todos os meios de salvamento (balsas) visíveis. Contudo os símbolos da região autónoma da Madeira ainda continuam bem visíveis, quer na proa do navio quer no casario atrás da ponte de comando deste catamarã de 1980. O Independência possui um único salão com cadeiras que pode acomodar até 244 passageiros sentados. A sua saída mantém-se em sigilo, mas presume-se que possa vir a abandonar Lisboa ainda esta semana (talvez hoje pela manhã), para um destino que se desconhece. Quem souber pormenores sobre o futuro do navio agradece-se que partilhe connosco essa informação. Entretanto aqui fica o registo das imagens recolhidas ontem ao final da tarde junto do mesmo, no cais da Rocha, junto aos rebocadores da mesma empresa que o adquiriu. [Este foi um dos primeiros navios em que o autor do artigo sulcou as ondas do oceano Atlântico, entre as ilhas do Porto Santo e da Madeira.]
Texto e fotos ©:Ricardo Martins, Lisboa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Descobri isto na internet:


http://websig.hidrografico.pt/idamar/anavnet/NAVTEX/PrintNavtex.aspx?ID=3952724&NAVTEX=GA38&Station=G

Aviso à Navegação

GA38
MONSANTORADIO
071230 UTC JUN 10
NAV. WARNING 1196/10

PORTUGAL-PORTUGAL CONTINENTAL
-COSTA OESTE-LISBOA/VILA DO
CONDE
REBOCADOR PONTA DO GARAJAU
(PO/S-57-RC) REBOCA
CATAMARAN INDEPENDENCIA
(PO/FN-233-TL) ENTRE O PORTO
DE LISBOA E O PORTO DE VILA
DO CONDE
COMPRIMENTO TOTAL DO REBOQUE
ETD PORTO LISBOA 071200 JUN10
HORAS LOCAIS.
ETA PORTO DE VILA DO CONDE
09JUN10 AM.
SOLICITA-SE RESGUARDO.
NNNN


Parece que o Independência está ser rebocado pelo Ponta do Garajau até Vila do Conde. Se assim for, é o reencontro de dois navios que no passado operaram na Madeira.
Cumprimentos.

barconauta_ disse...

Obrigado pela informação Mar da Palha.
Agora vamos aguardar pelo destino dele...
O engraçado foi constatar como duas coisas tão pequenas seguiram num reboque que tinha 400 m de comprimento. Nem sei como tinham cabos para tanto!