sábado, 9 de janeiro de 2010

"Monge" nos Açores

O "Monge" da Marinha de Guerra Francesa, está de visita à ilha de S. Miguel nos Açores. Está no porto de Ponta Delgada desde o dia 8 de Janeiro. Destinado a acompanhar testes de mísseis balísticos e tácticos disparados da costa francesa ou a partir de submarinos em imersão e a cooperar em operações envolvendo o seguimento de satélites e a observação de alvos no espaço próximo. Construído pelos Chantiers de l'Atlantique, em Saint-Nazaire, o navio entrou ao serviço a 4 de Novembro de 1992, substituindo o navio de ensaios Henri Poincaré, que estava ao serviço desde 1968. O navio tem como patrono o matemático francês Gaspard Monge (1746-1818).
Com base em Brest, na França as missões mais comuns do Monge são o estudo da trajectória de mísseis balísticos e tácticos, o seguimento de satélites a coordenação de operações de lançamento e seguimento de alvos aéreos. Inclui ainda um sistema sofisticado de observação meteorológica e aerológica e sofisticados equipamentos de telecomunicações. O Monge pode ainda ser adaptado a navio-hospital, dispondo para tal de enfermarias, equipamentos de radioscopia e salas para cirurgia, reanimação e cuidados intensivos.
Antes de cada disparo de mísseis, o navio posiciona-se próximo da zona receptáculo, o local onde os projécteis devem cair após 15 a 20 minutos de voo. Para este efeito são em geral utilizadas duas áreas: uma a cerca de 3 000 km da costa francesa, a noroeste dos Açores e a outra a 6 000 km, frente à costa brasileira.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: António Simas, Ponta Delgada-Açores

Sem comentários: