O novo terminal ficará situado na extensão do actual terminal de Santa Apolónia. Terá capacidade para receber vários navios em simultâneo (5navios de 2oom de comprimento) e dotará esta zona da cidade com infraestruturas modernas, contribuindo para o reaproveitamento e melhoramento de uma zona que actualmente se encontra bastante abandonada muito pouco activa.
Neste momento procede-se ao avanço do cais sobre o rio, para permitir a acostagem de navios de calados superiores aos actuais -8m ZH de cota (em relação ao Zero Hidrográfico) oferecidos pelo actual cais de Santa Apolónia, com 400m de comprimento. A extensão, neste momento em execução, terá -12m de cota (ZH) e está preparada para poder ser dragada e oferecer -14m de cota(ZH). A obra estende-se desde a doca da Marinha, espaço militar, até ao actual cais de Santa Apolónia, numa extensão de aproximadamente 650m. A obra irá incluir o fecho da Doca do Terreiro do Trigo e consequente desaparecimento desta, procedendo-se à consolidação e tratamento dos substratos lodosos da mesma.
Neste momento procede-se à colocação de estacas no rio, colocação de lages e vigas pré-fabricadas e betonagem do tabuleiro de avanço sobre o rio. Procede-se também ao reforço dos cais existentes, que não se encontravam em condições de serviço adequadas. A conclusão da obra está prevista para o terceiro trimestre de 2010 e incluirá ainda a nova gare de passageiros, em complemento das infraestruturas actualmente em execução.
Sem comentários:
Enviar um comentário