domingo, 9 de junho de 2019

O Navio Hospital Gil Eannes em Viana do Castelo, Portugal

 Construído em Viana do Castelo em 1955, o Navio Hospital Gil Eanes, apoiou décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia, agora é um navio Museu da Fundação Gil Eannes aberto a visitas.
Desativada a frota bacalhoeira, em que dava apoio o Navio Hopsital Gil Eannes estava abandonado nas docas de Lisboa, durante muitos anos.
 Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do rio Lima, depois de restaurado, foi aberto ao público em 19 de agosto de 1998, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo. 


Desde então o Navio Hospital Gil Eannes está na antiga doca comercial de Viana do Castelo, em que a Fundação Gil Eannes, tem tido como objetivo ter espaço museológico marítimo, contribuindo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico a mais de 20 anos. 
Os visitantes podem visitar diversos espaços do navio, como a ponte de comando, casa das máquinas, cozinha, padaria e diversos camarotes bem como, os espaços  que integram a zona hospitalar o consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias e bloco operatório, permitindo conhecer a história do Navio Hospital Gil Eanese, nos tempos da pesca do bacalhau que se fazia nos mares da Terra Nova e Gronelândia
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: