domingo, 28 de abril de 2019

Estreia do Nieuw Statendam na Terceira, Açores

Escala inaugural do navio de cruzeiros "Nieuw Statendam", da companhia Holland America Line, hoje à Praia da Vitória, na ilha Terceira nos Açores.
Proveniente do porto de Fort Lauderdale , na Flórida atracou pelas 10h, no Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira e ruma pelas 18h, com destino ao porto de Ponta Delgada, nesta viagem transatlântica de 14 dias, dos Estados Unidos para a Europa.
O Nieuw Statendam iniciou atividade a 6 de dezembro de 2018 e foi o segundo navio construído segundo o projeto Pinnacle. À semelhança da maioria dos navios da Holland America Line, coube aos estaleiros italianos de Fincantieri a concretização de mais este projeto. Possui cerca de 100 mil toneladas de arqueação bruta, 297 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado, com capacidade para acomodar 2600 passageiros e 1100 tripulantes. Nesta viagem, encontram-se a bordo 2515 passageiros e 993 tripulantes e a escala inaugural nos Açores ocorre no âmbito de um cruzeiro de 15 dias que liga Fort Lauderdale a Amesterdão. A madrinha do navio é a conhecida apresentadora televisiva/atriz norte-americana Oprah Winfrey.  Para o dia 29, está programada a escala inaugural do Zuiderdam. Esta estreia integra-se num cruzeiro transatlântico eastbound, iniciado no passado dia 21 do corrente, em Fort Lauderdale, e tem como destino último a cidade de Copenhaga. Os 1870 passageiros e 787 tripulantes, para além da Praia da Vitória, vão ainda visitar as cidades de Cherbourg, Zeebrugge e Amesterdão
. Inaugurado em dezembro de 2002, o Zuiderdam também foi construído na Itália e pelos mesmos estaleiros que o Nieuw Statendam. Todavia, o Zuiderdam foi o primeiro navio da aclamada classe Vista, uma classe que marcou uma década na construção naval de navios de cruzeiros. Com 285 metros de comprimento, 32 metros de boca e os 7,8 metros de calado, possui 82,305 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 2272 hóspedes e 880 tripulantes. No entanto, outras companhias vão fazer escala nesse período. No último dia de abril, regresso do conhecido Oriana para a terceira de quatro escalas previstas para o corrente ano, e no primeiro de maio o Porto de Pipas deverá ser o cenário de mais uma visita protagonizada por um habitué destas paragens, o navio de cruzeiros de expedição Bremen. A escala na ilha Terceira, será uma das cinco visitas agendadas a outras tantas ilhas açorianas, naquele que é um segmento do turismo de cruzeiros cada vez mais relevante no contexto açoriano. Entre passageiros e tripulantes, num espaço de apenas quatro dias, estimamos que estas quatro escalas representem um movimento de cerca de nove mil pessoas na Terceira.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Porto do Porto da Vitória, Terceira-Açores.

Sem comentários: