O navio Pacific Dream, da Pullmantur, regressou hoje a Lisboa em mais
um dos seus cruzeiros com embarques/desembarques em Lisboa. Visitante habitual para o Verão de 2010 neste porto, o navio ficará por cá até final de Setembro, efectuando sempre o mesmo itinerário. Uma opção de férias acessível e preparada especialmente para o mercado Português. Como é hábito o navio procedeu também ao embarque de mantimentos, provenientes de Espanha, o país sede da Pullmantur. Este é um tipo de negócio ao qual devem as entidades competentes ter atenção, pois de certeza absoluta que o mercado Português tem capacidade de resposta para o fornecimento a navios de cruzeiro, daí que este seja um ponto a trabalhar seriamente e imperdoável para quem trabalha no sector uma vez que está a prejudicar a economia nacional. É urgente corrigir esta situação e evitá-la de todo, o mais rápido possível com algo a que se chama trabalho.
O navio atracou no terminal de Santa Apolónia, montante, e uma vez mais confundiu os passageiros que se dirigem erradamente para o portão de serviço e não para a zona de check-in correcta na gare do terminal de passageiros de Santa Apolónia, por falta de atenção dos passageiros e de sinalização nos locais apropriados. Uma situação também facilmente corrigível com uma mera folha impressa colocada no local de passagem dos peõs para a entrada na zona errada. Esta deslocação para o portão errado implica a deslocação dos passageiros com malas, num percurso de sensivelmente 1,2 kms (ida e regresso ao ponto correcto), situação incómoda e que revela falta de atenção para com os mesmos, pela entidade cobradora de taxas portuárias. Refira-se que para a deslocação até ao navio existe serviço de autocarro em sistema "vai-vem", após a passagem pelo check-in.
Como habitual o navio rumou pelas 17h com destino ao porto de Gibraltar, levando consigo mais alguns principiantes no Mundo dos cruzeiros, originários do mercado Português, maioritariamente. O Pacific Dream, ex-Horizon de 1990, da Celebrity Cruises, companhia do Grupo Royal Caribbean, voltará a ostentar o nome original em Novembro próximo. Como curiosidade este navio é tripulado por um comandante Português, Augusto Moita, natural da Figueira da Foz. Com uma carreira no mar com mais de 30 anos, este comandante já passou também pelos comando dos navios, Sky Wonder, Zenith e Empress também da Pullmantur. Uma situação normal na Pullmantur, empresa em que trabalham alguns Portugueses ligados ao mar/navios. Foi remodelado o ano passado (2009), e tem como dimensões principais 208m de comprimento por 29m de largura. Navega sob a bandeira da ilha de Malta.
Texto e fotos ©: Ricardo Martins, Lisboa.
Foto do Comandante Augusto Moita: autor desconhecido.
Sem comentários:
Enviar um comentário