Com o seu perfil a lembrar os navios porta-aviões, aportou pelas 08:30, sempre com o auxílio constante do Ponta do Pargo, que apoiou na manobra pela popa a bombordo como também na acostagem.
O MM San Giusto, um navio 100% italiano, desenvolvido pela Marinha Italiana e construído em solo italiano, está especializado no transporte e assalto anfíbio, embora exerça maioritariamente operações de instrução.
Especificamente concebido para o desembarque de tropas e veículos em terreno inapropriado, o San Giusto está dotado de um sistema RO/RO para desembarque em terra, possui vários meios para um desembarque rápido e eficiente, por intermédio das suas lanchas localizadas a bombordo e de meios aéreos capazes de elevar pesada carga.
O navio italiano, está preparado para transportar, tanto na doca
Já a nível aéreo, o seu deck de voo possui 3 heliportos, que podem receber até 3 helicópteros do modelo Sea King SH-3D, e um hangar localizado no casario para a efectiva manutenção e reabastecimento dos meios aéreos.
A empresa Diesel Engine Division do grupo Fincantieri, desenvolveu para o San Giusto 2 motores diesel distribuídos em 2 propulsores, que graças aos 4 geradores diesel Fincantieri GMTB 230.6 com uma potência de 3,080 kW proporcionam ao navio uma velocidade máxima de 21 nós. A velocidade económica é de 16 nós, onde a esta velocidade a autonomia do navio é de 7,500 milhas náuticas.
Fotos e Texto: © João Abreu.
1 comentário:
Excelentes fotos.
Saudações maritimas,
Sergio Ferreira
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