segunda-feira, 19 de julho de 2010

MM San Giusto no Funchal em campanha de instrução

O San Giusto na sua grande viagem de instrução para cadetes do 2º ano da Academia Naval italiana, procede de Livorno(onde deu inicio a este campanha) e permanece no Funchal até Sexta, quando largar para uma viagem transatlântica. No velho continente irá escalar St. George(Ilhas Caimão-Caraíbas), Boston, Halifax(Canadá) e no regresso Ponta Delgada. Termina esta longa campanha a 17 de Setembro.
Com o seu perfil a lembrar os navios porta-aviões, aportou pelas 08:30, sempre com o auxílio constante do Ponta do Pargo, que apoiou na manobra pela popa a bombordo como também na acostagem.
O MM San Giusto, um navio 100% italiano, desenvolvido pela Marinha Italiana e construído em solo italiano, está especializado no transporte e assalto anfíbio, embora exerça maioritariamente operações de instrução.
Incorporado na classe trigémia San Giorgio, projectada pela Marinha Italiana e a única de assalto anfíbio na frota da Armada actualmente, o San Giusto com nº de amura L9894, foi o último a entrar em actividade da mesma, em 1994 após construção em Génova nos estaleiros de Sestri Ponente do grupo Fincantieri na doca de Riva Trigoso.
Especificamente concebido para o desembarque de tropas e veículos em terreno inapropriado, o San Giusto está dotado de um sistema RO/RO para desembarque em terra, possui vários meios para um desembarque rápido e eficiente, por intermédio das suas lanchas localizadas a bombordo e de meios aéreos capazes de elevar pesada carga.
O navio italiano, está preparado para transportar, tanto na doca interior como no chamado deck de voo, 30 tanques de dimensão média ou então 36 veículos blindados especializados.
Já a nível aéreo, o seu deck de voo possui 3 heliportos, que podem receber até 3 helicópteros do modelo Sea King SH-3D, e um hangar localizado no casario para a efectiva manutenção e reabastecimento dos meios aéreos.
A empresa Diesel Engine Division do grupo Fincantieri, desenvolveu para o San Giusto 2 motores diesel distribuídos em 2 propulsores, que graças aos 4 geradores diesel Fincantieri GMTB 230.6 com uma potência de 3,080 kW proporcionam ao navio uma velocidade máxima de 21 nós. A velocidade económica é de 16 nós, onde a esta velocidade a autonomia do navio é de 7,500 milhas náuticas.
Fotos e Texto: © João Abreu.

1 comentário:

SERGIO@CRUISES disse...

Excelentes fotos.
Saudações maritimas,
Sergio Ferreira