Chegou ontem pelas 12h30, o mega-iate LADY CHRISTINE ao porto do Funchal. Com procedência do porto de Jersey, escalou a ilha da Madeira para reabasteceimento e descanso da tripulação e vai rumar no dia 6 de Agosto a Palma Mallorca. Construído pelos Feadship, foi lançado no Royal Van Lent Shipyard , a 19 de julho de 2010, quando o Feadship Lady Christine foi entregue aos seus proprietários. Criada para o proprietário de iates experiente, Lady Christine tem um design diferente com um radical exterior desenhado por De Voogt Naval Architects e um interior superyacht notável estréia do designer britânico Rodney Black. Os proprietários são tão encantado com sua nova aquisição que concordaram em mostrar no próximo Yacht show do Monaco. O perfil da bela exterior de Lady Christine combina uma vasta gama de características modernas e contemporâneas com influências assinadas pela Feadship. A forma geral do barco é definido pela decisão de criar uma plataforma, incluindo uma sala de observação privada acima da casa do leme. Isso exigiu uma abordagem a dois níveis que aumenta significativamente o volume do iate. Destaques do interior elaborar incluem uma sala de cinema para oito no andar inferior, a sala de jantar no convés principal, entrada principal é sensacional, pois se abre a uma escada em espiral e em estilo geral do iate toma sua sugestão de uma forma primitiva de art déco. O Lady Christine tem acomodações de luxo que trazem o melhor do espaço amplo disponível. O proprietário da plataforma inclui um feixe de cabine completa, dois estudos separados, sala de observação completa do feixe e ginásio. Oito hóspedes irão desfrutar os quatro grandes camarotes do andar inferior e tem capacidade para 19 membros da tripulação.
sábado, 31 de julho de 2010
Mega-iate Lady Christine no Funchal
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Pacific Dream de regresso
O navio Pacific Dream, da Pullmantur, regressou hoje a Lisboa em mais
um dos seus cruzeiros com embarques/desembarques em Lisboa. Visitante habitual para o Verão de 2010 neste porto, o navio ficará por cá até final de Setembro, efectuando sempre o mesmo itinerário. Uma opção de férias acessível e preparada especialmente para o mercado Português. Como é hábito o navio procedeu também ao embarque de mantimentos, provenientes de Espanha, o país sede da Pullmantur. Este é um tipo de negócio ao qual devem as entidades competentes ter atenção, pois de certeza absoluta que o mercado Português tem capacidade de resposta para o fornecimento a navios de cruzeiro, daí que este seja um ponto a trabalhar seriamente e imperdoável para quem trabalha no sector uma vez que está a prejudicar a economia nacional. É urgente corrigir esta situação e evitá-la de todo, o mais rápido possível com algo a que se chama trabalho.
O navio atracou no terminal de Santa Apolónia, montante, e uma vez mais confundiu os passageiros que se dirigem erradamente para o portão de serviço e não para a zona de check-in correcta na gare do terminal de passageiros de Santa Apolónia, por falta de atenção dos passageiros e de sinalização nos locais apropriados. Uma situação também facilmente corrigível com uma mera folha impressa colocada no local de passagem dos peõs para a entrada na zona errada. Esta deslocação para o portão errado implica a deslocação dos passageiros com malas, num percurso de sensivelmente 1,2 kms (ida e regresso ao ponto correcto), situação incómoda e que revela falta de atenção para com os mesmos, pela entidade cobradora de taxas portuárias. Refira-se que para a deslocação até ao navio existe serviço de autocarro em sistema "vai-vem", após a passagem pelo check-in.
Como habitual o navio rumou pelas 17h com destino ao porto de Gibraltar, levando consigo mais alguns principiantes no Mundo dos cruzeiros, originários do mercado Português, maioritariamente. O Pacific Dream, ex-Horizon de 1990, da Celebrity Cruises, companhia do Grupo Royal Caribbean, voltará a ostentar o nome original em Novembro próximo. Como curiosidade este navio é tripulado por um comandante Português, Augusto Moita, natural da Figueira da Foz. Com uma carreira no mar com mais de 30 anos, este comandante já passou também pelos comando dos navios, Sky Wonder, Zenith e Empress também da Pullmantur. Uma situação normal na Pullmantur, empresa em que trabalham alguns Portugueses ligados ao mar/navios. Foi remodelado o ano passado (2009), e tem como dimensões principais 208m de comprimento por 29m de largura. Navega sob a bandeira da ilha de Malta.
Texto e fotos ©: Ricardo Martins, Lisboa.
Foto do Comandante Augusto Moita: autor desconhecido.
Acidentes com o MSC Splendida e Emerald Princess.
MSC Splendida
Esta semana aconteceram dois acidentes relacionados a navios de cruzeiros ao redor do mundo. O primeiro foi no dia 25 de Julho, este foi também o mais grave. Já que causou uma morte. Neste dia, por volta das 14:10, o MSC Splendida estava atracado no porto de gênova na Itália, e efetuava operações de embarque normalmente. Porém, um incidente afetou 2 passageiros espanhóis, levando um deles a morte. O incidente foi causado pela sedimento de umas das pontes levadiças que fazem a ligação entre o navio e a Estação Marítima de Gênova. Este não é o primeiro acidente do tipo envolvendo um navio da classe Fantasia, em dezembro de 2008, o recém inaugurado MSC Fantasia se envolveu com um acidente parecido, em Palma De Mallorca.
Esta semana aconteceram dois acidentes relacionados a navios de cruzeiros ao redor do mundo. O primeiro foi no dia 25 de Julho, este foi também o mais grave. Já que causou uma morte. Neste dia, por volta das 14:10, o MSC Splendida estava atracado no porto de gênova na Itália, e efetuava operações de embarque normalmente. Porém, um incidente afetou 2 passageiros espanhóis, levando um deles a morte. O incidente foi causado pela sedimento de umas das pontes levadiças que fazem a ligação entre o navio e a Estação Marítima de Gênova. Este não é o primeiro acidente do tipo envolvendo um navio da classe Fantasia, em dezembro de 2008, o recém inaugurado MSC Fantasia se envolveu com um acidente parecido, em Palma De Mallorca.
Emerald Princess
O incidente do Emerald Princess foi menos grave aconteceu no dia 26 de Julho, quatro horas depois de o Emerald Princess ter deixado o porto de Fort Lauderdale, nos E.U.A. O navio perdeu toda a força, e ficou sem propulsores, ar condicionado e outros serviços enquanto a força era re-estabelecida. A companhia disse, que não houve perigo algum para passageiros, tripulantes ou o navio. O navio perdeu a energia às 18:30, e só voltou a contar com ela após as 23 horas. Logo após a energia voltar o navio, que tem somente três anos, foi inspecionado pela Guarda Costeira dos E.U.A., e foi liberado para continuar a viagem. Porém, o navio teve que cancelar a escala que aconteceria no dia seguinte, em Princess Cays, uma praia particular da Princess no Caribe. A Princess informou, que compensará os passageiros pelo transtorno, e pela escala perdida.Texto: (©) Copyright Daniel Capella. Imagens: (©) Copyright Sérgio Ferreira (MSC Splendida), Funchal e Robert Smith (Emerald Princess), Rotterdam.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Cruzeiros de Verão no Atlântico
O porto do Funchal recebeu a dupla de navios de cruzeiros Costa Mediterranea e Grand Voyager. Logo pela manhã, atracou pelas 7h, na ponta do molhe da pontinha, o Costa Mediterranea desde Tenerife, no seu cruzeiro de 11 noites, com saídas quizenais de Savona em Itália. Vai rumar pelas 17h ao porto de Málaga, com a sua habitual passagem à Ponta do Garajau, para cumprimentos ao Cristo-Rei, no Caniço. O Grand Voyager da Ibero Cruceros, procedente de Vigo chegou pelas 8h30 à pontinha. Desde o dia 30 de Abril tem escalado o Funchal regularmente , nos cruzeiros de Verão que se prolonga até Setembro e hoje pelas pelas 16h vai rumar ao porto de Tenerife. Também no porto do Funchal, estava o NRP Creoula, da Marinha Portuguesa, após uma escala de três dias rumou hoje a Lisboa pelas 10h.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.
Mona Lisa será novamente Kungsholm?
O navio Kungsholm (Actual Mona Lisa), postal da Swedish America Line. |
O Mona Lisa poderá vir a receber o seu nome original. Caso isso aconteça, significará o escape do navio às sucatas de Alang, que desde à muito lhe andam a piscar o olho. O anjo da guarda do navio chama-se Sr. Lars Hallgren. Este empresário Sueco, pretendia levar o navio para Gotemburgo, mas cinco anos de negociações não foram suficientes e agora a hipótese é a negociação com o porto de Estocolmo, que tem vindo a mostrar-se receptivo a poder receber o navio num cais com atracação definitiva. Os planos iniciais, tendiam para a conversão do navio em todo o seu estilo original, como o caso da reposição da chaminé original e da retirada dos tombadilhos adaptados posteriormente à superstrutura. Neste momento os planos passam por inicialmente colocar o navio em Estocolmo a servir como pousada para poder receber jovens, um plano ainda embrionário, mas que está a captar a atenção da administração deste porto. Contudo estes planos não poderão concretizar-se logo após findo o prazo de contrato com a Holiday Kreuzfahrten, que é já no próximo mês de Agosto. Recorde-se que após findo este prazo o navio terá de ser submetido a inúmeros trabalhos de conversão, caso alguém queira continuar a operar com ele, pois este é mais um dos navios que não cumpre os critérios da convenção marítima internacional para a salvaguarda da vida humana no mar (SOLAS 2010). Este é um caso que pretendemos acompanhar e esperar para ver qual o desfecho.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Desde Savona.
Em um novo cruzeiro desde Savona nos visita depois de tocar em Casablanca (Marrocos) e Arrecife de Lanzarote, o navio Costa Mediterranea que partiu mais uma hora demore, 1800h, do que nos têm acostumados, os navios de Costa Crociere no seu trânsito para Funchal.
En un nuevo crucero desde Savona nos visita después de tocar en Casablanca (Marruecos) y Arrecife de Lanzarote, el buque Costa Mediterránea que partió una hora más tarde, 1800h, de lo que nos tienen acostumbrados los buques de Costa Crociere en su tránsito hacia Funchal.
En un nuevo crucero desde Savona nos visita después de tocar en Casablanca (Marruecos) y Arrecife de Lanzarote, el buque Costa Mediterránea que partió una hora más tarde, 1800h, de lo que nos tienen acostumbrados los buques de Costa Crociere en su tránsito hacia Funchal.
Independence of the Seas
Após o desembarque do piloto |
O navio Independence of the Seas, voltou a marcar, hoje, presença no porto da capital Portuguesa. Uma presença regular daquele que já foi o maior navio do mundo, em portos Portugueses. Um excelente sinal da capacidade atractiva que podemos oferecer ao mercado de
A sair do Cais de Alcântara |
Passando pela torre VTS |
cruzeiros. Um facto curioso sobre este navio e relacionado com o shipspotting, é que não podemos contar com atrasos da sua parte, pois é um navio muito pontual. E hoje não foi excepção, pois saiu às 16:50h quando a sua saída estava agendada para as 17h, rumo a Vigo. De referir que por vezes os navios chegam a ter atrasos de até meia hora, sendo atrasos normais, uma vez que depois são facilmente recuperáveis em navegação, e não afectam os horários programados previamente. O Independence of the Seas teve precedência de Cádiz e entrou em Lisboa pelas 7:30h de hoje. Foi o único navio de cruzeiros a marcar presença no porto. Registamos a sua saída do cais de Alcântara e o desembarque do piloto em Algés, conjuntamente com a sua passagem pela torre de controlo de tráfego marítimo do porto de Lisboa, mais conhecida como torre VTS (Vessel Trafic Service).
Texto e fotos,© :Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
Sucata de navios de Alho Vedros, Portugal
A empresa de Reciclagem de Sucatas BATISTAS, S.A. foi constituída em 7 de Julho de 1995, tem este estaleiro de desmantelamento Naval localizado em Alhos Vedros no concelho da Moita.
A maioria dos materiais metálicos recebidos na empresa são submetidos a um processo de corte e fragmentação, seguidos de triagem mecânica (separação de metais ferrosos, metais não ferrosos e resíduo resultante do processo mecânico), de triagem manual (posterior à primeira, assegura um maior grau de eficácia na separação dos materiais) e do despoeiramento. Deste processo resultam os metais ferrosos, que são enviados para a Siderurgia Nacional, os metais não ferrosos, que são conduzidos para fundições da especialidade, e os resíduos de fragmentação, que após triagem são encaminhados para destino ambientalmente adequado. Neste local podemos verificar vários rebocadores antigos, pesqueiros e também um cargueiro em fase final de desmantelamento.
A maioria dos materiais metálicos recebidos na empresa são submetidos a um processo de corte e fragmentação, seguidos de triagem mecânica (separação de metais ferrosos, metais não ferrosos e resíduo resultante do processo mecânico), de triagem manual (posterior à primeira, assegura um maior grau de eficácia na separação dos materiais) e do despoeiramento. Deste processo resultam os metais ferrosos, que são enviados para a Siderurgia Nacional, os metais não ferrosos, que são conduzidos para fundições da especialidade, e os resíduos de fragmentação, que após triagem são encaminhados para destino ambientalmente adequado. Neste local podemos verificar vários rebocadores antigos, pesqueiros e também um cargueiro em fase final de desmantelamento.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Rui Agostinho, Lisboa.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Celebrity Eclipse na capital portuguesa
Chegou pelas 6h30 ao porto de Lisboa, o majestoso navio Celebrity Eclipse, da companhia Celebrity Cruises. Atracou no Terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, procedente de Vigo e vai rumar pelas 17h ao porto de Gibraltar.
Images and Text copyrights/ Texto e Imagens com direitos reservados; Rui Agostinho, Lisboa
O navio Westerdam chegou a Roterdão na Holanda
O navio Westerdam da compannhia Holland American Line, chegou a Rotterdão na Holanda. Com procedência de Tenerife, onde efectou escala no dia 22 deste mês, no seu retorno da África do Sul, onde serviu de hotel flutuante durante sua estadia, nos Campeonato Mundial de Futebol 2010. Nestas imagens tiradas na entrada e sua saída ontem na zona de Rozenburg, na entrada saída do canal do porto de Roterdão. Agora vai rumar ao Mar do Norte para os seus cruzeiros de Verão, no norte da Europa.
Images and Text copyrights/Texto e imagens com direitos reservados; Frits Janse and Robert Smith; Rotterdam-Holland.
Santos bate recorde de navios.
O Porto de Santos registrou semana passada mais um recorde, mas não um do qual deve se orgulhar. Durante a tarde, a fila de navios fundeados na barra, à espera de um berço para atracar no cais, tinha 76 embarcações. Desse total, 48 – quase dois terços – aguardavam para carregar açúcar.
De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, a fila verificada na barra foi a maior registrada até ontem, neste ano. Ela se formou devido, principalmente, à alta nas exportações de açúcar nessa época do ano e às chuvas da última semana.
Santos vive o auge dos embarques da safra de açúcar, produto comum a demanda mundial crescente.E esta procura é sentida especialmente na região, que responde por cerca de dois terços das exportações desse produto no Brasil.
Porém, ainda assim, o Porto de Santos continua sendo a melhor opção do país para exportação de açúcar. Apesar da demora, o Porto de Santos continua sendo um dos portos com o menor tempo de espera do Brasil. Paranaguá semana passada somava 17 navios aguardando o embarque do produto, e a espera lá pode ser de até um mês! Texto: (©) Copyright A Tribuna.com/Imagem: (©) Copyright Daniel Capella.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Navio do século 18 encontrado no "Ground Zero"em NY
O navio era provavelmente usado como aterro para alargamento da costa Manhattan no final do século 18. Os trabalhadores estavam a escavar o local do centro subterrâneo de veículos de segurança para o futuro World Trade Center, quando atingiu uma linha resistente de vigas de madeira na posição vertical, regularmente espaçados, furando a partir de uma lama salobra cinza salpicado de conchas de ostras. Obviamente, estes eram mais do que apenas os restos do "cribbing" de madeira usada no final dos anos 18 e início do século 19 para estender a linha de costa da ilha de Manhattan vez mais para dentro do rio Hudson. Os contornos deixou claro: um comprimento de 30 pés de um navio de casco de madeira haviam sido descobertos cerca de 20 a 30 metros abaixo do nível da rua, no local do World Trade Center, o primeiro achado arqueológico como em grande escala ao longo do rio Manhattan desde 1982, quando um navio de carga do século 18. Arqueólogos e funcionários correram para o lugar, não só por causa da magnitude da descoberta, mas porque o trabalho de construção não pode ser interrompido, e porque a madeira começou a deteriorar logo que foi exposto ao ar. Talvez o mais enigmático e intrigante foi encontrar um colar de metal semicircular, vários pés de diâmetro, aparentemente apoiada sobre uma base de tijolos, construído no casco. Talvez tenha sido algum tipo de forno ou geringonça a vapor. Images Fred R. Conrad e noticia The New York Times.
Subscrever:
Mensagens (Atom)