Edição Especial
Navios-Museu Portugueses
Navio-Hospital Gil Eannes
O Navio-Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
em 1955 tendo como missão, apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e
Gronelândia.
Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a todos os
pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio
rebocador e quebra-gelos, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e
combustível aos navios da pesca do bacalhau.
A partir de 1963 passou a fazer viagens de comércio como navio frigorífico e de
passageiros, entre as campanhas de pesca, realizando a sua última viagem de
assistência à frota bacalhoeira em 1973, ano em que efectuou uma viagem
diplomática ao Brasil como embaixada flutuante de Portugal, nas recepções oferecidas
pelo então embaixador Prof. José Hermano Saraiva.
Depois de estar parado durante 18 meses, em 1975 iniciou novamente actividade
como navio comercial (frigorífico) fazendo cargas regulares de bacalhau seco da
Noruega para Lisboa, ao serviço da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau.
Ainda, nesse mesmo ano, foi requisitado pelo Governo Português para participar na
independência de Angola, como navio hospital.
Após a chegada de Angola foi novamente armado para efectuar viagens comerciais,
tendo navegado pela Noruega, Canadá, Nova Inglaterra, África do Sul, República dos
Camarões e Espanha. Entre estas viagens fez algumas paragens para manutenção
nos estaleiros de Viana do Castelo e Aveiro.
Tendo findado a sua actividade em 1984, andou de cais em cais do porto de Lisboa
até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, quando já estava profundamente
degradado e pilhado de muito do equipamento que o apetrechava.
Perante este inglorioso destino do emblemático navio hospital, a comunidade vianense
foi mobilizada, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para o trazer à cidade
onde nascera, resgatando-o à sucata para ser exposto no porto de mar de Viana do
Castelo como memória viva do passado marítimo da cidade e do país.
Inicialmente, foi constituída em 1997 a Comissão Pró-Gil Eannes, para angariar os
meios financeiros necessários para resgatar o Navio Gil Eannes ao sucateiro que o ía
desmantelar. Em 1998, aquela Comissão deu origem à Fundação Gil Eannes, actual
proprietária do navio que se propôs transformá-lo num pólo de atracção da cidade de
Viana do Castelo, tendo sempre presente a transmissão de valores e conhecimentos
das artes marítimas aos mais diversos públicos que visitam o navio.
Em Janeiro de 1998 o navio chegou à cidade que o viu nascer, e entrou directamente
nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para os primeiros trabalhos de limpeza e
reabilitação, que contaram com o apoio de várias instituições, empresas e cidadãos,
criando-se assim as condições de segurança para a sua abertura ao público em
Agosto do mesmo ano.
Numa segunda fase e com o apoio da Iniciativa Comunitária Pesca foram realizadas
outras obras de beneficiação para assegurar o sistema de esgotos, abastecimento de
águas, electricidade e aquecimento, tornando-se o navio habitável e possibilitando a
criação de uma Pousada da Juventude instalada nas antigas enfermarias, um
bar/esplanada instalado na zona das copas de mestrança e marinheiros, uma sala de
reuniões instalada na antiga sala de jantar dos oficias, uma loja de recordações e
gabinete administrativo bem como, uma sala de exposições temporárias instalada na
antiga enfermaria dos doentes contagiosos. Durante a criação daqueles serviços, o
próprio percurso de visita foi sendo alargado a novos compartimentos do navio
progressivamente reabilitados.
Hoje, os visitantes podem "navegar" pela ponte de comando, cozinha, padaria, casa
das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, bloco
operatório, diversos camarotes, capela e ainda, aceder a quatro quiosques multimédia
com diversa informação histórica e fotográfica bem como, simular virtualmente a
entrada na barra de Viana do Castelo e atracar o navio na doca comercial daquela
cidade através de um simulador de navegação instalado no convés superior.
Na terceira fase, a Fundação Gil Eannes pretende que o navio seja oficialmente
integrado na Rede Portuguesa de Museus, aumentando a sua atractividade porque,
embora tenha já recebido mais de 445 mil visitantes, necessita de meios financeiros
para reabilitar todos os espaços que são parte integrante do projecto de reconversão
definitiva do navio.
O projecto reporta-se basicamente ao restauro de todo o pavimento de madeira do
convés, que se encontra bastante degradado, e à reabilitação de espaços
museológicos como o bloco operatório que inclui laboratório de análises, sala de
esterilização, sala de desinfecção, sala de agentes físicos e antigas enfermarias e
também, do restauro de diversos camarotes localizados na zona da coberta por forma
a representar, como exposição permanente, a história do Navio-Hospital Gil Eannes e
a história da Pesca do Bacalhau. Prevê-se ainda a criação do arquivo e a biblioteca
Bernardo Santareno, escritor que foi médico deste navio hospital.
A Fundação Gil Eannes, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, apela a
todos os que sensibilizados para a história marítima e da construção naval possam
juntar-se a esta causa, e através da lei do mecenato ou de outro tipo de protocolo
possam apoiar a conclusão do projecto de reconversão do nosso e vosso emblemático
Navio-Hospital Gil Eannes.
Contactos e horários de visita:
Fundação Gil Eannes
Navio Gil Eannes
Doca Comercial
4900-321 VIANA DO CASTELO
Tel. 258 809 710
Fax 258 809 719
www.fundacaogileannes.pt
geral@fundacaogileannes.pt
Verão: 9:00h . 19:00h
Inverno: 9:00h . 17:30h
Texto com direitos reservados: Fundação Gil Eannes
Fotos copyrights: Fundação Gil Eannes, Viana do Castelo. Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.
A equipa que produz o Blog Sérgio@Cruises agradece à Fundação Gil Eannes por toda a colaboração, disponibilidade e empenho na publicação deste artigo, o qual surgiu depois da nossa recente deslocação e visita ao mesmo. Assim como também apelamos a todos os nossos visitantes para a sua eventual contribuição para as obras necessárias a efectuar no navio e para a sua conservação, como navio-museu, um dos melhores exemplos da excelente conservação do património náutico Português. Obrigado!
Não se esqueça de visitar o site do navio AQUI.
2 comentários:
Boa tarde.
Antes de mais parabéns por este excelente artigo sobre o "Gil Eannes" que bem precisa de publicidade. Visitei-o de férias em Portugal há cerca de dois anos, mas ainda não estava a capela restaurada e aberta ao público como agora vejo pelo vosso artigo.
Acabo de preparar um artigo a publicar futuramente, precisamente a descrever esta capela e a pintura nela presente e gostaria de pedir a vossa permissão para usar a foto da capela neste vosso artigo. Parece-me ser a única disponível na internet e cá da Polónia não tenho outro meio para a arranjar.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
O colega Rui Agostinho autoriza a publicação de ésa foto, mencionando autoria e procedência, agradecendo sua visita e amáveis comentários. Saudaçãos.
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