sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Porto de Monte Carlo, Monaco

O Principado de Monaco é uma região costeira do Mar Mediterraneo, considerado o segundo menor país do mundo (atrás somente do Vaticano). Monte Carlo é a maior das quatro cidades que lá existem, onde tem o porto de Monte Carlo, que é um porto de escala preferido de muitos visitantes de cruzeiro ao Mediterrâneo. Monte Carlo é pequeno, com apenas três quilômetros de comprimento ou seja menos de duas milhas e está situado em uma grande rocha chamada Mont des Mules com vista para o mar. Uma estrada separa o Monaco da França, e você quase não percebe que quando você está se movendo entre os dois países. Existem cerca de 30.000 habitantes do Mónaco, dos quais os cidadãos, são chamados Monegascos, que compõem cerca de 25 por cento da população total. Em 2003, no porto de Monte Carlo foi concluído um cais novo para os navios de cruzeiro. Este novo cais facilita a entrada de grandes navios de cruzeiros neste porto do mediterrâneo que incluem Monaco como um porto de escala.

Eu sempre pensei que por causa de seu pequeno tamanho, Monte Carlo e Monaco eram sinônimos. Na verdade, existem diversas áreas no Mónaco. A cidade velha de Monaco-Ville rodeia o palácio e catedral, no lado sudoeste do porto de Monaco. A oeste de Monaco-Ville é um bairro novo, porto e marina de Fontvieille. Do outro lado da pedra e em torno do porto é La Condamine. A estância de Larvotto com suas praias arenosas que nos é importado para o oriente, e Monte Carlo está no meio de tudo isso. A história da família governante Grimaldi e a área circundante é fascinante e remonta a séculos. Após anos de luta, a familia Grimaldi capturou o rochedo em 1295, mas tiveram que continuamente defendê-la de volta às facções em conflito . Em 1506 o Monegascos, sob Luciano Grimaldi, resistiu a um longo cerco de quatro meses por um exército genovês com dez vezes seu tamanho. Apesar do Monaco receber oficialmente a plena autonomia em 1524, se esforçava para manter-se independente, e por diversas vezes estava sob a influência de Espanha, Sardenha, e a França. A família Grimaldi ainda é uma família real. O olhar do Mónaco é o suficiente para fazer querer ficar por mais algum tempo. Devido ao espaço limitado, alguns dos edifícios são construídos mesmo direitos sobre a água. As ruas da cidade, praticamente verifica-se carros de luxo e limousines que estão por toda parte. Além de luxuoso, Monaco é um paraíso para os ricos, um verdadeiro paraíso fiscal, praticamente sem impostos. Por isso, muitos famosos tem residência fixa lá. Sua localização privilegiada entre o mar e as montanhas, os seus jardins, os eventos desportivos e culturais e muitas outras coisas, faz do Principado do Mónaco o destino ideal para a escala de navios de cruzeiros no Mediterraneo. (©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

1 comentário:

Daniel Capella disse...

Sérgio!
Estas fotos devem ser da sua viagem com o Jade. Parabéns pela matéria. Não me lembrava que ia viajar nele agora. Espero que tenha feito boa viagem!