quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novos projetos prestes a serem anunciados?

Novo projeto da NCL
As vésperas da feira Seatrade Med (feira de turismo bienal voltada especialmente aos navios de cruzeiro), que acontecerá em Cannes, na França surgem as possi- bilidades de novas construções. Essas seriam incentivadas pela recuperação plena da indústria de cruzeiros após a crise financeira mundial, e também pelos novos projetos recentemente anunciados: os novos protótipos da Princess que ficarão prontos em 2013 e 2014, e serão construídos pelo Fincantieri (veja notícia com mais detalhes), os novos navios da NCL que ficarão prontos também em 2013 e 2014, e serão construídos  no Meyer Werft (para mais detalhes clique aqui), além de outros 19 navios que ficarão prontos até 2013.

Holland America, Costa e Hapag-Lloyd.
AIDA Luna penúltimo navio da AIDA
As mais cotadas para novas construções são a Hapag-Lloyd, a Holland America e a Costa. Essas duas últimas do grupo Carnival. A Hapag-Lloyd já demons- trou recen- temente o desejo de construir um sucessor para o atual Europa, que completa esse ano 11 anos de serviço. O novo navio deverá ser construído no estaleiro francês Chantiers de l'Atlantique, e ter algo em torno de 30,000 toneladas com 408 cabines. Já a Holland America na ocasião do lançamento do Nieuw Amsterdam, este ano, disse considerar construir em breve navios 110,000 toneladas, que mantivessem o estilo luxuoso da companhia. Esses navios devem ser construídos no Fincantieri, e devem ter entrega prevista para 2014 e anos seguintes. Já a Costa quase com certeza deve anunciar novos navios nos próximos meses. Isto porque a companhia não quer perder a liderança do mercado europeu para sua maior rival, a MSC, que receberá um novo navio em 2012. Essa encomenda deve ser feita, quebrando as tradições, no estaleiro Meyer, na Alemanha, e deve vir acompanhado de um novo projeto para a AIDA. Tanto os navios da AIDA como da Costa devem ser um novo protótipo, e devem ficar prontos em 2014 e anos posteriores.Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Meretmarine./Imagens (©) Copyright NCL e Sergio Ferreira.

Sem comentários: