O porto de Lisboa recebeu hoje a sua primeira escala inaugural do mês de Setembro, nada mais nada menos que o primeiro paquete da "joint-venture" da Royal Caribbean Int. com a TUI AG intitulada TUI Cruises direccionada para o mercado alemão.
O Mein Schiff cujo nome em português significa "Meu Navio" chegou ao Tejo logo pela manhã, por volta das 07:00 oriundo de Vigo, atracou em Alcântara pela primeira vez emprestando a sonância do seu estilo e cores às águas da capital.A recente TUI Cruises que iniciou operações no inicio deste ano, optou por escolher um dos navios da Celebrity Cruises(integrada no grupo R. Caribbean) como primeiro navio, trata-se do ex. Celebrity Galaxy e Galaxy de 1996, construído em Meyer Werft, Papenburg na Alemanha, ostenta uma estrutura moderna e de linhas bem concebidas eelegantes, ou seja o ideal para o começo de uma operadora no Mundo dos cruzeiros.
Após ter-se submetido a remodelações em Março de 2009 na ordem dos 62 milhões de dólares, de modo a se adaptar às preferências do mercado alemão, foi baptizado como Mein Schiff a 15 de Maio do ano corrente em Hamburgo, partiu em viagem inaugural antes de seguir para o Báltico onde se manteve posicionado durante o Verão em cruzeiros de 2 a 14 noites iniciados em Kiel e Hamburgo, viaja neste momento para o Mediterrâneo antes de partir para a América Latina para uma longa frequência de Inverno.Desloca 77,713 mil toneladas, 264 metros de comprimento e 32,2 de boca, recebe 1,896 passageiros até 2,114 em lotação máxima com uma tripulação de 843 elementos de nacionalidades variadas entre europeus a americanos, navega a 21,5 nós de serviço e manteve o seu pavilhão que continua em La Valleta(Malta) anteriormente como Galaxy ostentou registo em Monrovia(Libéria) e Nassau(Bahamas) respectivamente antes do pavilhão maltês. Já a nível de acomodação, lazer e entretenimento o Mein Schiff dispõe de 935 cabines no geral, sendo 296 deles interiores e 639 ex
teriores, 3 piscinas uma interior e 2 exteriores, um centro de Spa, um casino, 3 restaurantes, vários bares, uma sala de teatro entre alguns outros.Possui um casco alusivo à sua operadora, para além do nome em grandes dimensões pintado a branco, estão exibidas frases associadas a sensações manifestadas aquando a realização de um cruzeiro, de facto estes pormenores encaixam com a constituição do navio em geral.
O Mein Schiff deixou as águas da capital pelas 17:00 em direcção ao porto espanhol de Cádis.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa,com direitos de autor.
Texto: João Abreu

2 comentários:
Vejo que houve muito cuidado na execução deste texto, o que é positivo.
Queria apenas alertar para um erro muito comum nos dias de hoje em Portugal, desde a imprensa escrita aos blogues: confunde-se a tonelagem bruta (GT segundo a convenção de arqueação de 1969) com o deslocamento dos navios, que é o volume de água deslocado pelo navio e traduz o peso deste (deslocamento leve) mais o porte bruto. O valor apresentado como DESLOCAMENTO é de facto a Arqueação Bruta do MEIN SCHIFF, isto é o seu volume interno segundo as regras da referida convenção. Nestes navios modernos, o deslocamento é regra geral menor que a GT. Apenas nos navios de guerra se utiliza o Deslocamemto para expressar a dimensão de cada unidade.
Um abraço e continuação de boa divulgação das coisas do mar.
Luis Miguel Correia
SHIPS & THE SEA
Caro Luís M. Correia:
Agradeço-lhe a chamada de atenção não só porque contribui para a melhor viabilidade do artigo como também era uma palavra que empregava em grande parte dos meus textos, mas caso a frase seja empregada deste modo "desloca .... de arqueação bruta"; está incorrecta?
Comprimentos!
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