segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Estreia do Zenith

Nem tinham passado vinte e quatro horas do termino da frequência semanal atlântica realizada no Verão pelo Pacific Dream, e a Pullmantur de imediato posicionou com base em Lisboa outro dos seus paquetes, neste caso o irmão gémeo do mesmo, o Zenith que até inícios de Novembro irá realizar cruzeiros semanais de Outono igualmente pelo Atlântico, cuja frequência se denomina "Pérolas do Atlântico" composta por um itinerário distinto.
Nesta sua escala inaugural, o Zenith proveio do Norte da Europa, destino onde esteve baseado durante o Verão, chegou ao Tejo pelas 12:00 e atracou de seguida na Rocha junto do Ocean Majesty, pronto para embarcar o trânsito para o seu primeiro circuito atlântico.
Foi construído em Meyer Werft, Papenburg, é dois anos mais novo que o seu irmão Pacific Dream, tido sido lançado em 1992 para a Celebrity Cruises, desde então que tem navegado com o actual nome no casco embora com outras cores, é também sensivelmente maior em arqueação bruta pois ostenta 47,255 toneladas, mede de comprimento 208 metros e 29 metros de largura, acomoda em média 1,374 passageiros e pode acolher até 1,752 em lotação máxima, está a cargo de uma tripulação de 657 elementos e atinge os 18 nós de serviço.
Possui 720 camarotes, 9 decks no total sendo 5 dos mesmos disponíveis aos passageiros, dispõe de vários restaurantes e bares, diversos espaços de espectáculos e discotecas, uma sala de teatro, um casino, um ginásio/centro de fitness, um salão de jogos, um espaço infantil, uma biblioteca entre muitos outros.
Abandonou as àguas do Tejo pelas 20:00 com proa apontada para Sul, com destino a Arrecife de Lanzarote, curiosamente efectua o percurso inverso ao Pacific Dream, posteriormente às Canárias escala Agadir, Casablanca, Málaga e Gibraltar seguido do desembarque de novo em Lisboa, referência para o porto espanhol de Málaga onde também serão permitidos embarques, ora cá está o novo método da Pullmantur para os cruzeiros atlânticos com o câmbio da Madeira por Málaga.
Fotos: © Rui Agostinho-Lisboa, com direitos de autor. Texto: João Abreu.

2 comentários:

Olhar disse...

Olá boa tarde,
Descobri por acaso este blog, e aprecio-o imenso, daí estar curiosa por não estar mencionado no V/ blogue um "estranho" navio (com linhas do tipo submarino mas com a ponte muito envidraçada para profundidades..., eu acho! ;) ) o qual,se encontra desde ontem (que foi o primeiro dia em que o vi), fundeado no tejo mais ou menos em frente ao TCSA/TML.

É muito bonito. :)

Têm alguma informação do mesmo?

Antecipadamente grata pela atenção dispensada

Manuela

SERGIO@CRUISES disse...

Cara amiga,

Foi mecionado no nosso blog em anexo sobre iates no Atlantico que tem uma janela para entrada na lateral deste blog. Convido a visitar pois tem informações desse e muitos outros iates.
Saudações maritimas