
Recentemente o blog Sérgio@Cruises partiu de novo em viagem e desta vez rumou em busca de
portos vizinhos a fim de poder conhecê-los e apresentá-los aos nossos leitores. Mais concretamente navegamos até ao porto vizinho de Tânger, no norte de Marrocos e do continente Africano. Porto este que muitas vezes é o porto de precedência ou de destino de na
vios médios ou pequenos, que escalam os portos nos quais descrevemos os movimentos de navios de passageiros, aqui neste blog.O porto de Tânger logo à primeira vista parece um porto pequeno, mas à entrada do molhe de protecção, conseguimos perceber que não o é assim tão pequeno como parece. A sua principal actividade está ligada à pesca, seguindo-se os ferrys os quais apresentamos no post seguinte. É muito movimentado por embarcações locais de pesca assim como muitas embarcações Europeias que utilizam este porto como base das suas campanhas pesqueiras, devido à facilidade com que podem escoar os seus produtos para a Europa recorrendo ao transporte por via marítima so
b a forma de carga rodada, em contentores refrigerados. Possui boas instalações de apoio como sejam as fábricas de gelo e de transformação de pescado. É a carga refrigerada um dos principais aspectos que se observa à chegada com o enorme parque destinado a este tipo de carga, sob vigilância e segurança.Para os navios cargueiros e de passageiros (nomeadamente cruzeiros) está reservado um cais com sensivelmente 500m de comprimento, na parte interior do porto, possuindo este cais espaço de armazenamento de carga a céu aberto e em armazéns.
Para os passageiros, não existem infra-estruturas de acolhimento, nem comércio, efectuando-se este por vendedores ambulantes que se deslocam ao porto nos dias em que este é visitado por navios de cruzeiros. Este cais também pode receber navios ferry, tal como o documenta a
imagem de satélite. O espaço destinado às embarcações de pesca é na parte mais abrigada do porto e junto a terra, uma zona que corresponde ao antigo porto antes da expansão desta infra-estrutura.A parte mais organizada e movimentada do porto corresponde à zona Norte, onde atracam semanalmente 21 ferrys, alguns deles várias vezes ao dia, excedendo a dezena de escalas diárias,
em ligações com o Continente Europeu.Em geral este porto oferece parcas condições aos passageiros de navios de cruzeiros, além de pouco espaço de atracagem o que condiciona a visita de navios de grande porte, contudo é uma oferta turística diferente, onde o turismo de massas não consegue chegar, onde se pode viver bem de perto com a realidade Africana, a multiculturalidade, observar de perto as chegadas das embarcações de pesca e comercialização do pescado e comprar uma peça de artesanato para recordação deste pequeno grande porto em África.
Texto e fotos © Sergio@Cruises Team.
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