terça-feira, 8 de setembro de 2009

Island Sky em Leixões.

O compacto navio cruzeiro Island Sky, com porte de mega-iate de luxo (90 mts de comprimento e 4.200 tons), escalou hoje no porto de Leixões às 09:30, procedente de Corunha. Nosso colega (e amigo) José Modesto obteve estas bonitas imagens as quais agradecemos. O Island Sky partiu às 18:00, com ajuda do rebocador, nas suas manobras de saída para Lisboa.
Pertence a uma numerosa "família" de 8 navios idênticos encomendados em 1989 pela extinta Renaissance, os primeiros 4 viram construção nos estaleiros de Ferrari em Spezia(Itália) e os restantes 4 em Apuania igualmente na Itália, todos os 8 foram entregue num período de 4 anos, e actualmente encontram-se distribuídos por várias operadoras desde que a Renaissance terminou operações, no caso do Island Sky, o ex. Renaissance Eight(Oito) ainda ostentou o nome de Renai II antes de se intitular com o presente nome de casco ao serviço da Noble Caledonia.
Curiosamente nem todos os navios desta classe são bem iguais os primeiro 4 possuem diferentes características dos que construídos em Apuania, com uma diferença de 88,6 metros de comp. para 90,6 e de 4,077 toneladas para 4,200 para além das diferentes linhas exteriores.
(©) Imagens copyrights: J.A.Terroso Modesto, Leixões.

Sem comentários: