quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Desigualdades estruturais

O porto de Lisboa recebeu hoje 2 navios de cruzeiro de diferentes épocas e estilos, primeiro a entrar no estuário do Tejo ou podemos dizer a regressar, foi o clássico Funchal de 1961 da Classic International Cruises que ultimamente tem operado em Lisboa como seu porto base, proveio de Gibraltar neste seu mini-cruzeiro de 2 noites ao sudoeste da Península, atracou na Rocha(como habitual) onde embarcou novos passageiros desta feita para um cruzeiro pelo Mediterrâneo Ocidental, partiu do terminal pelas 16:00 com destino ao porto de Ibiza nas Ilhas Baleares, a sua silhueta é de novo esperada na capital no próximo dia 30 de Setembro.
Por outro lado, quando em Lisboa os relógios indicavam 09:00, fazia a sua entrada no Tejo o Independence of the Seas de 2008, que ao contrário do Funchal possui uma estrutura compacta e gigantesca ao estilo moderno do que actualmente visualizamos nos dias de hoje, qual o mais bonito e elegante? tal é ambíguo, tendo em conta os gostos e preferências de cada "analista de navios", atracou em Alcântara oriundo de Málaga com as suas imponentes 158,000 mil toneladas e 339 metros de comprimento, actualmente é um dos maiores navios de cruzeiro do Mundo sendo apenas superado em comprimento e largura pelo britânico transatlântico Queen Mary 2, o IotS foi construído em Aker Yards no arquipélago de Turku na Filândia e entregue à Royal Caribbean em Abril do ano passado, é o terceiro a ser lançado de uma classe idênticas denominada "Freedom class", nos mesmos estaleiros com prestigiada reputação na construção naval estão neste preciso momento em processo de finalização do Oasis of the Seas aquele que será indiscutivelmente o maior cruzeiro do Mundo, terá uma tonelagem bruta de 220,000 toneladas, 360 metros de comprimento e 47 metros de largura.
O Independence of the Seas continuará operacional na Europa até finais de Novembro vindouro, até lá tem agendado realizar cruzeiros pelas ilhas atlânticas e Mediterrâneo antes de partir para a América Latina, onde ficará regular até à Primavera do próximo ano com saídas desde Fort Lauderdale(Miami,Flórida) para circuitos de 6 e 8 noites, na sua viagem transatlântica de retorno à Europa escala os portos nacionais de Ponta Delgada(Açores), o Funchal e Lisboa à semelhança deste ano.
Soltou amarras pelas 18:00 e retomou navegação com destino a Vigo, porto final deste cruzeiro antes do desembarque na base, nomeadamente em Southampton.
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Ricardo Martins, Lisboa.

Sem comentários: