sábado, 26 de setembro de 2009

Estreia do Tahitian Princess

O Tahitian Princess efectuou hoje a sua escala inaugural no porto do Funchal ao serviço da Princess Cruises, a realizar a última viagem com o actual nome ao casco, já que num futuro próximo será renomeado Ocean Princess de modo a apresentar um título mais abragente.
Tendo já visitado a Madeira com o anterior nome de R-Four aquando o serviço pela extinta Renaissance, partiu neste corrente e grande cruzeiro de 62 noites no passado dia 17 de Setembro no porto de Dover em Londres onde embarcou o trânsito, este longo circuito está dividido em 2 partes onde os passageiros podem optar por um porto de embarque diferente caso não queiram fazer o cruzeiro na sua totalidade, embora para a segunda parte tenham que viajar até à África do Sul para embarcar no navio mais precisamente na capital, a Cidade do Cabo.
Chegou ao Funchal hoje pelas 06:00 oriundo de Casablanca, tendo atracado no cais norte, não causou muito espanto pois a sua silhueta é idêntica a outros navios ex. Renaissance que já estiveram no Funchal nomeadamente o Regatta ex. R Two e o Insignia ex. R One, contudo foi a primeira vez que um navio deste modelo visitou a nossa ilha com as cores da Princess, já que englobados na sua classe de pequeno porte estão também incluídos o Pacific Princess e o Royal Princess.
Como o seu próprio ex. nome o descreve(R-Four) foi o quarto navio a ser lançado pelos estaleiros Chantiers de l'Atlantique para a Renaissance em 1999, integrando assim a numerosa classe de 8 idênticos prevista, em 2001 quando a operadora entrou em queda financeira, todos os navios foram imobilizados a aguardar novo rumo, no caso do R-Four foi adquirido pela aclamada operadora do amor(título originário da famosa série televisiva protagonizada pelo ex. Pacific Princess actual Discovery que se intitulava "The Love Boat"), a Princess Cruises e ingressou a sua frota em 2002. Ostenta 30,277 toneladas de peso bruto, 181 metros de comprimento e 25,5 de largura, está pronto a acomodar 702 passageiros por cruzeiro e tem capacidade para 372 tripulantes, navega a 18 nós de serviço e encontra-se registado em Hamilton com bandeira nas Bermudas, no seu interior os passageiros podem disfrutar de várias formas de entretenimento e lazer, pois o Tahitian Princess dispõe de vários bares e restaurantes, um Spa e centro de fitness, uma pista de jogging, duas piscinas, uma exterior e outra interior, um simulador de golf, um salão de espectáculos, discotecas, um casino, um biblioteca e muitos outros tudo de apelativo para uma memorável viagem a bordo deste subtil navio, referência para o facto de todas as áreas públicas e camarotes possuírem acessos especiais para deficientes motores.
Este paquete, que pode ser considerado um forasteiro por estas zonas, já que nestes últimos 8 anos esteve baseado a tempo inteiro no Pacifico, soltou amarras pelas 16:00 e foi escoltado pelo rebocador Cte. Passos Gouveia que lançou os típicos jactos de água de saudação, rumou de seguida para Santa Cruz de Tenerife onde se reencontrará com o Delphin Voyager, inicia assim uma longa jornada de escalas pela costa africana.
Fotos e Texto: © João Abreu-Funchal, com direitos de autor, proibida a reprodução não autorizada.

1 comentário:

Mário Camacho disse...

boa tarde
venho convidar-vos a virem visitar o meu blog também de navios de cruzeiro que foi criado ontem mas no entanto já está um bocado desenvolvido (dois dias, 10 mensagens) convido-vos a seguí-lo

agradecido