quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Blog em viagem...Cádiz I.

Portaaviones PRÍNCIPE DE ASTURIAS. -Exterior- (I/III). Em três entregas consecutivas tentaremos resumir a visita realizada por nosso blog ao porta-Aviões espanhol Príncipe de Astúrias (R-11) baseado em Rota, cádiz. Desde estas páginas queremos agradecer ao Cap. de Navio J.A. Caravaca pela detalhada visita e interessantes explicações que nos ofereceu durante a mesma.
O P. de Astúrias nasce de um anteprojecto americano anterior a 1977, que foi totalmente redesenhado pelos técnicos espanhóis. A construção efectuou-se em Ferrol e seu seu lançamento realizou-se em 1982.O grupo aéreo embarcado suporta até 29 aeronaves, doze AV-8 Harrier II e AV-8B Harrier II Plus, bem como doze helicópteros, usualmente uma combinação de modelos Sikorsky e Agusta. A coberta de voo, descentrada, é de 175,3 m, incluindo uma rampa (ski-jump) de 12º e 46,5 m de longitude que consegue um maior arranque em menor distância. A velocidade média máxima do navio é de 27 nós, e a autonomia é de 6.500 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 20 nodos. O porta-aviões tailandês HTMS Chakri Naruebet foi construído nos mesmos astilleros, baseando-se no desenho do Príncipe de Asturias.

En tres entregas consecutivas intentaremos resumir la visita realizada por nuestro blog al portaviones español Príncipe de Asturias (R-11) con base en Rota, cádiz. El P. de Asturias nace de un anteproyecto americano anterior a 1977, que fue totalmente rediseñado por los técnicos españoles. La construcción se efectuó en Ferrol y su botadura se realizó en 1982.El grupo aéreo embarcado soporta hasta 29 aeronaves, doce AV-8 Harrier II y AV-8B Harrier II Plus, así como doce helicópteros, usualmente una combinación de modelos Sikorsky y Agusta. La cubierta de vuelo, descentrada, es de 175,3 m, incluyendo una rampa (ski-jump) de 12º y 46,5 m de longitud que logra un mayor arranque en menor distancia.La velocidad media máxima del buque es de 27 nudos, y la autonomía es de 6.500 millas náuticas a una velocidad de crucero de 20 nudos.El portaaeronaves tailandés HTMS Chakri Naruebet fue construido en los mismos astilleros, basándose en el diseño del Príncipe de Asturias.
Desde estas páginas queremos agradecer al Cap. de Navío J.A. Caravaca por la detallada visita e interesantes explicaciones que nos ofreció durante la misma.
(©) Copyrights: Fuentes, Foto de popa del P.A. en navegación y Harrier despegando: Armada Española. Foto de proa del P.A. en navegación: Wikipedia. Resto fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

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