quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Melancolia outonal.

Ao aproximar-se o fim da campanha ferry de 2009 nos Açores (o HSC "Viking" terminará no fim do corrente mês), tambem se apróxima meses de menor movimento portuário. Hoje graças ás fotos do interior do HSC "Viking", damos um destaque ligeiramente diferente á cronica do nosso colaborador na Ilha Graciosa.
A fotografia da ponte de comando faz-me lembrar aquelas fotos dos "cokpits" dos aviões, aliás tambem o espaço para os passageiros, com as suas televisões suspensas faz me lembrar um avião, tem uma capacidade para 540 passageiros, os decks das viaturas são amplos e sem demasiados obstáculos ( pés de carneiro) dispõe de uma capacidade para 120 viaturas, tem agradado até agora (com bom mar) pela sua rapidez , fazendo a ligação entre a ilha Terceira e a Graciosa em menos de duas horas.
Características técnicas.
Construido por Fincantieri en 1997. Pertenece a la clase MDV1200 "fast ferry", monocasco. Entró en servicio ése año en la ruta Dover - Calais con el nombre de HSC SuperSeaCat Two, que
cambia en 2008, por el actual HSC Viking.
Desplaza 4.460 tons y su eslora es de 100 mts.
La planta motriz consiste en 4 water-jets, direccionables,(4x6875KW a 1015 rpm),que le dan una velocidad máxima de 40 nudos (en servicio: 38 nudos). Capacidad de transporte: 690 personas (23 tripulantes), y 120-150 vehículos.
(©) Copyright texto e fotos: MM Bettencourt, Graciosa, Açores.

Sem comentários: