sábado, 6 de abril de 2024

Veleiro "Elida V" na baía de Machico

Veleiro "Elida V" chegou ontem ao fundeadouro da baía de Machico ao fim da noite, para se refugiar da agitação marítima, teve o dia fundeado a norte da ilha da Madeira, na baía do Porto da Cruz. Este veleiro está em viagem de regresso ao seu porto de origem, desde Las Palmas na ilha de Gran Canária para Gotemburgo na Suécia.Nesta escala os jovens poderam vir até ao Funchal, para visitar o convento Santa Clara e andar no teleférico com destino ao Monte.
O Elida V é um veleiro único de 40 m de comprimento é uma combinação de um mega iate de alto desempenho e um barco de passageiros, construído em compósito. Com mastro de 45 m de altura, 800 m 2 de área vélica e apenas 95 toneladas de peso próprio. As letras grandes nas laterais do casco também testemunham o lema “Navegando para Jesus”. 

As palavras-chave importantes na construção foram o respeito pelo ambiente e a pura experiência de navegação. O Elida V foi construído pela SwedeShip Composite em Hunnebostrand e começou a navegar em setembro de 2007, após cinco anos de construção.

      O veleiro Elida V pertence a uma organização sueca, fundada em 1963, em Kungshamn , Suécia, cujo lema é “Navegar para Jesus”, aberta a todos os cristãos, independentemente da igreja a que pertençam. Esta organização destina-se a jovens com problemas de ajustamento social. Uma estadia num barco como este é uma das melhores formas de reintegração.   Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal. 






 

Sem comentários: