sábado, 2 de março de 2024

Termina a expedição internacional a bordo do RV Maria S. Merian

Termina a expedição internacional a bordo do navio oceanográfico alemão RV Maria S. Merian, com muitos especialistas de diversas áreas de investigação, para explorar habitats subaquáticos desconhecidos e a sua biodiversidade no mar profundo da costa sul da Madeira. 

As investigações concentraram em três grandes áreas da Costa Sul da Madeira, de Este para Oeste,  tendo as zonas em investigação maiores, uma delas é na "crista" submarina entre a Madeira e as Ilhas Desertas, na zona do concelho de Machico, outra foi o "mar do meio" na zona da Ponta do Pargo no concelho da Calheta e a última na nova reserva entre o Cabo Girão e Campanário.

Em breve será possivel obter dados sobre a identificação de novos ecossistemas nas profundezas do oceano da Ilha da Madeira e os resultados da expedição.  Este navio oceanográfico RV Maria S. Merian, recebeu por diversas a  visita da lancha "Observatório I" do Observatório Oceânico da Madeira. 

Relembro que nesta expedição foi usado equipamento de última geração, com sistema de foto e vídeo XOFOS (Ocean Floor Observing System) filmou e fotografou o fundo do mar para fins de mapeamento. A bordo tem uma vasta gama de instrumentos e tecnologias de última geração, incluindo o sistema de câmaras de profundidade PELAGIOS, para documentar organismos no seu ambiente natural. O ROV PHOCA, um robô subaquático operado remotamente que pode mergulhar a profundidades de até 2.000 m e transmitir imagens em tempo real e de alta velocidade, vídeo de alta definição do fundo do mar. Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: