domingo, 3 de março de 2024

Puerto Rico um paraíso de tradições

Visitar a bela ilha de Puerto Rico, com passagem na capital a cidade de San Juan, sendo uma ilha de tradições de várias culturas. A ilha de Puerto Rico é famosa por ter algumas das praias mais bonitas do Caraíbas, seu clima quente e ensolarado, fomos visitar em Janeiro deste ano com temperaturas nos 29ºgraus, faz das praias de Porto Rico um destino popular, tanto para turistas quanto para moradores locais.  
Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos. Isto significa que Porto Rico pertence aos Estados Unidos, mas não forma parte dele.  Os territórios e seus cidadãos têm o direito à proteção da Constituição dos Estados Unidos.  
A maioria das praias de Porto Rico tem areias brancas e águas cristalinas, ideais para banhos de sol e desfrutar da beleza natural da ilha. No entanto, quando a noite cai, três de suas mais belas praias se tornam um impressionante espetáculo de luz.  O motivo são uns micro-organismos unicelulares, que produzem essa luz etérea azul-esverdeada neon, como resultado do processo de fotossíntese ou mecanismo de defesa.  
Este maravilhoso fenômeno natural, chamado bioluminescência, ocorre em várias praias ao redor do mundo, embora não sejam numerosas. No entanto, a ilha de Porto Rico possui três praias luminescentes: a Baía de Mosquito em Vieques, Laguna Grande em Fajardo e a Baía de La Parguera Bay em Lajas.  Na cidade de San Juan  junta-se o antigo ao moderno, até podemos almoçar no ar, com uma mesa supsensa por uma grua, para almoço ou jantar com vistas pela cidade.  

  As partes mais antigas do distrito da "Old San Juan" permanecem parcialmente cercadas por muros largos , com meio de defesa da cidade .
Várias estruturas defensivas e fortalezas notáveis, como o emblemático Forte San Felipe del Morro, o Forte San Cristóbal e o Palácio de Santa Catalina, também conhecido como La Fortaleza, atuaram como as principais defesas do assentamento, que sofreu numerosos ataques.
 La Fortaleza continua a servir também como a mansão executiva do governador de Porto Rico. Muitas das fortificações históricas fazem parte do Sítio Histórico Nacional de San Juan.


O "Old San Juan" ou a cidade velha de San Juan, é um dos dois barrios, além de Santurce, que compõe o município de San Juan de 1864 a 1951, quando foi anexada a antiga municipalidade independente de Río Piedras. 
Com sua abundância de lojas, lugares históricos, museus, cafés ao ar livre, restaurantes, casas graciosas, praças arborizadas, e sua antiga beleza e peculiaridade arquitectónica, o  "Old San Juan" é um ponto principal para o turismo local e interno. O distrito também é caracterizado por inúmeras praças públicas e igrejas, incluindo a Igreja de San José e a Catedral de San Juan Bautista, que contém o túmulo do explorador espanhol Juan Ponce de León. 
Abriga também a mais antiga escola católica para o ensino básico em Porto Rico, o Colégio de Pávulos, construído em 1865.
O porto de San Juan tem dois terminais de cruzeiros, um na Baía de San Juan e outro no terminal Pan American em frente à baía. Entre eles, os portos acolhem cerca de 500 navios de cruzeiro por ano. Muitos dos cruzeiros que fazem uma viagem pelo Caraíbas fazem escala em Porto Rico. O terminal da Baía de San Juan tem capacidade para receber até sete navios ao mesmo tempo. 
Este pode ser o porto de escala mais conveniente para quem passa apenas um dia na ilha, porque muitas das principais atrações, restaurantes, bares e pontos de referência da Velha San Juan estão a uma curta distância. O terminal Pan American, localizado próximo ao Aeroporto Fernando Luis Ribas Dominicci e ao Centro de Convenções de Porto Rico, pode acomodar dois navios de cruzeiro.  
O governo de Porto Rico tem autonomia fiscal e o direito de cobrar impostos locais. Os porto-riquenhos são cidadãos dos Estados Unidos com todos os direitos e deveres que confere essa cidadania, contribuem para a segurança social americana, mas como as eleições presidenciais são apenas realizadas nos estados e territórios incorporados aos Estados Unidos, os residentes de Porto Rico não participam das eleições americanas, salvo se possuem residência legal num Estado ou território incorporado.
A palavra Boricua vem de Borinquen, nome dado à ilha pelos indígenas Taínos  que habitaram Porto Rico durante centenas de anos antes da chegada dos espanhóis em 1493. 
A arte, a música, as danças e as tradições de Porto Rico são expressões desta mistura única de culturas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Desde os desfiles do Dia de Reis, em janeiro, até as palmas quando um avião pousa na ilha, as tradições são mantidas vivas pelos habitantes de Porto Rico.
Nesta escala juntamos ao clima de “festa na rua” nas "Fiestas de la Calle San Sebastián", na histórica cidade de "Old San Juan", junta mais de 120.000 pessoas, pelas ruas a cantar e a dançar, notei muita organização, limpeza e segurança são a prioridade desta grande festa.
 O verdadeiro encanto da ilha de Porto Rico é o seu povo, carismático, hospitaleiro, alegre e faz sentir pertencer a sua cultura. Fomos participar percorrendo todas as ruas de "old San Juan", até convidaram para dançar, são pessoas são otimistas e enérgicas, apaixonadas por sua herança cultural e história, que é uma mistura de tradições Taíno, espanholas e africanas.Não importa a época do ano, a cultura está presente em todos os cantos deste paraíso caribenho.Text and iamges copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


Sem comentários: