domingo, 1 de dezembro de 2019

Ilhas Selvagens e a AIDA Cruises

As Ilhas Selvagens são compostas pela Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora, sendo uma Reserva Natural criada em 1971.
A passagem dos navios de cruzeiros entre as ilhas é regular até mesmo alguns cruzeiros temáticos escala as ilhas, nesta oportunidade tivemos a testemunhar a passagem do gigante navio AIDAnova a pouca velocidade este mês, na sua proveniência do porto de Las Palmas, passou a meio das duas ilhas pelas 13h, com destino ao Funchal e no sentido inverso rumo a Santa Cruz de Tenerife passou pelas 18h, nos seus dias de navegação das viagens da temporada pelas ilhas da Madeira e Canárias.
A curiosidade de muitos passageiros a bordo do AIDAnova, devido a aproximação do navio às ilhas leva muitos passageiros aos decks exteriores, alguns para observar e fazer registo fotográfico, em que aparece nos monitores digitais as ilhas em informação.
Devido às condições que estas ilhas oferecem para a nidificação das espécies de aves marinhas, há também plantas endémicas únicas. Ilhas Selvagens constituem o território português mais a sul, estão localizadas a sudeste da ilha da Madeira, são de origem vulcânica.
As ilhas Selvagens são a primeira reserva natural do país, actualmente existem habitantes permanentes na Selvagem Grande e semi-permanentes na Selvagem Pequena, guardas do Parque Natural da Madeira e um agente da Policia Marítima.
Também visitada periodicamente por pessoal da Armada Portuguesa ao serviço da Direção de Faróis. Para além disso, a Selvagem Grande é habitada várias vezes por ano pela família Zino, do Funchal, sendo antigo proprietário destas ilhas, que lá possui uma casa junto com a casa dos vigilantes do Parque Natural.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: