sexta-feira, 10 de abril de 2015

Primeira escala do Britannia em Lisboa


O passado 8 de Abril chegou pela primeira vez a Lisboa o maior e mais novo navio da companhia de navegação P&O Cruises, o MV Britannia. Sendo o maior dos oito navios da frota da P&O o Britannia é o novo navio almirante, honra cedida pelo navio Oriana.
Encomendado a inícios do 2011 foi a meados de 2013 que o projeto passou dos planos à obra, empresa levada a cabo com sucesso pelo estaleiro italiano Filcantieri em Itália, país que deixou a 6 de Março de 2015 com destino Southampton.    
O novo navio teve a honra de ser batizado no dia 10 de Março pela Rainha Elizabeth II recebendo assim oficialmente o nome Britannia, nome de grande importância histórica para a P&O por ter contado no passado com dois navios com o mesmo nome.
A sua vida comercial teve início a 14 de Março com um percurso batismo que o levou de Southampton até o Mediterrâneo, passando primeiro pelos fiordes da Noruega, as Ilhas Canárias e o Mar Báltico.
A sua segunda viagem começou a 28 de Março partindo com destino a Ilha da Madeira, passando por Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote, Agadir, Cadiz, chegando a Lisboa no dia 8 de Abril.
Na sua chegada à capital portuguesa, o Britannia foi escoltado na sua entrada no Tejo por dois rebocadores da empresa Svitzer, receção que além de contar com os tradicionais jactos de água teve uma festa de movimentos circulares que não só alegrou aos passageiros como também ao Capitão do navio.

Uma vez posicionado no cais do terminal do Jardim do Tabaco os passageiros do Britannia foram surpreendidos, na sua saída, por uma Tuna Académica que deu as Boas-vindas a Lisboa num marco de festa e alegria como também o fez uma equipa de agentes da polícia de Segurança Pública, da subdivisão de turismo, em representação da Nova Esquadra de Turismo de Santa Apolónia.
A habitual cerimónia da troca de placas comemorativas decorreu num clima distendido onde o Capitão do navio, Mr. Paul Brown, recebeu os convidados com notável simpatia e camaradaria.  Estiveram presentes na cerimónia a representante da Administração do Porto de Lisboa, APL, os representantes da Lisbon Cruise Terminals, LCT, a representante da Alfândega, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, SEF, da Capitania do Porto de Lisboa e o representante da Polícia de Segurança Pública, PSP, da Divisão de Segurança a Transportes Públicos.
Após a cerimónia, foi efetuada uma visita pelo navio onde puderam apreciar o requinte do mesmo e confirmar que a imponência do tamanho é proporcional à qualidade dos acabamentos. Testemunha disto são os seus 15 decks dedicados aos passageiros, onde Britannia conta com 1.837 cabines luxuosamente decorados.
Esta visita em primeira escala a Lisboa é a segunda desde o início de atividades da Lisbon Cruise Teminals a empresa formada pelo consórcio que venceu o concurso público lançado pela Administração do Porto de Lisboa (APL) para construir e gerir o novo terminal de cruzeiros de Lisboa, previsto para zona de Santa Apolónia.
Depois de uma jornada de festa onde milhares de cruzeiristas puderam desfrutar das belezas de Lisboa, Cascais e Sintra, o Britannia partiu deixando saudade até a sua próxima visita a nossa capital, no próximo 5 de Maio.
Texto; Marcos Alejandro Farias,  LCT – Lisbon Cruise Terminals e imagens Rui Agostinho-Lisboa

Sem comentários: