segunda-feira, 14 de maio de 2012

Blog em viagem .....Santa Maria Manuela rumo a Aveiro


O blog Sergio@Cruises através do coloborador Rui Agostinho, embarcou no lugre Santa Maria Manuela na comemoração dos 75 anos no dia 10 de Maio, junto com o Creoula no Rio Tejo rumo ao Porto de Aveiro.

O “Santa Maria Manuela” , juntamente com outros três lugres ex-bacalhoeiros: “Creoula”, “Argus” e “Gazela”  é um dos últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet).


Os gémeos foram construídos lado a lado nos estaleiros navais da CUF em Lisboa, em 1937, e o “Argus” na Holanda em 1938, para se juntarem à frota existente e participarem nas campanhas de pesca do bacalhau.

O “Creoula” é agora um Navio de Treino de Mar pertencente à Marinha de Guerra Portuguesa. O “Argus”, recentemente resgatado ao abate pela empresa Pascoal, aguarda uma recuperação nos moldes da do “Santa Maria Manuela”.







 Inicialmente pertencente à Empresa de Pesca de Viana, esta manteve o “Santa Maria Manuela” em actividade até 1963, ano em que o vendeu à Empresa de Pesca Ribau, da praça de Aveiro.


O navio ainda operou na sua forma original durante alguns anos, tendo, no final da década de 1960 sofrido importantes transformações, consequência das inovações tecnológicas introduzidas na pesca do bacalhau.




Em 1993, apesar das benfeitorias efectuadas, o navio foi considerado obsoleto e abatido por demolição. Apenas o casco foi preservado e a partir daí iniciou-se um longo processo que veio a culminar na sua recuperação e do “Santa Maria Manuela” . Imagens com direitos reservados; Rui Agostinho, Lisboa.



Sem comentários: