domingo, 22 de janeiro de 2012

Tragédia do Concordia


Para o proprietário do "Costa Concordia" o culpado é claro: o capitão Francesco Schettino será conduzido de uma manobra não autorizada, o que é contrário aos regulamentos de segurança.


Logo após a colisão fatídica do "Costa Concordia" era um capitão Francesco Schettino claro que cometeu um erro fatal. A crítica é devastadora, a enorme pressão, "Covarde Capitão" que os jornais italianos o chamam e que é inofensivo em vista as alegações, o que é exposto Schettino.
Os proprietários querem a partir de tais manobras ter sabido das rotas dos seus navios, eles suspenderam Schettino, ele é retratado como o único culpado. Mas agora as dúvidas estão crescendo. Enrico Scerni, ex-presidente da classificação da Organização Rina disse que era difícil imaginar que os proprietários não estavam cientes de que seus capitães muitas vezes navegavam numas rotas costeiras, para saudar a ilha e para oferecer aos passageiros uma vista espectacular.

Scerni esta semana renunciou ao cargo depois de Rina que havia representado em um relatório, de opinião que dado por rotas dos navios da Costa", com uma lista de informações de dados de serviço de Lloyd tinha mostrado que o "Costa Concordia", em agosto de 2011, teve uma manobra perigosa . Assim, a distância foi até a costa em 14 de Agosto, apenas 230 metros, o que seria mais perto da costa como o lugar onde o "Concordia" na sexta-feira 13 bateu numa rocha.O CEO da Costa, Pier Luigi Foschi, já admitiu na segunda-feira após o acidente, a manobra, o "Costa Concordia", mas nunca foi mais perto do que 500 pés transferiu-se para a ilha. Mas de acordo com Lloyd, o navio teria chegado perto de mesmo na rota autorizada Foschi, de acordo com a rocha a menos de 200 metros
.
Havia sido descrito como o navio passou por sob o comando de Schettino, em setembro de 2011 perto da ilha de Procida, perto de Nápoles: A manobra tinha "causado grande alvoroço, não só entre os habitantes da ilha, mas também entre os muitos turistas presentes". Que era "sem dúvida, foi uma alegria para todos, incluindo os convidados do Costa Concordia, que estavam prontos com suas câmeras no convés para capturar esse momento único e celebrar a saudação com bandeiras e lenços."

Schettino, 52 anos, está sob prisão domiciliar, o procurador italiano o acusa de homicídio por negligência em vários casos, danos e abandono prematuro do navio.Schettino já admitiu que tinha cometido erro na manobra e no passado passado por várias vezes perto da ilha . Na sexta-feira, disse seu advogado de Bruno Leporatti, Schettino estava pronto para "assumir a responsabilidade".
As passagens dos navios da Costa Cruises na Ponta do Garajau, para saudações ao Cristo Rei serão a partir de agora uma raridade.
Noticia La Repubblica. Fotos Getty e Sergio Ferreira.

Sem comentários: