segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Costa Marina.

A manhã que começou cinza se despejó posteriormente para receber um dos navios de turismo que mais me atraem pela sua peculiar história e silhueta nada frequente. Chega a Tenerife pela rota longa (Sul de G. Canaria) desde Arrecife, partindo às 1800h para La Palma, escala anterior à de Madeira.
La mañana que empezó gris se despejó posteriormente para recibir uno de los buques de turismo que más me atraen por su peculiar historia y silueta nada frecuente. Llega a Tenerife por la ruta larga (Sur de G. Canaria) desde Arrecife, partiendo a las 1800h hacia La Palma, escala anterior a la de Madeira.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

ISLAND ESCAPE com AIDAs no Funchal

Habitual nas Segundas-Feiras de Inverno, o porto do Funchal volta a receber o ISLAND ESCAPE que se junta ao AIDA BLU atracado desde ontem.Pelo final da tarde foi a vez do AIDA CARA se juntar ao ISLAND ESCAPE. No porto de Las Palmas terminou um cruzeiro transatlântico iniciado na América do Sul, destino onde esteve a operar desde Novembro, em cruzeiros pela costa brasileira, no âmbito da nova aposta da AIDA no Brasil. Neste novo itinerário de posicionamento o navio de 1996 segue para o Norte da Europa, destino de operação no Verão, um cruzeiro com escalas em Cádis, Lisboa e Le Havre que termina em Hamburgo.O AIDA CARA pernoita no porto do Funchal, para largar amanhã pelas 18h00 rumo ao porto marroquino de Tânger.

BTL e os cruzeiros

Encerrou ontem a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame nacional na área do turismo. Uma feira que de ano para ano, vem perdendo expositores e visitantes. Este ano provavelmente as culpas serão atribuídas à economia Mundial. Nesta feira marcaram presença os principais representantes nacionais das companhias internacionais de cruzeiros, assim como as principais companhias nacionais, caso das companhias de cruzeiros fluviais, que operam no rio Douro, que todos os anos têm uma presença massiva nesta feira. Entre as companhias internacionais que marcaram presença, destaque para presença Italiana, com a Costa Crociére e a Mediterranean Shipping Company, através das suas delegações Portuguesas.
Pirata Azul, da Barcadouro a navegar
no rio Douro.
Das companhias Portuguesas, o destaque vai para a Douro Azul, a Barcadouro e a Via Douro. A grande ausência desta feira, sem qualquer sombra de dúvida foi a Classic International Cruises. A companhia Portuguesa de cruzeiros marítimos decidiu não comparecer na feira, como em anos anteriores, com um stand próprio, notando-se assim a sua ausência. Outra ausência de vulto foi a Pullmantur que também não marcou presença com o seu segmento de cruzeiros, embora continue a apostar no mercado Português.
Entretanto nesta feira a Douro Azul aproveitou para lançar uma nova marca, a Mystic Cruises, que é basicamente uma parceria de venda de cruzeiros fluviais a nível internacional, um mercado pouco expressivo e pouco conhecido ainda pelos Portugueses, daí a aposta da Douro Azul neste tipo de produto através desta sua nova marca. A Douro Azul, aproveitou também a BTL, para apresentar a maqueta do seu novo navio destinado a operar no rio Amazonas, no Brasil. Este novo navio, provavelmente inspirado nos iates Seabourn, terá capacidade a rondar os 320 passageiros, contudo poucos detalhes foram revelados sobre um mesmo ao nosso blogue, uma vez que o mesmo ainda irá sofrer ajustamentos, não sendo ainda possível adiantar mais detalhes sobre o mesmo. Aqui apresentamos hoje as fotos desse novo projecto que a realizar-se irá concretizar a internacionalização da empresa, que actualmente opera apenas no rio Douro, tocando apenas num porto Espanhol, em Vega de Terrón.
O São Telmo da Via Douro a
navegar no rio Douro
É uma maqueta que revela um navio bastante bonito, em estilo iate, com dimensões consideráveis, com heliporto, piscina exterior e solário, jacuzzis à popa, lanchas provavelmente para desembarques, em cais de pequenas dimensões e um grande anfiteatro à proa. Entretanto este mesma empresa apresentou também a nova jóia da coroa, o Douro Spirit, que entrará ao serviço no próximo mês de Maio e que neste momento já se encontra a flutuar no estaleiro naval da Naval Ria em Aveiro. A Barcadouro também nos forneceu alguns dados importantes que esperamos revelar brevemente aqui neste espaço.
Douro Spirit, na foto possível do navio na doca de aprestamento da Naval Ria.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa. Tiago Neves, Aveiro.

Paquete Funchal na "Dry-Dock" em Lisboa

São imagens da "Dry-Dock" do estaleiro Naval Rocha em Lisboa, onde se encontra o paquete Funchal em remodelações interiores e exteriores. Entrou no estaleiro a 9 de Fevereiro de 2011, para a doca seca nº 1 do estaleiro naval Naval Rochal.

Vai permanecer nos estaleiros durante cerca de um mês e a sua modernização deverá ficar concluída em Julho, para depois rumar num cruzeiro na Peróla do Atlântico no dia 12 de Julho, à Ilha da Madeira e uma breve escala no dia 13 de julho na ilha dourada do Porto Santo .
(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados: Rui Agostinho, Lisboa.

Aida Sol já flutua

O mais recente navio da Aida Cruises, o AIDA Sol já flutua. Este navio saiu do interior dos estaleiros de Mayer Werft, na Alemanha e já está nas águas.
Tudo aconteceu pelas 07 horas e 29 minutos da manhã de ontem, muito nevoeiro, e pelas 11 horas da manhã, o navio já estava aportado.
Depois de uma curta pausa, foram realizados alguns testes de mar, nomeadamente aos estabilizadores.
Para ver como decorreu a operação clique aqui.
Desenvolvimento: Jorge Ferreira
Foto: Aida Sol

domingo, 27 de fevereiro de 2011

AidaBella no Tejo

Entrada no estuário do rio Tejo pelas 17h, do navio de cruzeiros AidaBella da Aida Cruises, procedente do porto do Funchal nos seus cruzeiros pelo Atlântico. Vai pernoitar no porto de Lisboa para amanhã rumar ao porto de Cádiz.(©) Images and Text Copyrights; Imagens e Texto com direitos reservados: Rui Agostinho, Lisboa.

Marinha do Tejo

O Tejo é diariamente sulcado por várias embarcações que dentro das suas classificações pertencem a determinados tipos de marinha, quer sejam marinhas mercantes, de guerra, ou de recreio. Contudo este rio acolhe também a base da Marinha de Guerra Portuguesa, situada no Alfeite, Almada e possui a sua própria Marinha, a Marinha do Tejo. Mas qual a origem desta Marinha? Ora veja o seguinte vídeo e fique a conhecer a origem desta Marinha. O vídeo foi gravado na Nauticampo a 16 de Fevereiro de 2008,  É proferido pelo Professor Fernando Carvalho Rodrigues, do Centro Náutico Moitense.


A actual Marinha do Tejo surgiu da necessidade de preservar o legado cultural destas embarcações típicas do rio Tejo. Assim sendo o Despacho 15988/2008 de 20 de Maio do Senhor Secretário de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar (SEDNAM) - Dr. João Mira Gomes , abriu o caminho à institucionalização da «Marinha do Tejo». Através deste link pode ter acesso aos documentos oficiais da criação da Marinha do Tejo.
Esta Marinha constituída por cerca de 60 embarcações, das quais cerca de metade são canoas tradicionais do rio Tejo e a outra metade Catraios. Algumas são de construção típica, relativamente recente(2009), sendo que outras possuem muitas milhas náuticas navegadas assim como longe já lá vai o seu ano de construção, ultrapassando um século de vida, tornando-as assim as embarcações mais antigas que navegam no rio Tejo, nos nossos dias. Estas embarcações foram durante muitos anos utilizadas em diversas actividades diárias no rio, nomeadamente pesca e transporte de mercadorias e pessoas. 
Nesta última tarefa, foram ganhos significativos aperfeiçoamentos na construção naval das mesmas, uma vez que os respectivos cascos e velas foram adaptados às condições de navegabilidade do rio. As travessias normalmente efectuadas entre a margem Sul do rio Tejo e Lisboa eram disputadas segundo se conta, pelas canoas mais velozes na travessia do rio. Estas conseguiam o ganho de mais passageiros e efectuavam mais viagens num só dia, o que permitia ao seu arrás conseguir mais lucros de exploração da mesma.  Longe ainda estavam os dias da actual empresa pública de transporte fluvial no rio Tejo, a Transtejo.
Aqui pode consultar alguns documentos da Marinha do Tejo, nomeadamente a lista de embarcações que constituem a mesma, assim como dezenas de fotos das actividades realizadas pela mesma. Actualmente estas embarcações para pertencerem à Marinha do Tejo, têm de obedecer aos regulamentos da mesma, que obrigam à preservação da identidade das canoas, não permitindo por exemplo a introdução de réplicas destas embarcações com materiais novos, como o caso de cascos em fibras de vidro, por exemplo. 
As velas terão de ser em pano e os cascos devem apresentar pinturas típicas, entre demais características técnicas que deverão ser consultadas junto da Marinha do Tejo, através do site da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações, no espaço da Marinha do Tejo: http://www.anmpn.pt/.
Esta Marinha encontra-se aberta a toda a população que dela queira fazer parte e através dela desfrutar um pouco do rio Tejo, num passeio de canoa típica deste rio. Sendo assim a Marinha do Tejo disponibiliza um calendário anual de eventos que pode ser consultado AQUI e no qual para participar deve contactar a mesma previamente.
O blogue Sergio@Cruises teve o prazer de conhecer esta Marinha, a sua história e navegar numa canoa típica do rio Tejo, sob a bandeira do Atlântico Azul, a bandeira que representa a esfera armilar Portuguesa, sob um fundo azul. Este representa a união dos cinco oceanos, em apenas um. Os cinco oceanos sulcados pelos Portugueses, que mostraram ao Mundo que podem tornar-se apenas num só. Unindo assim o Mundo através do mar e abrindo assim novos caminhos ao Mundo.




O blogue Sergio@Cruises agradece ao senhor Paulo Andrade, presidente da Direcção da ANMPN e a toda a tripulação da canoa QUIM ZÉ a experiência que nos proporcionaram e deseja que bons ventos continuem a fazer com que as velas típicas destas canoas, continuem se abrindo e os seus cascos sulcando o rio Tejo e o encham de cor fazendo dele um rio mais movimentado e mais aprazível para toda a população.
Texto e fotos, copyright: Ricardo Martins e Rui Agostinho, Lisboa.

Três navios de cruzeiro no Funchal

Três navios de cruzeiro estiveram hoje em trânsito no porto do Funchal, o período de maior actividade deu-se entre as 12h00 e as 13h00, com a largada do VISTAMAR e chegada do AIDA BLU, à semelhança da semana passada.Em viagem de Tenerife para Málaga, no âmbito de um novo cruzeiro redondo de Inverno, o COSTA CONCORDIA também fez hoje escala, formando assim uma pequena concentração de navios com bandeira italiana.

Artania no Porto Santo

A Mais recente compra da Alemã Phoenix Reisen o navio Artania, irá ao Porto Santo no mês de Julho. O Artania comparece na ilha dourada no dia 26 de Julho. Este cruzeiro é um cruzeiro de 18 dias que passa por portos como Hamburgo (porto base), Southampton, Corunha, Lisboa, Tenerife, Porto Santo, Funchal, Leixões e Bremerhavean (final de cruzeiro).
Desenvolvimento: Jorge Ferreira
Foto: Artania

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tenerife em sábado.

Como é habitual em sábado em Tenerife, temos ao Aidablu, ao qual vemos enquanto o V. de Teide manobra o seu lado. O mais jovem ferry de Armas luze na sua amura de estibordo o logo do 70 aniversário da companhia para levá-lo já nas suas próximo viagen a Madeira e Portimão e, a partir de Abril, Huelva. A primeira hora procedente de Casablanca chega o Costa Concordia, que as 1700h passa, na sua rota para Funchal, por proa do Bunga Seroja Dua (portacontêiner malaio de 8000 TEUs e 317,87 metros de eslora).
Como es habitual en sábado en Tenerife, tenemos al Aidablu, al cual vemos mientras el V. de Teide maniobra a su lado. El más joven ferry de Armas luce en su amura de babor el logo de aniversario de su compañía para llevarlo ya en su próximo viaje a Madeira y, a partir de Abril a Huelva. A primera hora y procedente de Casablanca llega el Costa Concordia que pasa en su ruta hacia Funchal por proa del Bunga Seroja Dua (portacontenedor malayo de 8000 TEUs y 317,87 metros de eslora).
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

Cruzeiro do VISTAMAR pelo Atlântico

O navio de cruzeiros VISTAMAR com bandeira italiana, volta ao porto do Funchal para mais um cruzeiro pelo Atlântico.
Largou de Tenerife num itinerário pelas Canárias, Madeira e Cabo Verde com desembarque no porto de Praia, ilha de Santiago, capital do arquipélago cabo verdiano.Ainda no âmbito desta pequena operação, o VISTAMAR tem mais 2 escalas previstas no porto do Funchal até Março.