terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saga Pearl II e Marco Polo em Macapá.

Vista aérea da localidade de Santana, onde se localiza o principal porto que serve a capital do estado do Amapá, podendo-se observar o SAGA PEARL II atracado no cais.
Outra vista do Porto de Santana.
Uma pequena embarcação de ribeirinhos cruza com o SAGA PEARL II, podendo-se observar também um praticante de kite surf no rio Amazonas.

No último dia 02 e 03 de fevereiro transitaram por Macapá/AP os navios SAGA PEARL II e MARCO POLO, que retornavam de um cruzeiro pelo rio Amazonas até Manaus/AM, com escalas em Alter do chão, entre outras. Ambos os navios já tinham sido registrados por este blog quando de sua passagem por Belém/PA, a caminho de Manaus. O primeiro deles foi o SAGA PEARL II, que chegou ao porto de Santana por volta das 07:00h, ficando atracado diretamente ao cais. Com 164 metros de comprimento, 22 metros de largura e deslocando aproximadamente 18.000 T, o SAGA PEARL II pode transportar 446 passageiros em 253 camarotes. Apesar da precária infraestrutura para receber os turistas, que enfrentaram ônibus desconfortáveis e velhos, alguns do tipo urbano, os turistas pareciam bem humorados ante o problema. Logo se espalharam pela cidade, formando grupos no marco zero (linha do equador) e na orla da fortaleza de São José. Por volta das 17:30h, o SAGA zarpou com destino ao caribe, cruzando o braço norte do rio Amazonas em frente a cidade de Macapá, por entre os praticantes de kite surf que comumente ali se encontram.
O SAGA PEARL II enfrenta as águas do Amazonas. Ao fundo a vegetação da Ilha do Marajó.
Cruzando com um dos inúmeros navios que se utilizam do braço norte do Amazonas para adentrar o continente.
 No dia seguinte a visita do SAGA, foi a vez do Marco Polo visitar Macapá. Entretanto, diferente do navio anterior, o Marco Polo não atracou, ficando em frente a localidade chamada Fazendinha. Ali os turistas desembarcaram através das lanchas do próprio navio, em um vai-e-vem sem interrupção durante todo o dia. Construido em 1965 como “Alexandr Pushkin” e remodelado em 1993, quando foi rebatizado com o nome que ostenta até hoje, o Marco Polo possui 176 metros e 22.000T. Sua partida deu-se ao entardecer. Texto e Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal, Belém. 

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