terça-feira, 29 de novembro de 2011

Veleiro "Tres hombres" em cais "esquecido"

O veleiro 'Três Hombres', uma embarcação à vela holandesa atracou no Funchal, num cais esquecido algum tempo sem embarcações atracadas ou seja o antigo cais da linha do Porto Santo, onde tinha a saída dos antigos catamaran. Atracou pelas 11h, com o auxilio da embarcação de pilotos Ancoreta, este velerio é de comércio e transporte marítimo, que apresenta um projecto «orientador de uma economia sustentável e justa».
Esta será a segunda vez que esta embarcação à vela, de 32 metros e com uma tripulação de cinco velejadores profissionais e 10 estagiários, atraca em Portugal e a ideia é recolher produtos locais e levá-los numa viagem de ida e volta até à Holanda, passando pelas Caraíbas, Cabo Verde, Nova Iorque. O nome do veleiro deriva dos tres homens (só 3) que o construiram. O propósito deles é mostrar ao mundo que é possível realizar rotas comerciais com navios amigos do ambiente e não poluentes. E estão a tentar reunir empresas e pessoas que tenham interesse em utilizá-los para entregar os seus produtos de forma ecológica. Quem mandar produtos neles na embalagem segue a mensagem de que este não consumiu CO2 na viagem, apesar de ter percorrido X kms.
A viagem apenas terminará em Abril de 2012, mas nesta jornada a data de chegada nunca está previamente definida porque tudo depende dos ventos.
Este veleiro "Tres Hombres", com dois mastros e velas latinas, estará aberto ao público amanhã dia 30 de Novembro , entre as 13:00 e as 17:00, estando prevista uma conferência de imprensa pelas 19h junto do veleiro. Imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: