O Ocean Nova, escalou hoje pela primeira vez um porto nacional. Chegou pelas 6h10, vindo duma viagem transtlântica, do sul da America Latina. Conhecido do grande público quando a 17 de Fevereiro de 2009, irrompeu nos noticiários dos principais canais televisivos e jornais. Na altura também foi notícia no nosso blog, (veja aqui), quando encalhou na Antárctida e ficou preso nuns baixios em Marguerite Bay, perto da estação de pesquisa de San Martin, com 106 passageiros e tripulantes a bordo.
Na altura não haviam passageiros Portugueses, Brasileiros ou Espanhóis a bordo.
Este é um navio muito pouco conhecido. É um navio de origens Dinamarquesas, e operou sempre naquela região. Nasceu nos estaleiros Ørskov Staalskibsværft, Frederikshavn,na Dinamarca, em 1992. Com apenas 49,65mx11,10mx3,40m, como dimensões principais, e apesar de ter mais dois irmãos gémeos, o Saqqit Ittuk e o Sarfaq Ittuk, conseguiu passar despercebido do turismo de massas, tal como acontece a todos os navios de pequeno porte e vocacionados para os cruzeiros de expedição. Um factor que leva a tal, é o factor preço a dispender por viagem. Uma vez que estas são viagens mais específicas quanto ao tipo de mercado final, os preços também reflectem-se nisso.
O Ocean Nova que então em 1992, nasceu com o nome MS Sarpik Ittuk, foi entregue em Março de 1992 à Umiaq Arctic Line A/S, Nuuk, na Gronelândia. Passou a operar neste mercado. Em Fevereiro de 2000, entrou nos estaleiros de Remontowa, na Polônia, para alterar as dimensões, as mesmas com que hoje entrou no porto de Lisboa 73,00m de comprimento, 11,10m de boca e 3,70 m de calado. Este pequeno navio tem capacidade para 246 passageiros que poderão navegar até 13,4 nós de velocidade máxima.
É um navio com casco reforçado para a navegação em mares gelados, uma questão que se chegou a levantar na altura por alguns “media”.
Operou sempre em cruzeiros em redor da Gronelândia até que em Novembro de 2006 foi vendido para a Nova Cruising das Bahamas, para ser entregue na Primavera seguinte. A 8 de Maio de 2007 recebeu o actual nome quando passou a operar pela Quark Cruises, em cruzeiros na Antárctida. Uma parceria que ainda se mantém e continente onde o navio irá regressar no próximo mês de Novembro, para efectuar mais cruzeiros por este operador.
Após o seu acidente ocorrido a 17 de Fevereiro do qual felizmente não houve vítimas, o navio regressou a Helsingborg, para a docagem e reparação, onde chegou a 4 de Abril de 2009.
Na presente viagem o navio navega desde Ushuaia, no extremo sul da Argentina, para o porto Inglês de Liverpool. Está estacionado no cais da Rocha, até ao próximo dia 12, às 16 horas.Na altura não haviam passageiros Portugueses, Brasileiros ou Espanhóis a bordo.
Este é um navio muito pouco conhecido. É um navio de origens Dinamarquesas, e operou sempre naquela região. Nasceu nos estaleiros Ørskov Staalskibsværft, Frederikshavn,na Dinamarca, em 1992. Com apenas 49,65mx11,10mx3,40m, como dimensões principais, e apesar de ter mais dois irmãos gémeos, o Saqqit Ittuk e o Sarfaq Ittuk, conseguiu passar despercebido do turismo de massas, tal como acontece a todos os navios de pequeno porte e vocacionados para os cruzeiros de expedição. Um factor que leva a tal, é o factor preço a dispender por viagem. Uma vez que estas são viagens mais específicas quanto ao tipo de mercado final, os preços também reflectem-se nisso.
O Ocean Nova que então em 1992, nasceu com o nome MS Sarpik Ittuk, foi entregue em Março de 1992 à Umiaq Arctic Line A/S, Nuuk, na Gronelândia. Passou a operar neste mercado. Em Fevereiro de 2000, entrou nos estaleiros de Remontowa, na Polônia, para alterar as dimensões, as mesmas com que hoje entrou no porto de Lisboa 73,00m de comprimento, 11,10m de boca e 3,70 m de calado. Este pequeno navio tem capacidade para 246 passageiros que poderão navegar até 13,4 nós de velocidade máxima.
É um navio com casco reforçado para a navegação em mares gelados, uma questão que se chegou a levantar na altura por alguns “media”.
Operou sempre em cruzeiros em redor da Gronelândia até que em Novembro de 2006 foi vendido para a Nova Cruising das Bahamas, para ser entregue na Primavera seguinte. A 8 de Maio de 2007 recebeu o actual nome quando passou a operar pela Quark Cruises, em cruzeiros na Antárctida. Uma parceria que ainda se mantém e continente onde o navio irá regressar no próximo mês de Novembro, para efectuar mais cruzeiros por este operador.
Após o seu acidente ocorrido a 17 de Fevereiro do qual felizmente não houve vítimas, o navio regressou a Helsingborg, para a docagem e reparação, onde chegou a 4 de Abril de 2009.
Recomendamos a visita ao seguinte site (Veja Aqui), onde se poderão ver imagens do navio encalhado tiradas do seu interior, assim como também alguns interiores do navio e da vida a bordo. Também à capital chegou pelas 6h45, o clássico paquete português Funchal, procedente de Tânger e que vai rumar pelas 15h30 ao porto Espanhol de Cádiz.
(©) Images Copyrights; Imagens com direitos reservados : Rui Agostinho, Lisboa. (©) Text Copyrights; Texto com direitos reservados :Ricardo Martins, Lisboa.
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