sábado, 31 de janeiro de 2009

"Bela Fantasia".

O MSC FANTASIA zarpou do porto do Funchal, com ventos fortes e chuva. Mudou de rumo para o Garajau, Caniço para "apitar" à imagem do Cristo Rei, sendo uma "tradição dos navios italianos" e depois marcou rota a sul a Tenerife. Nem a chuva e vento removeu os olhares de grandes admiradores deste belo navio, na sua saída do Funchal.Texto e imagens/Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.

O Africa Mercy volta a sua tarefa humanitária.

O Africa Mercy reinicia novamente sua tarefa humanitária, após séis semanas de merecido descanso no porto de Tenerife. Hoje às 1300h partiu para Cotonou (Benin, no golfo de Guiné), em onde vai continuar desenvolvendo seu muito nobre tarefa. Não somente se utiliza o navio hospital para curar a os precisados, senão que os todoterreno que vemos a bordo, servem para se deslocar por todo o país e montar dispensarios que atendem à população do interior "in situ". Desejamos aos a mais de 400 cooperantes e voluntários (que se agolpan em coberta na despedida da ilha), toda classe de sucessos em seu labor. El Africa Mercy reinicia nuevamente su tarea humanitaria, después de séis semanas de merecido descanso en el puerto de Tenerife. Hoy a las 1300h partió hacia Cotonou (Benin, en el golfo de Guinea), en donde va a continuar desarrollando su muy noble tarea. No solamente se utiliza el buque hospital para curar a los necesitados, sino que los todoterreno que vemos a bordo, sirven para desplazarse por todo el país y montar dispensarios que atienden a la población del interior "in situ". Deseamos a los de más de 400 cooperantes y voluntarios (que se agolpan en cubierta en la despedida de la isla), toda clase de éxitos en su labor.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Rebocador Stevns Iceflower no Funchal.

O rebocador Stevns Iceflower da companhia Nordane Shipping A/S Svendborg Denmark, vindo do porto de Assens na Dinamarca e atracou no Funchal para abastecimento. Foi construído nos estaleiros East Isle Shipyard Georgetown (#86) em 2006. Este rebocador foi vendido a uma companhia do Canadá e encontra-se numa viagem transatlântica da Europa para a cidade de Halifax, no Canadá. Texto e imagens/Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.

Uma "Fantasia" no Funchal.

Está de visita novamente ao porto do Funchal, o mais recente navio da MSC Cruises e da Fred Olsen Cruises Lines. O MSC Fantasia está de regresso ao Funchal , atracou logo pela manhã vindo do porto de Barcelona, Espanha. Também no porto encontra-se o Balmoral, o mais novo da frota Fred Olsen Cruises Lines vindo do porto de Dover , Reino Unido. O mais engraçado destas duas escalas além de ser os dois navios mais recentes das companhias, também vão zarpar ao mesmo tempo pelas 18h e rumo ao mesmo destino Tenerife.Texto e imagens/text and images, copyright: Marco Andrade, Funchal.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AIDAbella

AIDAbella, Tenerife. 30 01 09.

Mega-iate Eminence atraca no Funchal.

O mega-iate Eminence atracou ao fim da tarde de hoje no porto do Funchal, para se proteger do mau tempo que se encontra na entrada do Mediterraneo. Este mega iate encontra-se a efectuar uma viagem transatlântica das Caraíbas para o Mediterraneo, foi construído pelos famosos estaleiro alemão Abeking & Rasmussen, situado nas margens do rio Weser, lançou o seu maior superyacht o M / Y Eminence com 257 pés (78,43 m) e um comprimento de todos os feixes de 40,7 pés ( 12,40 m). O luxuoso iate do exterior, assim como design foi criado pela Reymond Langton & Design. A arquitectura naval foi completada por A & R da casa no departamento de engenharia. Luxuoso iate motorizado Eminence foi originalmente encomendado por um proprietário americano que possui um outro conhecido iate dos estaleiros Abeking & Rasmussen o Excelence III. No entanto, durante os últimos meses de realização, o seu proprietário vendeu o iate chamado Excelence IV e, em seguida, ela foi lançada como Eminence, em meados de março de 2008. O iate Eminence é propulsionado por dois motores de 1492 kW Caterpillar principais que dão muito respeitável velocidade de 16,5 nós. Texto e imagens/Text and images copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.

Fiéis das sextas.

Hoje encontramos-nos uma vez mais,com os fiéis visitantes das sextas-feiras. O Thomson Celebration que arribó às 0600h desde Lanzarote e o AIDAbella que o fez às 0725h procedente de Fuerteventura. O navio de investigação espanhol "Vizconde de Eza" passa ao lado do Aida velado por uma cortina de chuva. Também vemos a saída do V. Timanfaya e ao bulkarrier Alhandra de bandeira de Madeira, este, no exterior do porto com rumo Sur, para Texas City, E.U. Hoy nos encontramos una vez más con los fieles visitantes de los viernes. El T. Celebration que arribó alas 0600h desde Lanzarote y el AIDAbella que lo hizo a las 0725h procedente de Fuerteventura. El buque de investigación español "Vizconde de Eza" pasa al lado del Aida velado por una cortina de lluvia. También vemos la salida del V. Timanfaya y al bulkarrier Alhandra de bandera de Madera, éste, en el exterior del puerto con rumbo Sur para Texas City E.U.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Navios da Ocean Village vão para P&O Australia.

A companhia P & O Cruises Austrália anunciou os nomes das duas próximas jóias da sua crescente frota que será o Pacific Jewel e o Pacific Pearl. Os novos navios vão juntar-se à frota no final de 2010, no qual vão iniciar cruzeiros na Australia, Nova Zelandia e ilhas do Pacifico para ir à venda a partir de março deste ano. O Pacific Pearl de 63,524 tons será o quarto navio da frota da P & O Cruises Australia e vai navegar ao lado seus dois navios existentes actualmente, o Pacific Dawn de 47.000 toneladas e do Pacific Sun, bem como seu próximo navio, que irá integrar a frota em dezembro deste ano o Pacific Jewel de 63,500 tons. Actualmente estes novos navios da P&O Cruises Australia estão a navegar actualmente com as cores da Ocean Village, do Reino Unido, mas pertencem ao grupo Carnival Corp. que vai encerrar esta companhia. Os dois navios vão ser remodelados e receber as "novas cores" exteriores e interiores antes de ir para a Austrália. Imagens/Images; P&O Austalia e Ocean Village Cruises.

Carnival Sensation em estaleiro.

O navio Carnival Sensation da Carnival Cruise Lines encontra-se no estaleiro Grand Bahama, nas Bahamas, a efectuar pequenas obras. Referência para o registo do navio, nas Bahamas, sendo esta também a sua zona de posicionamento. Entre as obras que estão sendo efectuadas, destaca-se o acréscimo de 98 novas varandas e algumas obras abaixo da linha de água visando melhorias ambientais, para este navio de 1993. Após uma breve visita ao site da companhia foi engraçado constatar o alerta desta para os seus futuros hóspedes. São aconselhados a consultar o plano dos decks para viagens a efectuar posteriormente a 12 de Fevereiro, altura em que o navio volta novamente ao serviço, com as alterações efectuadas aos decks. Este é o terceiro navio da classe Fantasy. Foi construído nos estaleiros navais Kvaernar Masa Yards, em Helsínquia.Texto: Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos copyright, Mark da Cunha, Bahama Shipyard.

Caribbean

Piratas Modernos

Mundos Cruzados

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lobo Marinho da Porto Santo Line de regresso.

Amanhã o ferry Lobo Marinho encontra-se de regresso ao Funchal, após manutenção em Cadiz, Espanha. No dia 31 de Janeiro regressa à linha Funchal - Porto Santo, após ter estado no estaleiro espanhol 'Navantia' desde o dia 6 de Janeiro, para inspecção das máquinas principais com abertura de cilindros e turbinas; inspecção e testes aos geradores; testes ao VDR (Voyage Data Recorder) bem como todos os sistemas de comunicação do navio; lavagem de todo o casco do navio e aplicação de novo antifouling; teste a todos os guinchos das baleeiras e jangadas pneumáticas, com respectiva prova de carga estática; abertura para inspecção de diversas bombas e motores eléctricos; inspecção a todos os sistemas de extinção de incêndios (fixos e móveis) bem como os de detecção de incêndios e substituição de algumas alcatifas e outros tecidos no interior do navio. Texto e imagens copyrights; Sergio Ferreira, Funchal.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vai ser apenas um F3 Ship, o Norwegian Epic.

O F3 foi originalmente o nome do projecto para um par de navios que eram supostamente para introduzir os mais inovadores indústria de cruzeiros, tais como as curvas de paredes futurista "New Wave" staterooms e incluindo um bar no gelo. Mas tudo o que foi colocado em suspenso depois de uma disputa que irrompeu entre o estaleiro, STX Europa na França, e a Norwegian Cruise Line, que finalmente resultou no cancelamento do inicialmente programado segundo navio F3. Como resultado, Norwegian Cruise Line vai agora construir apenas um navio, ao invés de o par que tinha previamente planeado desde o inicio, um navio de 150,000-ton, capacidade de 4200 passageiros já está em construção na STX France, em St. Nazaire e está programado para entregar no final de Maio de 2010. A produção sobre o segundo navio tinha apenas começado, a STX Europa já estava preparado o local para construir o navio e os materiais haviam sido encomendadas. Os meses de duração da discórdia começou quando NCL queria fazer alterações de design, sendo que há implicações práticas quando um desenho é alterado durante a execução do projecto. O maior e mais inovador navio de cruzeiro jamais construído pela NCL será chamado Norwegian Epic. O navio vai estrear em Maio de 2010 com uma série de pré-inaugurais cruzeiros nas Caraíbas Ocidentais e Caraíbas Oriental. Photos Thad Constantine and Met et Marine.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fotos do ferry-boat Atlântida em construção em Viana do Castelo

Apresentamos algumas fotos do ano transacto referentes à actividade do estaleiro naval de Viana do Castelo. Nas fotos podemos ver o ferry-boat Atlântida, que deverá começar a navegar no próximo mês de Junho nos mares dos Açores, o navio cargueiro Industrial Eagle, entregue por este estaleiro no final de 2008. Também é visível um dos navio de patrulha oceânica destinados à Marinha Portuguesa, em construção naquele estaleiro. Estes navios (Atlântida e NPO) no presente momento já se encontram em fases de construção mais avançadas. Agradecemos o envio das fotos pelo nosso amigo Abílio Dias.Texto; Ricardo Martins, Lisboa.
Fotos, copyrights: Abílio Dias.

Maxim Gorky vai mesmo para a sucata.

O navio de cruzeiros "Maxim Gorky" esta semana ainda se encontra na Grécia, devido a mais uma falha na tentativa de salvamento. Os governantes da cidade de Hamburg, na Alemanha tentaram por um final ao desmantelamento esperado para os estaleiros indianos devido aos custos adicionais para a cidade. Também já está a bordo Maxim Gorkiy um técnico do sucateiro para levar para a Índia. Na segunda-feira de manhã cedo, o navio chegou com a bandeira da Geórgia e o nome da transferência que foi baptizado MAX. Os esforços envidados pelos políticos locais de Hamburg, não são realmente surpreendentes, o que leva mais um clássico navio na rota da sucata e fica as memórias e registos maritimos. Imagens /Images (©) Copyrights ; Antonio Sáez e Sergio Ferreira.

Novas Funcionalidades

O blog Sergio@Cruises adiciona à sua página web duas novas funcionalidades. A primeira, a pensar na organização dos assuntos divulgados pelo blog, passa pela adição de links que irão filtrar os artigos consoante o tema de interesse para o leitor. Assim sendo, se um leitor deseja procurar artigos sobre notícias internacionais, em vez de ter de navegar por todo o arquivo do blog, bastará clicar no link "Notícias Internacionais", presente no início da coluna da direita da página principal. Dada a grande carga de trabalho que exige dos colaboradores do blog em classificar cada artigo com uma ou mais categorias, neste momento apenas os artigo publicados em 2009 já se encontram devidamente listados nesses links. Porém pretendemos expandir essa situação a todos os artigos do blog o mais rapidamente possível, facilitando o acesso dos visitantes por todo o conteúdo deste. A segunda funcionalidade é a pensar nos amantes de fotografias de navios. A partir de agora passaremos a disponibilizar periodicamente wallpapers de navios, todos originais da equipa do Sergio@Cruises, com resoluções de 1600x1200, ou seja, alta definição em formato 4:3, o nativo das máquinas fotográficas. Resoluções ou formatos diferentes podem ser obtidos com recurso a um programa de edição de imagem como o Irfanview.
Deste modo pretendemos agradar ainda mais todos os nosso visitantes, indo de encontro às suas preferências!
Fotos Perestelos e Figueiras.

Reunião em Fim-de-Ano

Terra e Mar

Encalhado

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Segunda como habitual.

Como tem vindo acontecer nestas segundas-feiras são habitual no porto do Funchal os navios de cruzeiros AidaBella, Thomson Celebration e o ferry Volcán de Tijarafe.
Texto e imagens/Text and images copyrights; Sergio Ferreira; Funchal.

AIDA Cruises baseada em Tenerife novamente.

O AidaLuna iniciará as visitas pelas nossas ilhas com o cruzeiro
de posicionamiento em Tenerife de 14 jornadas, que se efectua desde Hamburgo no dia 5 de Setembro de 2009, começando os cruzeiros insulares (com uma duração de sete dias) a partir do 19 desse mês. O porto base será novamente Tenerife (excepto nesta temporada 08/09), permanecendo o AidaLuna em nossas águas até o 10 de Abril de 2010 que irá a Mallorca em onde situar-se-á durante a campanha de verão do Mediterráneo. O AidaBella por sua vez não nos abandona já que desde Novembro realizará cruzeiros de 10 dias com base em Mallorca visitando em mais nove ocasiões Funchal e Tenerife. El AidaLuna iniciará las visitas a nuestras islas con el crucero de posicionamiento a Tenerife de 14 jornadas que se efectúa desde Hamburgo el día 5 de Septiembre de 2009, empezando los cruceros insulares (con una duración de siete días) a partir del 19 de ése mes. El puerto base será nuevamente Tenerife (excepto en esta temporada 08/09), permaneciendo el AidaLuna en nuestras aguas hasta el 10 de Abril de 2010 que irá a Mallorca en donde se situará durante la campaña de verano del Mediterráneo. El AidaBella por su parte no nos abandona puesto que desde Noviembre realizará cruceros de 10 días con base en Mallorca visitando en nueve ocasiones más Funchal y Tenerife. Info: AIDA Cruises.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Primeiro bloco do Celebrity Eclipse.

Foi no dia 23 deste mês nos estaleiros Meyer Werft , na Alemanha que foi colocado o primeiro bloco do Celebrity Eclipse, que pesa aproximadamente 550 toneladas, tem 16 metros de comprimento, 36,80 metros de largura e cerca de 8,00 metros de altura. O Celebrity Eclipse é o terceiro navio de uma série de cinco luxo para Celebrity Cruises. O Celebrity Eclipse é o terceiro navio de uma série de cinco de luxo para Celebrity Cruises. O Celebrity Eclipse será entregue em 2010, tem um comprimento total de 317 metros, uma largura de 36,80 metros e uma velocidade superior que pode chegar aos 24 nós. Vai ter 1426 camarotes que será acomodados 2.852 passageiros e vai ter muitas inovações técnicas, e inclui muitos elementos de economia de energia. Fotos Meyer Werft.