Possui também uma irmã de nome HMS Falken que igualmente navega ao activo da Marinha da Suécia.
Texto: João Abreu.
Sendo o porto base das suas recentes rotas, Lisboa volta a receber o paquete Funchal de 1961 em mais uma escala de desembarque e embarque, desta vez o clássico navio partiu para um mini cruzeiro de 2 noites com escalas em Tânger e Ceuta, no Sábado estará novamente de regresso ao porto da capital portuguesa.

O Grand Voyager chega-nos oriundo de Arrecife de Lanzarote a realizar um cruzeiro semanal, com partidas em Málaga, escala sucessivamente: Casablanca, Lanzarote, Tenerife, Funchal e Tánger, voltando de novo a Málaga. Durante o próximo mês realizará um total de quatro destes cruzeiros. Às 1600h partirá para o Funchal.
El Grand Voyager nos llega desde Arrecife de Lanzarote dentro de un crucero semanal, que saliendo de Málaga, escala sucesivamente en: Casablanca, Lanzarote, Tenerife, Funchal y Tánger, volviendo de nuevo a Málaga. Durante este próximo mes realizará un total de cuatro de estos cruceros. A las 1600h partirá hacia Funchal.

ordem de escala) Cádis, a substituir Sevilha cujas obras de melhoramento dos canais que permitiriam o acesso de navios com maior porte não foram concluídas a tempo, La Palma de Maiorca nas Baleares, Barcelona, Marselha, Mahón em Minorca, Algeciras e Lisboa como último porto antes do desembarque na base em Southampton.
o Saga Rose e um óptimo prelúdio de um sensacional serviço, foi baptizado de Sagafjord em 1965 e realizava pela NAL regulares cruzeiros transatlânticos, em 1980 e já com o Vistafjord em serviço, ambos foram transferidos para a NAC(Norwegian America Cruises) na qual 90% estava a cargo da NAL e 3 anos após a Trafalgar House adquiriu a NAC tomando posse de todas as acções e os 2 navios foram vendidos para a Cunard mantendo os respectivos nomes alterando somente as cores, foram 13 anos de operacionalidade pela famosa operadora britânica, em 1996 no caso do Sagafjord foi cedido para frete à alemã Transocean Tours onde adoptou o nome de Gripsholm, no entanto por um curto período de tempo já que no mesmo ano foi vendido pela Cunard à Saga Cruises, passando a exibir novas cores e um novo nome de casco, Saga Rose, é o mais antigo navio ao serviço desta operadora e faz este ano 13 anos de serviço pela mesma maioritariamente dedicado ao mercado britânico.
