sábado, 14 de setembro de 2024

Procissão por mar em honra de Nossa Senhora da Piedade


 A procissão por mar em honra de Nossa Senhora da Piedade tem início esta tarde, no Caniçal, emprestando um colorido diferente, mas sobretudo muita fé, àquela vila piscatória.  Como manda a tradição, os peregrinos saem do porto do Caniçal rumo à capela, no cimo do Monte Gordo e esta pernoita na igreja matriz do Caniçal. 

Este ano saiu o sorteio  à embarcação São Irineu, para levar a imagem de NSP, com registo este ano ter 16 embarcações da frota atuneira a acompanhar. Alguns armadores não participaram na procissão e festividades, como podemos ver na imagem abaixo ficou 9 embarcações de pesca atuneira no porto do Caniçal.





A capela situada no topo do Monte Gordo nas Dunas da Piedade na freguesia do Caniçal é um dos palcos principais de uma das procissões mais particulares e repletas de tradição da ilha da Madeira pois, segundo a lenda, um grupo de pescadores, que sobreviveram a uma violenta tempestade no mar, prometeram construir uma capela em agradecimento à Nossa Senhora. 



A festa é organizada pela paróquia do Caniçal, armadores e pescadores, que disponibilizam as embarcações para participar na procissão. Esta festa religiosa tem como ponto alto a procissão de barcos, apinhados de perigrinos. Nesta viagem teve passagem por Machico, Ponta de S. Lourenço, Baía d´ Abra para banhos.




   Segundo reza a lenda, um grupo de pescadores em vias de naufragar prometeu, caso regressassem a terra sãos e salvos, organizar uma procissão em honra à Senhora da Piedade. Este evento é acompanhado pela Policia Maritima e uma embarcação do Sanas, que prestou apoio a uns perigrinos em alto mar.

Text and images copyrights; Texto e imagens com direito reservados, sergio Ferreira-Funchal


Sem comentários: