quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Pourquoi Pas? e o seu equipamento a bordo

O navio oceanográfico Pourquoi Pas? realiza levantamentos hidrográficos e outras missões para varrer os oceanos e mapear o fundo do mar. Para isso usa equipamento sofisticado de implantar dois submersíveis pesados ​​simultaneamente e coletar amostras por perfuração ou dragagem.

Magnetômetros estão disponíveis Pourquoi Pas? ,  pode ser usado dependendo das necessidades das campanhas científicas.  O modelo do magnetômetro instalado nos navio é o seguinte Magnetômetro SeaSpy. O magnetômetro SeaSpy fornece uma medição da intensidade do campo magnético ambiental da Terra com uma precisão muito alta através de um sensor do tipo Overhauser
  Este tipo de magnetômetro fornece apenas uma medida da intensidade total do campo magnético, mas não de sua direção, ao contrário dos magnetômetros vetoriais.  O magnetômetro é rebocado atrás da embarcação a velocidades de 12 nós, a uma distância de aproximadamente 3 vezes o comprimento da embarcação para evitar perturbações do campo magnético relacionado à própria embarcação. Também pode ser rebocado na extremidade da flauta sísmica, 50m atrás da bóia de cauda, ​​quando são feitas aquisições sísmicas durante o cruzeiro.   

Construído em 2005 em Saint Nazaire, o navio Pourquoi Pas? de 107 metros de comprimento foi co-financiado pela Marinha Francesa, que o utiliza em média 130 dias por ano, principalmente em benefício do SHOM. Navio multidisciplinar, está equipado com sondas multifeixe de grandes profundidades. e numerosos equipamentos acústicos. É capaz de implementar dois sistemas subaquáticos ou equipamentos pesados ​​durante a mesma campanha.

O Nautile é um pequeno submersível tripulado, como podemos ver um pouco a popa a bordo, pertence ao Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar profundo. Pode chegar a uma profundidade 6 000 metros. Desde o seu lançamento em 1984, já realizou cerca de 1 700 mergulhos. Reconhecimento de locais por meios acústicos, implantação de veículos rebocados (SAR), operados remotamente (Victor 6000) ou autônomos , posicionamento de equipamentos pesados ​​próximos ao fundo por cabo (Penfeld) coleta e análise de amostras de água, matéria viva, sedimentos e rochas .

  Text and images copyrights, Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.


 








Sem comentários: