segunda-feira, 27 de julho de 2020

Cruzeiros e os seus ancoradouros

Depois de grandes paragens em ancoradouros nas Caraíbas, Bahamas, Europa, Estados Unidos e na Ásia, os navios de cruzeiros após deslocações para repatriar tripulações devido a pandemia, agora se movimentam novamente para novos locais e alguns para destinos de origem para as suas iniciar as suas viagens pela Europa e Ásia.

 Os grandes ancoradouros na pandemia foram ao largo de Manila nas Filipinas, ao largo da ilha Barbados e ao largo de CocoCay nas Bahamas, ao largo de South Beach em Miami, o porto do Dubai, nos EUA e na Europa foi escolhido na costa Sul de Inglaterra junto entrada para porto de Southampton, o porto de Tilbury no rio Tamisa, o porto de Marselha em França e largo de Santa Cruz de Tenerife nas Canárias.
A Europa foi o primeiro lugar escolhido por pequenas companhias de cruzeiros, para iniciar as suas viagens o mês passado, como a Seadream Yachts Cruises e a Hurtigruten para viagens na costa da Noruega.
Este final de mês iniciou as viagens de cruzeiro pela Ásia, com a primeira companhia a Dream Cruises, teve saída com saída com Explorer Dream com 1200 passageiros a bordo com itinerários locais de quatro dias a partir do porto de Keelung (Taiwan) no próximo período com escalas e visitas às ilhas de Peng Hu, Matsu e Kinmen, além do porto de Hualien. 
Na Europa as companhias germânicas, com o primeiro navio o gigante Mein Schiff 2, da empresa Tui Cruises que partiu com cerca de 1.200 passageiros a bordo para um itinerário de três dias a partir de Hamburgo e um itinerário no Báltico sem escalas em portos apenas dias de mar.
Nessas primeiras semanas, o navio poderá garantir uma capacidade máxima reduzida para 1.700 pessoas.

Além da Tui Cruises, a Aida também planeja reiniciar alguns de seus navios nos portos da Alemanha a partir do início de agosto.
Muitas companhias apresentam algumas dificuldades tendo frotas de navios de passageiros paradas, durante meses, levaram algumas a desaparecer do mercado que estava em grande expansão no ínicio do ano. Grandes grupos decidem reduzir frota de navios com o envío de navíos para a sucata, alguns vendidos a companhias de ferries, algumas companhias desaparecem do mercado actualmente como a Pullmantur Cruises, FTI Cruises, Birka Cruises e Cruise Maritime Voyages.

Alguns navios de cruzeiros se movimentam actualmente a navegar com destino final para a sucata em Aliaga na Turquia. Alguns navios de cruzeiros já se movimentaram para novos ancoradouros, como acontece ao largo de Pireus na cidade de Atenas, na Grécia, em Limassol na ilha de Cyprus, nas ilhas das Antilhas Holandesas do Curaçao e Aruba, ao largo de Singapura e Kuala Lumpur na Málasia,  em Weymouth no Reino Unido e Leiden na Holanda e em Bermerhaven na Alemanha.
Também não será um bom momento para os estaleiros navais com muitas encomendas de navios, que podem ser suspensas ou mesmo adiadas, com prazos a falhar nas entregas dos navios às companhias e possíveis quebras de contratos.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: