quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Ano escolar a bordo do Veleiro GULDEN LEEUW com passagem na Madeira

 Hoje o porto do Funchal recebe a escala do majestoso veleiro holandês GULDEN LEEUW.
 A bordo seguem além dos 13 tripulantes, uma comunidade escolar internacional, composta por 60 estudantes oriundos de 15 países e uma equipa de 9 professores (incluindo médicos).
 O veleiro soltou amarras do porto de Amesterdão no dia 7 de Setembro, sendo uma experiência de aprendizagem experimental organizada pela Fundação Canadiana Class Afloat.
 Desde a sua largada, o navio já efetuou diversas escalas, nomeadamente: Porto, Palma de Maiorca, Barcelona, e mais recentemente, Valência, Espanha. 
Os estudantes inscritos neste programa têm a possibilidade de passar um semestre ou um ano lectivo completo no mar, adquirindo 11 ou 12 créditos académicos da Class Afloat – West Island College International ou o 1º ano de ensino superior administrado e acreditado pela Acadia University. A experiência da Class Afloat combina um rigoroso programa académico com a oportunidade de visitar mais de 22 portos em 3 continentes.
 Durante esta jornada, a comunidade de estudantes internacionais vai aprender a velejar o navio Gulden Leeuw, a sua casa e sala de aula nos próximos quatro ou nove meses.    No mar, os estudantes aprendem a ajustar as velas, navegar e pegar no leme, ganhando autoconfiança e competências de liderança ao mesmo tempo que interiorizam o significado de responsabilidade e trabalho de equipa.   Em terra, vão participar em programas de voluntariado e outros programas como excursões que destacam os pontos de interesse, a cultura e história de cada local visitado.
 No itinerário deste ano, destacam-se a jornada no Mediterrâneo, as estadias no Dakar, Senegal e Samaná (República Dominicana), as duas travessias do Oceano Atlântico, uma noite no Deserto Marroquino, a visita à bonita ilha brasileira Fernando de Noronha e a passagem por São Petersburgo na Rússia.

Escala na Madeira de 24 a 28 de Outubro, marcada por actividades de intercâmbio com a comunidade escolar da RAM .
 Durante a escala na Madeira, compreendida entre os dias 24 e 28 de Outubro, estão já programadas diversas atividades de intercâmbio com 2 unidades escolares da RAM e ainda atividades de sensibilização ambiental e de conhecimento sobre o património cultural, gastronómico, e ambiental da Madeira.  os estudantes e professores da Class Afloat vão explorar vários locais. Irão realizar a Levada do Rei em Santana, visitar o Museu da Baleia no Caniçal e visitar a cidade do Funchal.
 No entanto, o que mais entusiasma estes alunos é o facto de irem conhecer outros alunos madeirenses. O Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (IPTL) e a Escola Secundária Francisco Franco irão realizar diversas atividades com os alunos da Class Afloat, entre elas uma visita guiada pela cidade do Funchal e a degustação de produtos regionais. De igual forma, os alunos do IPTL e da Escola Secundária Francisco Franco terão oportunidade de visitar o veleiro GULDEN LEEUW e de conhecer o dia a dia dos alunos da Class Afloat a bordo.
Sobre a Class Afloat: A Fundação canadiana sem fins lucrativos Class Afloat, oferece bolsas académicas a vários estudantes, sendo que alguns dos alunos atualmente a bordo, usufruem dessas mesmas bolsas académicas e optaram por realizar o ano lectivo a bordo do navio.
Um dos alunos deste programa vê o mesmo como uma oportunidade de fazer chegar a alunos mais novos a importância da conservação dos oceanos. Este estudante francês irá visitar as turmas PYP 4 e PYP 5 da International Sharing School, contar a sua experiência e explicar como a geração mais nova pode contribuir para a conservação dos oceanos. 
Neste momento a Class Afloat está a aceitar inscrições de estudantes de todo o mundo para o próximo ano letivo 2019-2020. Para mais informação consulte o website www.classafloat.com .  Nove meses por ano, o veleiro GULDEN LEEUW é simultaneamente a casa e a sala de aula da Class Afloat – West Island Colledge International, uma escola privada canadiana que oferece programas de ensino superior e secundário, totalmente acreditados enquanto navega e visita aproximadamente 20 portos em vários continentes.

A Class Afloat está sediada em Lunenburg, Nova Escócia, Canadá e foi fundada em 1984, com o apoio da UN International Youth Year sob os temas de Paz, Participação e Desenvolvimento. 
Sobre o navio Gulden Leeuw
•Nome: GULDEN LEEUW
Bandeira: Holanda
Ano construção: 1937
 • Mastreação: 3 mastros
Comprimento: 54,54m

Sem comentários: