terça-feira, 23 de agosto de 2016

Saída do AIDAcara e NRP Zarco (ex. BlausVII) no Funchal

Hoje a cidade do Funchal, teve a saída do navio de passageiros AIDAcara pelas 8h20m, como habitual rumo ao porto de Arrecife na ilha de Lanzarote e recebeu a escala do navio da Marinha Portuguesa, NRP Zarco,  no âmbito da formação ministrada aos cadetes durante a sua permanência como alunos da Escola Naval.
O NRP Zarco da Escola Naval da Marinha de Guerra Portuguesa, entrou na nova marina da Praça do Povo, ao lado do cais 8 do Porto do Funchal, pelas 9h, vindo da ilha de Porto Santo nesta viagem de formação, e no mastro principal, com a presença da bandeira dos Tall Ships 2016, onde participou com a sua saída de Lisboa rumo a Cadiz.
    A história do  NRP Zarco até chegar à Escola Naval, tem de ser contada, desde quando navegava com o nome “Blaus VII”, a 14 Fevereiro de 2007,  foi abordado a 100 milhas do Arquipélago da Madeira por uma equipa do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa,  no âmbito de combate ao narcotráfico, em cooperação com a Polícia Judiciária, detectando-se 1.500 kg de cocaína a bordo.
A partir de  Abril de 2009, o "Blaus VII" foi declarado "perdido a favor do Estado", por decisão do Tribunal de Vara Mista do Funchal, passando o veleiro a constituir parte do património da Região Autónoma da Madeira.    

          É celebrado um protocolo entre a Marinha Portuguesa e o Governo Regional da Madeira, tendo  manter o uso do veleiro pela Escola Naval, tendo ficado acordado entre as partes que seria designado de NRP "Zarco", nome do navegador e povoador da Madeira, João Gonçalo Zarco. NRP Zarco é um veleiro de dois mastros, mede cerca de 23 metros de comprimento para um calado de 3 metros e desloca 60 toneladas .
Text and Images copyrights; Text and imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

Sem comentários: